Relação entre inteligência emocional e bem-estar em contexto de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Elisabete Abreu e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27541
Resumo: Nesta dissertação, pretende-se investigar a relação entre a inteligência emocional (IE) e o bem-estar (BE) na profissão de professores, através do envolvimento no trabalho (engagement). Trata-se de um estudo de índole quantitativa, em que foi considerada uma amostra de 170 professores do ensino secundário que responderam ao questionário da relação entre IE e BE no contexto de trabalho, com base nas escalas de inteligência emocional (Rego & Fernandes, 2001) e engagement (Schaufeli & Bakker, 2003 cit in Schaufeli, Bakker & Salanova, 2006). Posteriormente, os dados recolhidos foram analisados através da correlação de Pearson, a partir do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados obtidos demonstraram que a IE se relaciona positivamente com o engagement. Logo, partindo da definição de envolvimento no trabalho, que é considerado um estado positivo de BE (Bakker, Schaufeli, Leiter & Taris, 2008), podemos concluir que a IE se relaciona positivamente com o mesmo.
id RCAP_7412d6e74d12786d58056b050e993535
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27541
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre inteligência emocional e bem-estar em contexto de trabalhoInteligência emocional (IE)Bem-estar (BE)Envolvimento no trabalho (engagement)Professores (docentes)Emotional intelligenceWellbeingEngagementTeachersDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaNesta dissertação, pretende-se investigar a relação entre a inteligência emocional (IE) e o bem-estar (BE) na profissão de professores, através do envolvimento no trabalho (engagement). Trata-se de um estudo de índole quantitativa, em que foi considerada uma amostra de 170 professores do ensino secundário que responderam ao questionário da relação entre IE e BE no contexto de trabalho, com base nas escalas de inteligência emocional (Rego & Fernandes, 2001) e engagement (Schaufeli & Bakker, 2003 cit in Schaufeli, Bakker & Salanova, 2006). Posteriormente, os dados recolhidos foram analisados através da correlação de Pearson, a partir do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados obtidos demonstraram que a IE se relaciona positivamente com o engagement. Logo, partindo da definição de envolvimento no trabalho, que é considerado um estado positivo de BE (Bakker, Schaufeli, Leiter & Taris, 2008), podemos concluir que a IE se relaciona positivamente com o mesmo.In this dissertation, we intend to investigate the relationship between emotional intelligence (IE) and wellbeing (BE) in the profession of teachers, through engagement in work. This is a quantitative study in which a sample of 170 secondary school teachers who answered the questionnaire about the relationship between IE and BE in the work context was considered, based on the emotional intelligence scales (Rego & Fernandes, 2001) and engagement (Schaufeli & Bakker, 2003 cit in Schaufeli, Bakker & Salanova, 2006). Subsequently, the collected data was analyzed through the Pearson correlation, from the statistical program Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). The results obtained showed that IE is positively related to engagement. Therefore, we can conclude that IE is positively related to Wellbeing, since work involvement is considered to be a positive state of BE (Bakker, Schaufeli, Leiter & Taris, 2008).Monarca, Maria Adélia de JesusVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSousa, Maria Elisabete Abreu e2019-05-02T09:42:53Z2018-07-0220182018-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27541TID:202196950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:04.048284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre inteligência emocional e bem-estar em contexto de trabalho
title Relação entre inteligência emocional e bem-estar em contexto de trabalho
spellingShingle Relação entre inteligência emocional e bem-estar em contexto de trabalho
Sousa, Maria Elisabete Abreu e
Inteligência emocional (IE)
Bem-estar (BE)
Envolvimento no trabalho (engagement)
Professores (docentes)
Emotional intelligence
Wellbeing
Engagement
Teachers
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Relação entre inteligência emocional e bem-estar em contexto de trabalho
title_full Relação entre inteligência emocional e bem-estar em contexto de trabalho
title_fullStr Relação entre inteligência emocional e bem-estar em contexto de trabalho
title_full_unstemmed Relação entre inteligência emocional e bem-estar em contexto de trabalho
title_sort Relação entre inteligência emocional e bem-estar em contexto de trabalho
author Sousa, Maria Elisabete Abreu e
author_facet Sousa, Maria Elisabete Abreu e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monarca, Maria Adélia de Jesus
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria Elisabete Abreu e
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional (IE)
Bem-estar (BE)
Envolvimento no trabalho (engagement)
Professores (docentes)
Emotional intelligence
Wellbeing
Engagement
Teachers
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Inteligência emocional (IE)
Bem-estar (BE)
Envolvimento no trabalho (engagement)
Professores (docentes)
Emotional intelligence
Wellbeing
Engagement
Teachers
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Nesta dissertação, pretende-se investigar a relação entre a inteligência emocional (IE) e o bem-estar (BE) na profissão de professores, através do envolvimento no trabalho (engagement). Trata-se de um estudo de índole quantitativa, em que foi considerada uma amostra de 170 professores do ensino secundário que responderam ao questionário da relação entre IE e BE no contexto de trabalho, com base nas escalas de inteligência emocional (Rego & Fernandes, 2001) e engagement (Schaufeli & Bakker, 2003 cit in Schaufeli, Bakker & Salanova, 2006). Posteriormente, os dados recolhidos foram analisados através da correlação de Pearson, a partir do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados obtidos demonstraram que a IE se relaciona positivamente com o engagement. Logo, partindo da definição de envolvimento no trabalho, que é considerado um estado positivo de BE (Bakker, Schaufeli, Leiter & Taris, 2008), podemos concluir que a IE se relaciona positivamente com o mesmo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-02
2018
2018-07-02T00:00:00Z
2019-05-02T09:42:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/27541
TID:202196950
url http://hdl.handle.net/10400.14/27541
identifier_str_mv TID:202196950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131923726991360