Caso ESCO turismo | projetos integradores & internacionais formar profissionais e cidadãos, melhorar o acesso às oportunidades de aprendizagem e fomentar o gosto pelo saber fora dos muros da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orvalho, Luísa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alfaiate, Júlia, Matos, Marta Garcia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31577
Resumo: São necessários profissionais do ensino comprometidos e competentes para provocar, acompanhar, estimular e orientar a aprendizagem de todos e de cada um dos cidadãos ao longo da sua vida (Pérez Goméz, 2010). Para além de saber a matéria a ensinar, o profissional do ensino tem como competências: saber, função, poder e reflexividade (Roldão, 2009, pp. 46-48) ; e como características: ter paixão pelo ensino (Day, 2004) ), gostar de ajudar a aprender, saber como os alunos de hoje aprendem e como gostam de aprender (Michel Serres, 2012) na atual sociedade da Indústria 4.0 (Schwab, 2017), reconhecer as suas múltiplas inteligências (Gardner,1983), saber incorporar nas práticas pedagógicas recursos educativos e ferramentas digitais diversificados (Khan Academy – https://pt-pt.khanacademy.org/-, jogos didáticos, Kahoot!, ClassDojo, Quizizz…), construir ações estratégicas de ensino diferenciadas e contextualizadas nas aprendizagens essenciais (AE, 2018) e alinhadas com os descritores das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA, 2017), organizar novos espaços e tempos, avaliar os processos e não só os produtos, dar o feedback imediato e inteligente, motivar e acompanhar todos e, em especial, aqueles que não querem aprender, de forma inclusiva. Este artigo apresenta um testemunho vivenciado e contextualizado de como a ESCOEscola de Serviços e Comércio do Oeste, em Torres Vedras, Portugal, trabalha por Projetos Integradores, potenciando as experiências de interculturalidade e de mobilidade internacional de alunos e professores, em especial, nestes dois últimos anos, com a Holanda e França.
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spelling Caso ESCO turismo | projetos integradores & internacionais formar profissionais e cidadãos, melhorar o acesso às oportunidades de aprendizagem e fomentar o gosto pelo saber fora dos muros da escolaESCO tourism case | international & integrating projects train professionals and citizens, improve access to learning opportunities and foster a taste for activities outside of schoolProjetos integradoresAprendizagem Baseada em Projetos (PBL)Competências interculturaisMobilidade internacionalIntegrative projectsProject-Based Learning (PBL)Intercultural skillsInternational mobilitySão necessários profissionais do ensino comprometidos e competentes para provocar, acompanhar, estimular e orientar a aprendizagem de todos e de cada um dos cidadãos ao longo da sua vida (Pérez Goméz, 2010). Para além de saber a matéria a ensinar, o profissional do ensino tem como competências: saber, função, poder e reflexividade (Roldão, 2009, pp. 46-48) ; e como características: ter paixão pelo ensino (Day, 2004) ), gostar de ajudar a aprender, saber como os alunos de hoje aprendem e como gostam de aprender (Michel Serres, 2012) na atual sociedade da Indústria 4.0 (Schwab, 2017), reconhecer as suas múltiplas inteligências (Gardner,1983), saber incorporar nas práticas pedagógicas recursos educativos e ferramentas digitais diversificados (Khan Academy – https://pt-pt.khanacademy.org/-, jogos didáticos, Kahoot!, ClassDojo, Quizizz…), construir ações estratégicas de ensino diferenciadas e contextualizadas nas aprendizagens essenciais (AE, 2018) e alinhadas com os descritores das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA, 2017), organizar novos espaços e tempos, avaliar os processos e não só os produtos, dar o feedback imediato e inteligente, motivar e acompanhar todos e, em especial, aqueles que não querem aprender, de forma inclusiva. Este artigo apresenta um testemunho vivenciado e contextualizado de como a ESCOEscola de Serviços e Comércio do Oeste, em Torres Vedras, Portugal, trabalha por Projetos Integradores, potenciando as experiências de interculturalidade e de mobilidade internacional de alunos e professores, em especial, nestes dois últimos anos, com a Holanda e França.There is more and more misfit between the traditional ways of teaching in school and the complex, uncertain, demanding and unpredictable challenges of contemporary society. Committed and competent teaching professionals are needed to provoke, monitor, stimulate and guidethe learning of each and every citizen throughout their lives (Pérez Goméz, 2010). More than knowing the subject to teach, the distinctive functions of the teaching professional are: knowledge, function, power and reflexivity (Roldão, 2009, pp. 46-48), having a passion for teaching (Day, 2004)), enjoying help learn, know how they learn and how they like to learn today’s students (Michel Serres, 2012) in today’s Society of Industry 4.0 (Schwab, 2017), recognize their multiple intelligences (Gardner, 1983), know incorporate educational resources and digital tools diversified into teaching practices (Khan Academy – https://khanacademy.org/- , didactic games, Kahoot!, ClassDojo, Quizizz,…), build differentiated and contextualized teaching strategies to essential learning (AE, 2018) and aligned with the descriptors of the competency areas of the Student Profile on Leaving Compulsory School (PA, 2017), organizing new spaces and times, evaluating processes and not just products, give immediate and intelligent feedback, motivate and follow everyone and, especially those who do not want to learn, inclusively. This article presents an experienced and contextualized testimony of how ESCO – Escola de Serviços e Comércio, in Torres Vedras, Portugal, works for Integrative Projects, enhancing the intercultural and international mobility experiences of students and teachers, in particular, in these last few years with Holland and France. Keywords: Integrative projects; Project-Based Learning (PBL); Intercultural skills; International mobility.Universidade Católica EditoraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOrvalho, LuísaAlfaiate, JúliaMatos, Marta Garcia de2021-01-06T12:06:05Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31577porOrvalho, L., Alfaiate, J., Matos, M. G. (2020). Caso ESCO turismo | projetos integradores & internacionais formar profissionais e cidadãos, melhorar o acesso às oportunidades de aprendizagem e fomentar o gosto pelo saber fora dos muros da escola. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (Especial), 257-2881645-400610.34632/investigacaoeducacional.2020.85092182-4614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:06Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:27.470536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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