A música como fator desbloqueador e motivador das aprendizagens estruturais e do bem-estar físico e emocional do aluno no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/8018 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação centrou-se na relação que o ensino da música tem com as aprendizagens estruturantes e o quanto pode ser benéfica a conciliação destas áreas na melhoria do aproveitamento escolar dos nossos alunos. O que levou ao desenvolvimento deste trabalho foi a pertinência do tema. Nos últimos cinco anos, a par com as aulas de Educação Musical dinamizou-se um projeto de ocupação de tempos livres em meio escolar, contemplando o ensino da música e instrumentos musicais aos alunos interessados em aprender algo mais para além das aulas regulares. Com o desenvolver das atividades, foram notáveis as ligações entre as aprendizagens musicais e a restante vida escolar dos alunos, salientando-se as relações interpessoais que se geraram entre jovens no ambiente escolar e as dinâmicas com as demais disciplinas e meio escolar abrangente. O estudo musical e a aprendizagem de instrumentos musicais, gerou nos alunos competências que se revelaram importantes no processo ensino-aprendizagem. A melhoria da atenção e concentração, postura e atitudes comportamentais foram notórias e influenciaram a avaliação em termos positivos. Também foram criadas interações de solidariedade dos alunos com a comunidade envolvente, nomeadamente com instituições sociais como lar de idosos e estabelecimento prisional, com momentos de animação sociocultural proporcionados aos residentes. |
id |
RCAP_62270a67589738738dc2ea54fff63fa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/8018 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A música como fator desbloqueador e motivador das aprendizagens estruturais e do bem-estar físico e emocional do aluno no ensino básicoMúsicaAprendizagemJogoMotivaçãoPsicomotorO presente trabalho de investigação centrou-se na relação que o ensino da música tem com as aprendizagens estruturantes e o quanto pode ser benéfica a conciliação destas áreas na melhoria do aproveitamento escolar dos nossos alunos. O que levou ao desenvolvimento deste trabalho foi a pertinência do tema. Nos últimos cinco anos, a par com as aulas de Educação Musical dinamizou-se um projeto de ocupação de tempos livres em meio escolar, contemplando o ensino da música e instrumentos musicais aos alunos interessados em aprender algo mais para além das aulas regulares. Com o desenvolver das atividades, foram notáveis as ligações entre as aprendizagens musicais e a restante vida escolar dos alunos, salientando-se as relações interpessoais que se geraram entre jovens no ambiente escolar e as dinâmicas com as demais disciplinas e meio escolar abrangente. O estudo musical e a aprendizagem de instrumentos musicais, gerou nos alunos competências que se revelaram importantes no processo ensino-aprendizagem. A melhoria da atenção e concentração, postura e atitudes comportamentais foram notórias e influenciaram a avaliação em termos positivos. Também foram criadas interações de solidariedade dos alunos com a comunidade envolvente, nomeadamente com instituições sociais como lar de idosos e estabelecimento prisional, com momentos de animação sociocultural proporcionados aos residentes.The present research focused on the relationship that the teaching of music has with structuring learning and how beneficial it can be to reconcile these areas in the improvement of the scholastic achievement of our students. What led to the development of this work was the pertinence of this theme. In the last five years, along with the classes of Music Education, a project of occupation of free time in school was stimulated, contemplating the teaching of the music and musical instruments to the students interested in learning something more than the regular classes. With the development of the activities, the links between musical learning and the rest of the students' school life were remarkable, emphasizing the interpersonal relations that were generated among young people in the school environment and the dynamics with the other disciplines and comprehensive school environment. The musical study and the learning of musical instruments, generated in the students competences that proved to be important in the teaching-learning process. The improvement of attention and concentration, posture and behavioral attitudes were notorious and influenced the evaluation in positive terms. Student solidarity interactions with the surrounding community were also created, namely with social institutions such as nursing homes and prisons, with moments of sociocultural animation provided to the residents.2017-09-01T12:47:54Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8018TID:202032302porCorreia, João Paulo Mendes Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:30Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8018Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:09.383641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música como fator desbloqueador e motivador das aprendizagens estruturais e do bem-estar físico e emocional do aluno no ensino básico |
title |
A música como fator desbloqueador e motivador das aprendizagens estruturais e do bem-estar físico e emocional do aluno no ensino básico |
spellingShingle |
A música como fator desbloqueador e motivador das aprendizagens estruturais e do bem-estar físico e emocional do aluno no ensino básico Correia, João Paulo Mendes Rodrigues Música Aprendizagem Jogo Motivação Psicomotor |
title_short |
A música como fator desbloqueador e motivador das aprendizagens estruturais e do bem-estar físico e emocional do aluno no ensino básico |
title_full |
A música como fator desbloqueador e motivador das aprendizagens estruturais e do bem-estar físico e emocional do aluno no ensino básico |
title_fullStr |
A música como fator desbloqueador e motivador das aprendizagens estruturais e do bem-estar físico e emocional do aluno no ensino básico |
title_full_unstemmed |
A música como fator desbloqueador e motivador das aprendizagens estruturais e do bem-estar físico e emocional do aluno no ensino básico |
title_sort |
A música como fator desbloqueador e motivador das aprendizagens estruturais e do bem-estar físico e emocional do aluno no ensino básico |
author |
Correia, João Paulo Mendes Rodrigues |
author_facet |
Correia, João Paulo Mendes Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, João Paulo Mendes Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Aprendizagem Jogo Motivação Psicomotor |
topic |
Música Aprendizagem Jogo Motivação Psicomotor |
description |
O presente trabalho de investigação centrou-se na relação que o ensino da música tem com as aprendizagens estruturantes e o quanto pode ser benéfica a conciliação destas áreas na melhoria do aproveitamento escolar dos nossos alunos. O que levou ao desenvolvimento deste trabalho foi a pertinência do tema. Nos últimos cinco anos, a par com as aulas de Educação Musical dinamizou-se um projeto de ocupação de tempos livres em meio escolar, contemplando o ensino da música e instrumentos musicais aos alunos interessados em aprender algo mais para além das aulas regulares. Com o desenvolver das atividades, foram notáveis as ligações entre as aprendizagens musicais e a restante vida escolar dos alunos, salientando-se as relações interpessoais que se geraram entre jovens no ambiente escolar e as dinâmicas com as demais disciplinas e meio escolar abrangente. O estudo musical e a aprendizagem de instrumentos musicais, gerou nos alunos competências que se revelaram importantes no processo ensino-aprendizagem. A melhoria da atenção e concentração, postura e atitudes comportamentais foram notórias e influenciaram a avaliação em termos positivos. Também foram criadas interações de solidariedade dos alunos com a comunidade envolvente, nomeadamente com instituições sociais como lar de idosos e estabelecimento prisional, com momentos de animação sociocultural proporcionados aos residentes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01T12:47:54Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/8018 TID:202032302 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/8018 |
identifier_str_mv |
TID:202032302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137116802777088 |