A música como ambiente de trabalho motivador para educação visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Ricardo Jorge da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10968
Resumo: Este trabalho incide sobre espaço de aula em educação visual, e o recurso à música como meio potenciador de um ambiente favorável ã criação e produção artística. No desenvolvimento do estudo são abordados temas provenientes da relação dos alunos com a sala de aula, entre eles a motivação, concentração, bem- estar, impulsionados pelo uso de ambientes sonoros durante o decorrer das aulas. Como principal objetivo, pretende-se verificar se o uso da música ambiente potencia uma mudança positiva na atitude dos alunos em relação à aula de educação visual. Terminada a análise de resultados, realizada com base em dois questionários entregues aos alunos, seria necessário o cruzamento dos dados com as observações efetuadas pelo autor no decorrer das aulas, assim como nas conversas e discussões ocorridas com os alunos e professores durante o seu desenvolvimento. Conclui-se que o estudo teve repercussões positivas na atitude e motivação dos alunos.
id RCAP_1a268d1ab97bee18c5934f8f0eaaf948
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10968
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A música como ambiente de trabalho motivador para educação visualEducação visualMúsicaAmbiente da aulaMotivação dos alunosMotivação para a aprendizagemEste trabalho incide sobre espaço de aula em educação visual, e o recurso à música como meio potenciador de um ambiente favorável ã criação e produção artística. No desenvolvimento do estudo são abordados temas provenientes da relação dos alunos com a sala de aula, entre eles a motivação, concentração, bem- estar, impulsionados pelo uso de ambientes sonoros durante o decorrer das aulas. Como principal objetivo, pretende-se verificar se o uso da música ambiente potencia uma mudança positiva na atitude dos alunos em relação à aula de educação visual. Terminada a análise de resultados, realizada com base em dois questionários entregues aos alunos, seria necessário o cruzamento dos dados com as observações efetuadas pelo autor no decorrer das aulas, assim como nas conversas e discussões ocorridas com os alunos e professores durante o seu desenvolvimento. Conclui-se que o estudo teve repercussões positivas na atitude e motivação dos alunos.This work focuses on classroom space in visual education, and the use of music as a means of enhancing a favorable environment for the creation and artistic production. In developing the study, subjects are approached from the ratio of students to classroom, including motivation, concentration, welfare, driven by the use of sound environments during the course of lessons. As a main purpose, we intend to examine whether the use of background music promotes a positive change in attitude by the students regarding education class visual. After the analysis results, performed using two questionnaires delivered to students, it would be necessary to cross data with the observations made by the author during classes, as well as in conversations and argumentations held with students and teachers during its development. In conclusion, the study has a positive effect on the attitude and motivation of students.Universidade de Aveiro2013-09-09T11:11:17Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10968porFortes, Ricardo Jorge da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:19:54Zoai:ria.ua.pt:10773/10968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:36.474514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A música como ambiente de trabalho motivador para educação visual
title A música como ambiente de trabalho motivador para educação visual
spellingShingle A música como ambiente de trabalho motivador para educação visual
Fortes, Ricardo Jorge da Silva
Educação visual
Música
Ambiente da aula
Motivação dos alunos
Motivação para a aprendizagem
title_short A música como ambiente de trabalho motivador para educação visual
title_full A música como ambiente de trabalho motivador para educação visual
title_fullStr A música como ambiente de trabalho motivador para educação visual
title_full_unstemmed A música como ambiente de trabalho motivador para educação visual
title_sort A música como ambiente de trabalho motivador para educação visual
author Fortes, Ricardo Jorge da Silva
author_facet Fortes, Ricardo Jorge da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortes, Ricardo Jorge da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação visual
Música
Ambiente da aula
Motivação dos alunos
Motivação para a aprendizagem
topic Educação visual
Música
Ambiente da aula
Motivação dos alunos
Motivação para a aprendizagem
description Este trabalho incide sobre espaço de aula em educação visual, e o recurso à música como meio potenciador de um ambiente favorável ã criação e produção artística. No desenvolvimento do estudo são abordados temas provenientes da relação dos alunos com a sala de aula, entre eles a motivação, concentração, bem- estar, impulsionados pelo uso de ambientes sonoros durante o decorrer das aulas. Como principal objetivo, pretende-se verificar se o uso da música ambiente potencia uma mudança positiva na atitude dos alunos em relação à aula de educação visual. Terminada a análise de resultados, realizada com base em dois questionários entregues aos alunos, seria necessário o cruzamento dos dados com as observações efetuadas pelo autor no decorrer das aulas, assim como nas conversas e discussões ocorridas com os alunos e professores durante o seu desenvolvimento. Conclui-se que o estudo teve repercussões positivas na atitude e motivação dos alunos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-09-09T11:11:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10968
url http://hdl.handle.net/10773/10968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137527559356416