Abraços possíveis: interdições e resistências na exibição cinematográfica de imagens periféricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Scheilla Franca de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bogado, Angelita, Cardoso Filho, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.984
Resumo: Refletimos, neste artigo, sobre experiências de circulação de imagens durante a pandemia a partir de audiovisuais dedicados aos abraços interrompidos, provocados tanto pela COVID-19 como pelos apagamentos históricos coloniais, inclusive no setor de exibição cinematográfico. Onde e como os “abraços possíveis” foram construídos com o espectador, uma vez que as moradas tradicionais do cinema estavam totalmente interditadas? Inspirados no movimento do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, manifestação artística do século XVII, propomos uma “montagem umbigada” como metodologia de encontro entre imagens, que revelam potências e crises da exibição cinematográfica e sua relação com o audiovisual numa rede que liga obras entre si e as obras e nós, espectadores. Fortalecidos nos ecos do comum, os “corpos-tela” transcendem interrupções e binarismos, mesmo sob silenciamentos do colonial, para além do pandêmico.
id RCAP_622e0593bd2254337022f145258e1d30
oai_identifier_str oai:aim.org.pt/ojs/:article/984
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abraços possíveis: interdições e resistências na exibição cinematográfica de imagens periféricasPossible Embraces: Interdictions and Resistance in the Cinematic Exhibition of Peripheral ImagesFilm exhibitionBrazilcirculationperipheral imagesaudiovisual corporalitiesumbigada montageExibição cinematográficaBrasilcirculaçãoimagens periféricascorporalidades audiovisuaismontagem umbigadaRefletimos, neste artigo, sobre experiências de circulação de imagens durante a pandemia a partir de audiovisuais dedicados aos abraços interrompidos, provocados tanto pela COVID-19 como pelos apagamentos históricos coloniais, inclusive no setor de exibição cinematográfico. Onde e como os “abraços possíveis” foram construídos com o espectador, uma vez que as moradas tradicionais do cinema estavam totalmente interditadas? Inspirados no movimento do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, manifestação artística do século XVII, propomos uma “montagem umbigada” como metodologia de encontro entre imagens, que revelam potências e crises da exibição cinematográfica e sua relação com o audiovisual numa rede que liga obras entre si e as obras e nós, espectadores. Fortalecidos nos ecos do comum, os “corpos-tela” transcendem interrupções e binarismos, mesmo sob silenciamentos do colonial, para além do pandêmico.In this article we reflect on experiences of image circulation, including in the film exhibition sector, during the pandemic by focusing on audiovisuals dedicated to hugs interrupted either by COVID-19 or by colonial historical erasures. Where and how were these “possible embraces” constructed, on the screen and among spectators, since the traditional cinema venues were closed? Inspired by the Samba de Roda movement in the Recôncavo Baiano, an artistic manifestation of the 17th century, we propose an “umbigada montage” as a methodology for the encounter between images that reveal the strengths and crises of film exhibition and its relationship with the audiovisual in a network that connects the works among themselves and with the spectators. Strengthened by the echoes of what they have in common, the “body-screens” transcend interruptions and binarities, even under colonial silencing, beyond the pandemic.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2023-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.984https://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.984Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 10 No 2 (2023): Film Exhibition in Crisis; 146-171Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 10 n. 2 (2023): As Crises da Exibição Cinematográfica; 146-1712183-175010.14591/aniki.v10n2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/984http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/984/528Direitos de Autor (c) 2023 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Scheilla Franca deBogado, AngelitaCardoso Filho, Jorge2024-01-26T02:03:36Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:25.707959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abraços possíveis: interdições e resistências na exibição cinematográfica de imagens periféricas
Possible Embraces: Interdictions and Resistance in the Cinematic Exhibition of Peripheral Images
title Abraços possíveis: interdições e resistências na exibição cinematográfica de imagens periféricas
spellingShingle Abraços possíveis: interdições e resistências na exibição cinematográfica de imagens periféricas
Souza, Scheilla Franca de
Film exhibition
Brazil
circulation
peripheral images
audiovisual corporalities
umbigada montage
Exibição cinematográfica
Brasil
circulação
imagens periféricas
corporalidades audiovisuais
montagem umbigada
title_short Abraços possíveis: interdições e resistências na exibição cinematográfica de imagens periféricas
title_full Abraços possíveis: interdições e resistências na exibição cinematográfica de imagens periféricas
title_fullStr Abraços possíveis: interdições e resistências na exibição cinematográfica de imagens periféricas
title_full_unstemmed Abraços possíveis: interdições e resistências na exibição cinematográfica de imagens periféricas
title_sort Abraços possíveis: interdições e resistências na exibição cinematográfica de imagens periféricas
author Souza, Scheilla Franca de
author_facet Souza, Scheilla Franca de
Bogado, Angelita
Cardoso Filho, Jorge
author_role author
author2 Bogado, Angelita
Cardoso Filho, Jorge
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Scheilla Franca de
Bogado, Angelita
Cardoso Filho, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Film exhibition
Brazil
circulation
peripheral images
audiovisual corporalities
umbigada montage
Exibição cinematográfica
Brasil
circulação
imagens periféricas
corporalidades audiovisuais
montagem umbigada
topic Film exhibition
Brazil
circulation
peripheral images
audiovisual corporalities
umbigada montage
Exibição cinematográfica
Brasil
circulação
imagens periféricas
corporalidades audiovisuais
montagem umbigada
description Refletimos, neste artigo, sobre experiências de circulação de imagens durante a pandemia a partir de audiovisuais dedicados aos abraços interrompidos, provocados tanto pela COVID-19 como pelos apagamentos históricos coloniais, inclusive no setor de exibição cinematográfico. Onde e como os “abraços possíveis” foram construídos com o espectador, uma vez que as moradas tradicionais do cinema estavam totalmente interditadas? Inspirados no movimento do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, manifestação artística do século XVII, propomos uma “montagem umbigada” como metodologia de encontro entre imagens, que revelam potências e crises da exibição cinematográfica e sua relação com o audiovisual numa rede que liga obras entre si e as obras e nós, espectadores. Fortalecidos nos ecos do comum, os “corpos-tela” transcendem interrupções e binarismos, mesmo sob silenciamentos do colonial, para além do pandêmico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.984
https://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.984
url https://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/984
http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/984/528
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
publisher.none.fl_str_mv AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
dc.source.none.fl_str_mv Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 10 No 2 (2023): Film Exhibition in Crisis; 146-171
Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 10 n. 2 (2023): As Crises da Exibição Cinematográfica; 146-171
2183-1750
10.14591/aniki.v10n2
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137060632657920