Abraços possíveis: interdições e resistências na exibição cinematográfica de imagens periféricas
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.984 |
Resumo: | Refletimos, neste artigo, sobre experiências de circulação de imagens durante a pandemia a partir de audiovisuais dedicados aos abraços interrompidos, provocados tanto pela COVID-19 como pelos apagamentos históricos coloniais, inclusive no setor de exibição cinematográfico. Onde e como os “abraços possíveis” foram construídos com o espectador, uma vez que as moradas tradicionais do cinema estavam totalmente interditadas? Inspirados no movimento do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, manifestação artística do século XVII, propomos uma “montagem umbigada” como metodologia de encontro entre imagens, que revelam potências e crises da exibição cinematográfica e sua relação com o audiovisual numa rede que liga obras entre si e as obras e nós, espectadores. Fortalecidos nos ecos do comum, os “corpos-tela” transcendem interrupções e binarismos, mesmo sob silenciamentos do colonial, para além do pandêmico. |
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Abraços possíveis: interdições e resistências na exibição cinematográfica de imagens periféricasPossible Embraces: Interdictions and Resistance in the Cinematic Exhibition of Peripheral ImagesFilm exhibitionBrazilcirculationperipheral imagesaudiovisual corporalitiesumbigada montageExibição cinematográficaBrasilcirculaçãoimagens periféricascorporalidades audiovisuaismontagem umbigadaRefletimos, neste artigo, sobre experiências de circulação de imagens durante a pandemia a partir de audiovisuais dedicados aos abraços interrompidos, provocados tanto pela COVID-19 como pelos apagamentos históricos coloniais, inclusive no setor de exibição cinematográfico. Onde e como os “abraços possíveis” foram construídos com o espectador, uma vez que as moradas tradicionais do cinema estavam totalmente interditadas? Inspirados no movimento do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, manifestação artística do século XVII, propomos uma “montagem umbigada” como metodologia de encontro entre imagens, que revelam potências e crises da exibição cinematográfica e sua relação com o audiovisual numa rede que liga obras entre si e as obras e nós, espectadores. Fortalecidos nos ecos do comum, os “corpos-tela” transcendem interrupções e binarismos, mesmo sob silenciamentos do colonial, para além do pandêmico.In this article we reflect on experiences of image circulation, including in the film exhibition sector, during the pandemic by focusing on audiovisuals dedicated to hugs interrupted either by COVID-19 or by colonial historical erasures. Where and how were these “possible embraces” constructed, on the screen and among spectators, since the traditional cinema venues were closed? Inspired by the Samba de Roda movement in the Recôncavo Baiano, an artistic manifestation of the 17th century, we propose an “umbigada montage” as a methodology for the encounter between images that reveal the strengths and crises of film exhibition and its relationship with the audiovisual in a network that connects the works among themselves and with the spectators. Strengthened by the echoes of what they have in common, the “body-screens” transcend interruptions and binarities, even under colonial silencing, beyond the pandemic.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2023-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.984https://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.984Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 10 No 2 (2023): Film Exhibition in Crisis; 146-171Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 10 n. 2 (2023): As Crises da Exibição Cinematográfica; 146-1712183-175010.14591/aniki.v10n2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/984http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/984/528Direitos de Autor (c) 2023 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Scheilla Franca deBogado, AngelitaCardoso Filho, Jorge2024-01-26T02:03:36Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:25.707959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Refletimos, neste artigo, sobre experiências de circulação de imagens durante a pandemia a partir de audiovisuais dedicados aos abraços interrompidos, provocados tanto pela COVID-19 como pelos apagamentos históricos coloniais, inclusive no setor de exibição cinematográfico. Onde e como os “abraços possíveis” foram construídos com o espectador, uma vez que as moradas tradicionais do cinema estavam totalmente interditadas? Inspirados no movimento do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, manifestação artística do século XVII, propomos uma “montagem umbigada” como metodologia de encontro entre imagens, que revelam potências e crises da exibição cinematográfica e sua relação com o audiovisual numa rede que liga obras entre si e as obras e nós, espectadores. Fortalecidos nos ecos do comum, os “corpos-tela” transcendem interrupções e binarismos, mesmo sob silenciamentos do colonial, para além do pandêmico. |
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