Percepção dos alunos sobre as ferramentas do AVA Solar 2.0 no processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Bianca Stephani Barone
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47107
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_bda932c499ecf2e48d5916022d5d577a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47107
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepção dos alunos sobre as ferramentas do AVA Solar 2.0 no processo de aprendizagemEducação à distânciaAmbientes virtuais de aprendizagemFerramentas digitaisAprendizagemTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021A tecnologia tem se mostrado cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e, com isso, a sociedade tem se adaptado e buscado novas maneiras de realizar suas atividades cotidianas. A educação, portanto, também tem sofrido adaptações, uma vez que a forma com que as pessoas recebem e processam a informação mudou na era digital. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAs, por sua vez, têm se mostrado uma ferramenta importante no processo de educação a distância, uma vez que disponibilizam um ambiente organizado e que centraliza boa parte dos materiais, atividades e conteúdos de um determinado curso. Tendo isso em mente, este estudo busca analisar e compreender, por meio de uma abordagem metodológica quantitativa exploratória com survey, a percepção dos alunos dos cursos de graduação à distância da Universidade Federal do Ceará sobre as ferramentas oferecidas pelo AVA Solar 2.0 no âmbito do processo de aprendizagem, bem como se tais recursos atendem suas necessidades. Ao todo, foram 63 alunos que responderam ao questionário proposto com 22 questões objetivas e de escala. Os resultados obtidos foram considerados satisfatórios, uma vez que a maioria das ferramentas oferecidas pelo Solar, segundo as respostas obtidas no questionário, atendem as necessidades dos alunos, bem como possuem baixo grau de dificuldade para uso e contemplam as principais características consideradas como necessárias. Foi identificado que é necessário um aprofundamento a respeito da percepção do Chat, que apresentou baixa promoção de aprendizado, quando comparado com os demais recursos. Também identificouse a necessidade de um estudo para aprofundar a análise a respeito da dificuldade no uso das Webconferências, pois, devido a importância associada a ela, vê-se como importante conseguir identificar os fatores que dificultam o seu uso para poder aprimorar a experiência e, consequentemente, o processo de aprendizagem. Por fim, mesmo apresentando bons resultados sobre promoção de aprendizado e atendimento de necessidades, as ferramentas ainda apresentam uma margem possível de aprimoramento, parecendo relevante um estudo para identificar elementos que irão contribuir para esta melhora.Technology has shown itself to be increasingly present in people's daily lives and with that, society has adapted and sought new ways to carry out its daily activities. Education, therefore, has also undergone adaptations, since the way people receive and process information has changed in the digital age. Learning Management System – LMS, in turn, have proven to be an important tool in distance education process, since they provide an organized environment and centralize a good part of the materials, activities and contents of a given course. Bearing this in mind, this study seeks to analyze and understand, through an exploratory quantitative methodological approach with survey, the perception of students of distance education courses at the Federal University of Ceará about the tools offered by Solar 2.0 LMS in the context of the learning process, as well as whether these features meet your needs. In all, 63 students responded to the proposed questionnaire with 22 objective and scale questions. The results obtained were considered satisfactory, since most tools offered by Solar, according to the answers obtained in the questionnaire, meet the needs of students, as well as have a low degree of difficulty in use and contemplate the main characteristics considered necessary. It was identified that it is necessary to deepen the perception of Chat tool, since it presented a low promotion of learning, when compared with the other resources. It was also identified the need for a study to deepen the analysis on the difficulty in using Webconferences, because, due to the importance associated with it, it is seen as important to be able to identify the factors that hinder its use in order to improve the experience and , consequently, the learning process. Finally, even with good results on promoting learning and meeting needs, the tools still have a possible margin for improvement, and a study seems relevant to identify elements that will contribute to this improvement.Pedro, Ana Isabel Ricardo Gonçalves, 1984-Dorotea, Nuno Miguel Taborda Cid, 1972-Repositório da Universidade de LisboaMartins, Bianca Stephani Barone2021-03-26T17:10:10Z20212020-12-102021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47107TID:202970167porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:11.472469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos alunos sobre as ferramentas do AVA Solar 2.0 no processo de aprendizagem
title Percepção dos alunos sobre as ferramentas do AVA Solar 2.0 no processo de aprendizagem
spellingShingle Percepção dos alunos sobre as ferramentas do AVA Solar 2.0 no processo de aprendizagem
Martins, Bianca Stephani Barone
Educação à distância
Ambientes virtuais de aprendizagem
Ferramentas digitais
Aprendizagem
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Percepção dos alunos sobre as ferramentas do AVA Solar 2.0 no processo de aprendizagem
title_full Percepção dos alunos sobre as ferramentas do AVA Solar 2.0 no processo de aprendizagem
title_fullStr Percepção dos alunos sobre as ferramentas do AVA Solar 2.0 no processo de aprendizagem
title_full_unstemmed Percepção dos alunos sobre as ferramentas do AVA Solar 2.0 no processo de aprendizagem
title_sort Percepção dos alunos sobre as ferramentas do AVA Solar 2.0 no processo de aprendizagem
author Martins, Bianca Stephani Barone
author_facet Martins, Bianca Stephani Barone
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Ana Isabel Ricardo Gonçalves, 1984-
Dorotea, Nuno Miguel Taborda Cid, 1972-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Bianca Stephani Barone
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à distância
Ambientes virtuais de aprendizagem
Ferramentas digitais
Aprendizagem
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação à distância
Ambientes virtuais de aprendizagem
Ferramentas digitais
Aprendizagem
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
2021-03-26T17:10:10Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47107
TID:202970167
url http://hdl.handle.net/10451/47107
identifier_str_mv TID:202970167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134537392848896