A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Luís Manuel Mendes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ferreira, Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/447
Resumo: As redes sociais conquistaram o seu espaço no quotidiano da nossa sociedade. Não podemos por isso ignorar as suas potencialidades no que à aprendizagem colaborativa concerne. Acompanhar a implementação e aceitação de novos espaços de comunicação, como o Facebook, pelos cibernautas, apresenta-se-nos como motivação extra na utilização destas ferramentas no contexto do processo ensino/aprendizagem. Compreender se os alunos estarão, também eles, motivados a participar e tirar proveito destas plataformas, enquanto facilitadoras da sua aprendizagem parece-nos uma questão merecedora de uma reflexão.
id RCAP_6230df7e771c693c5d90fccd613daa24
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/447
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.CSCLCSCWAprendizagem colaborativaWebAs redes sociais conquistaram o seu espaço no quotidiano da nossa sociedade. Não podemos por isso ignorar as suas potencialidades no que à aprendizagem colaborativa concerne. Acompanhar a implementação e aceitação de novos espaços de comunicação, como o Facebook, pelos cibernautas, apresenta-se-nos como motivação extra na utilização destas ferramentas no contexto do processo ensino/aprendizagem. Compreender se os alunos estarão, também eles, motivados a participar e tirar proveito destas plataformas, enquanto facilitadoras da sua aprendizagem parece-nos uma questão merecedora de uma reflexão.Universidade Portucalense2013-08-16T12:04:35Z2013-08-162011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGarcia, L. & Ferreira, M. J. (2011). A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo. Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia, 2/3, 71-77. URI: http://hdl.handle.net/11328/447.http://hdl.handle.net/11328/447Garcia, L. & Ferreira, M. J. (2011). A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo. Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia, 2/3, 71-77. URI: http://hdl.handle.net/11328/447.http://hdl.handle.net/11328/447por1647-4023Garcia, Luís Manuel MendesFerreira, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:11:21Zoai:repositorio.upt.pt:11328/447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:00.438361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.
title A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.
spellingShingle A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.
Garcia, Luís Manuel Mendes
CSCL
CSCW
Aprendizagem colaborativa
Web
title_short A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.
title_full A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.
title_fullStr A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.
title_full_unstemmed A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.
title_sort A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.
author Garcia, Luís Manuel Mendes
author_facet Garcia, Luís Manuel Mendes
Ferreira, Maria João
author_role author
author2 Ferreira, Maria João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Luís Manuel Mendes
Ferreira, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv CSCL
CSCW
Aprendizagem colaborativa
Web
topic CSCL
CSCW
Aprendizagem colaborativa
Web
description As redes sociais conquistaram o seu espaço no quotidiano da nossa sociedade. Não podemos por isso ignorar as suas potencialidades no que à aprendizagem colaborativa concerne. Acompanhar a implementação e aceitação de novos espaços de comunicação, como o Facebook, pelos cibernautas, apresenta-se-nos como motivação extra na utilização destas ferramentas no contexto do processo ensino/aprendizagem. Compreender se os alunos estarão, também eles, motivados a participar e tirar proveito destas plataformas, enquanto facilitadoras da sua aprendizagem parece-nos uma questão merecedora de uma reflexão.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2013-08-16T12:04:35Z
2013-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Garcia, L. & Ferreira, M. J. (2011). A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo. Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia, 2/3, 71-77. URI: http://hdl.handle.net/11328/447.
http://hdl.handle.net/11328/447
Garcia, L. & Ferreira, M. J. (2011). A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo. Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia, 2/3, 71-77. URI: http://hdl.handle.net/11328/447.
http://hdl.handle.net/11328/447
identifier_str_mv Garcia, L. & Ferreira, M. J. (2011). A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo. Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia, 2/3, 71-77. URI: http://hdl.handle.net/11328/447.
url http://hdl.handle.net/11328/447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-4023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134973580541952