A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Luís Manuel Mendes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ferreira, Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/447
Resumo: As redes sociais conquistaram o seu espaço no quotidiano da nossa sociedade. Não podemos por isso ignorar as suas potencialidades no que à aprendizagem colaborativa concerne. Acompanhar a implementação e aceitação de novos espaços de comunicação, como o Facebook, pelos cibernautas, apresenta-se-nos como motivação extra na utilização destas ferramentas no contexto do processo ensino/aprendizagem. Compreender se os alunos estarão, também eles, motivados a participar e tirar proveito destas plataformas, enquanto facilitadoras da sua aprendizagem parece-nos uma questão merecedora de uma reflexão.
id RCAP_9411cdbb787c34d5850e5295f0969e99
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/447
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.CSCLCSCWAprendizagem colaborativaWebAs redes sociais conquistaram o seu espaço no quotidiano da nossa sociedade. Não podemos por isso ignorar as suas potencialidades no que à aprendizagem colaborativa concerne. Acompanhar a implementação e aceitação de novos espaços de comunicação, como o Facebook, pelos cibernautas, apresenta-se-nos como motivação extra na utilização destas ferramentas no contexto do processo ensino/aprendizagem. Compreender se os alunos estarão, também eles, motivados a participar e tirar proveito destas plataformas, enquanto facilitadoras da sua aprendizagem parece-nos uma questão merecedora de uma reflexão.Universidade Portucalense2013-08-16T12:04:35Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/447por1647-4023Garcia, Luís Manuel MendesFerreira, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:41ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.
title A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.
spellingShingle A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.
Garcia, Luís Manuel Mendes
CSCL
CSCW
Aprendizagem colaborativa
Web
title_short A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.
title_full A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.
title_fullStr A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.
title_full_unstemmed A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.
title_sort A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.
author Garcia, Luís Manuel Mendes
author_facet Garcia, Luís Manuel Mendes
Ferreira, Maria João
author_role author
author2 Ferreira, Maria João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Luís Manuel Mendes
Ferreira, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv CSCL
CSCW
Aprendizagem colaborativa
Web
topic CSCL
CSCW
Aprendizagem colaborativa
Web
description As redes sociais conquistaram o seu espaço no quotidiano da nossa sociedade. Não podemos por isso ignorar as suas potencialidades no que à aprendizagem colaborativa concerne. Acompanhar a implementação e aceitação de novos espaços de comunicação, como o Facebook, pelos cibernautas, apresenta-se-nos como motivação extra na utilização destas ferramentas no contexto do processo ensino/aprendizagem. Compreender se os alunos estarão, também eles, motivados a participar e tirar proveito destas plataformas, enquanto facilitadoras da sua aprendizagem parece-nos uma questão merecedora de uma reflexão.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2013-08-16T12:04:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/447
url http://hdl.handle.net/11328/447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-4023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302546933612544