A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/447 |
Resumo: | As redes sociais conquistaram o seu espaço no quotidiano da nossa sociedade. Não podemos por isso ignorar as suas potencialidades no que à aprendizagem colaborativa concerne. Acompanhar a implementação e aceitação de novos espaços de comunicação, como o Facebook, pelos cibernautas, apresenta-se-nos como motivação extra na utilização destas ferramentas no contexto do processo ensino/aprendizagem. Compreender se os alunos estarão, também eles, motivados a participar e tirar proveito destas plataformas, enquanto facilitadoras da sua aprendizagem parece-nos uma questão merecedora de uma reflexão. |
id |
RCAP_9411cdbb787c34d5850e5295f0969e99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/447 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo.CSCLCSCWAprendizagem colaborativaWebAs redes sociais conquistaram o seu espaço no quotidiano da nossa sociedade. Não podemos por isso ignorar as suas potencialidades no que à aprendizagem colaborativa concerne. Acompanhar a implementação e aceitação de novos espaços de comunicação, como o Facebook, pelos cibernautas, apresenta-se-nos como motivação extra na utilização destas ferramentas no contexto do processo ensino/aprendizagem. Compreender se os alunos estarão, também eles, motivados a participar e tirar proveito destas plataformas, enquanto facilitadoras da sua aprendizagem parece-nos uma questão merecedora de uma reflexão.Universidade Portucalense2013-08-16T12:04:35Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/447por1647-4023Garcia, Luís Manuel MendesFerreira, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:41ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo. |
title |
A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo. |
spellingShingle |
A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo. Garcia, Luís Manuel Mendes CSCL CSCW Aprendizagem colaborativa Web |
title_short |
A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo. |
title_full |
A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo. |
title_fullStr |
A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo. |
title_full_unstemmed |
A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo. |
title_sort |
A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo. |
author |
Garcia, Luís Manuel Mendes |
author_facet |
Garcia, Luís Manuel Mendes Ferreira, Maria João |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Maria João |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Luís Manuel Mendes Ferreira, Maria João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CSCL CSCW Aprendizagem colaborativa Web |
topic |
CSCL CSCW Aprendizagem colaborativa Web |
description |
As redes sociais conquistaram o seu espaço no quotidiano da nossa sociedade. Não podemos por isso ignorar as suas potencialidades no que à aprendizagem colaborativa concerne. Acompanhar a implementação e aceitação de novos espaços de comunicação, como o Facebook, pelos cibernautas, apresenta-se-nos como motivação extra na utilização destas ferramentas no contexto do processo ensino/aprendizagem. Compreender se os alunos estarão, também eles, motivados a participar e tirar proveito destas plataformas, enquanto facilitadoras da sua aprendizagem parece-nos uma questão merecedora de uma reflexão. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2013-08-16T12:04:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/447 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-4023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302546933612544 |