Dispositivos eletrónicos, funcionamento familiar e linguagem em crianças de idade pré-escolar: semântica e morfossintaxe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria Inês Figueiras
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34842
Resumo: O presente trabalho propõe-se a analisar a relação entre o funcionamento familiar, a utilização de dispositivos eletrónicos e o desenvolvimento da linguagem ao nível semântico e morfossintático em crianças em idade pré-escolar. A aquisição da linguagem é influenciada por fatores ambientais, sendo promovida por meios mais estimulantes e facilitadores. Nos últimos anos, a utilização de dispositivos eletrónicos tem aumentado exponencialmente. O desenvolvimento tardio da linguagem pode estar relacionado com o aumento de tempo de exposição aos ecrãs. A família desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criança e na moderação da utilização destes dispositivos. Foi conduzido um estudo com desenho transversal, descritivo-correlacional com uma amostra de 93 participantes. A recolha de dados incluiu um questionário sociodemográfico, a versão Portuguesa da FACES-IV, um questionário sobre a utilização de dispositivos eletrónicos e a aplicação dos subtestes EVO e CA do TL-ALPE. Os resultados foram analisados com recurso à estatística descritiva e inferencial. Na FACES-IV, os resultados revelam que, na sua globalidade, as famílias se caracterizam por serem coesas e flexíveis e com baixos níveis de rigidez, desligamento, emaranhamento e caos. Verificou-se também níveis elevados de comunicação e moderados de satisfação familiar. Quanto à utilização dos dispositivos eletrónicos por parte das crianças, as respostas demonstram uma maior tendência para a utilização do telemóvel, tablet e televisão entre 0 e 3 horas por dia. Ao nível da linguagem, os resultados evidenciam uma pontuação média de 98,09 ± 16,8 na Expressão Verbal oral (EVO) e de 97,41 ± 19,56 na Compreensão Auditiva (CA) no TL-ALPE. Observaram-se correlações estatisticamente significativas entre os resultados da EVO e da CA e as subescalas coesão, satisfação e desligamento; entre as pontuações da EVO e CA e o tempo de utilização do telemóvel, tablet e computador; entre as pontuações da coesão, flexibilidade e satisfação, emaranhamento e caos e tempo de utilização das crianças de alguns dispositivos eletrónicos (telemóvel, tablet, televisão e videojogos). Esta investigação permitiu concluir que crianças com um funcionamento familiar mais coeso e com bons níveis de satisfação familiar pontuam mais alto nas provas de EVO e de CA do TL-ALPE e que crianças com um maior desligamento familiar pontuam mais baixo nestas provas. Observou-se também que a utilização de alguns dispositivos eletrónicos (telemóvel, tablet e computador) relaciona-se com as pontuações obtidas nas provas de EVO e de CA e que, o número de horas despendido na utilização desses dispositivos (mais ou menos do que 1 hora) também se associa às pontuações obtidas nas provas de avaliação de linguagem. Em suma, a utilização de dispositivos eletrónicos pode ter impactos positivos ou negativos no desenvolvimento infantil. Os pais devem estar informados acerca do impacto da utilização deste dispositivos no desenvolvimento infantil e encontrar um equilíbrio entre a utilização dos mesmos e os momentos de lazer.
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Foi conduzido um estudo com desenho transversal, descritivo-correlacional com uma amostra de 93 participantes. A recolha de dados incluiu um questionário sociodemográfico, a versão Portuguesa da FACES-IV, um questionário sobre a utilização de dispositivos eletrónicos e a aplicação dos subtestes EVO e CA do TL-ALPE. Os resultados foram analisados com recurso à estatística descritiva e inferencial. Na FACES-IV, os resultados revelam que, na sua globalidade, as famílias se caracterizam por serem coesas e flexíveis e com baixos níveis de rigidez, desligamento, emaranhamento e caos. Verificou-se também níveis elevados de comunicação e moderados de satisfação familiar. Quanto à utilização dos dispositivos eletrónicos por parte das crianças, as respostas demonstram uma maior tendência para a utilização do telemóvel, tablet e televisão entre 0 e 3 horas por dia. Ao nível da linguagem, os resultados evidenciam uma pontuação média de 98,09 ± 16,8 na Expressão Verbal oral (EVO) e de 97,41 ± 19,56 na Compreensão Auditiva (CA) no TL-ALPE. Observaram-se correlações estatisticamente significativas entre os resultados da EVO e da CA e as subescalas coesão, satisfação e desligamento; entre as pontuações da EVO e CA e o tempo de utilização do telemóvel, tablet e computador; entre as pontuações da coesão, flexibilidade e satisfação, emaranhamento e caos e tempo de utilização das crianças de alguns dispositivos eletrónicos (telemóvel, tablet, televisão e videojogos). Esta investigação permitiu concluir que crianças com um funcionamento familiar mais coeso e com bons níveis de satisfação familiar pontuam mais alto nas provas de EVO e de CA do TL-ALPE e que crianças com um maior desligamento familiar pontuam mais baixo nestas provas. Observou-se também que a utilização de alguns dispositivos eletrónicos (telemóvel, tablet e computador) relaciona-se com as pontuações obtidas nas provas de EVO e de CA e que, o número de horas despendido na utilização desses dispositivos (mais ou menos do que 1 hora) também se associa às pontuações obtidas nas provas de avaliação de linguagem. Em suma, a utilização de dispositivos eletrónicos pode ter impactos positivos ou negativos no desenvolvimento infantil. Os pais devem estar informados acerca do impacto da utilização deste dispositivos no desenvolvimento infantil e encontrar um equilíbrio entre a utilização dos mesmos e os momentos de lazer.The present study aims to analyse the association between family functioning, the use of electronic devices and language development at the semantic and morphosyntactic levels in pre-school aged children. Language acquisition is influenced by environmental factors and is promoted by more stimulating and facilitating environments. In the past few years, there has been an exponential increase in the use of electronic devices. Delayed language development may be related to the increase in screen time exposure. Families play a key role in the child's development and in moderating the use of these devices. A cross-sectional descriptive-correlational study with a sample of 93 participants was conducted. Data collection included a sociodemographic questionnaire, the Portuguese version of the FACES-IV, a questionnaire on electronic device use, and the application of the Oral Verbal Expression (OVE) and Auditory Comprehension (AC) subtests of the TL-ALPE. The results were analysed using descriptive and inferential statistics. In FACES-IV, the results show that, overall, families are characterized by being cohesive and flexible and with low levels of rigidity, disconnection, entanglement, and chaos. There were also high levels of communication and moderate levels of family satisfaction. As for the children's use of electronic devices, the findings show a greater tendency to use smartphones, tablets and television between 0 and 3 hours a day. Regarding language, the results show an average score of 98.09 ± 16.8 in OVE and 97.41 ± 19.56 in AC in TL-ALPE. Statistically significant correlations were observed between OVE and AC scores and the cohesion, satisfaction, and disconnection subscales; between OVE and AC scores and time of use of smartphone, tablet, and computer; between cohesion, flexibility and satisfaction, entanglement, and chaos scores and children's time of use of some electronic devices (smartphone, tablet, television, and video games). This research showed that children with more cohesive family functioning and good levels of family satisfaction scored higher on the OVE and AC subtests of the TL-ALPE and that children with greater family disconnection scored lower on these subtests. It was also noted that the use of some electronic devices (smartphone, tablet and computer) is associated with the scores in both OVE and AC subtests and that the number of hours spent using these devices (more or less than 1 hour) is also associated with the scores of the language assessment subtests. In conclusion, the use of electronic devices can have either positive or negative impacts on child development. Parents should be informed about the impact of the use of these devices on child development and find a balance between usage and leisure time.2024-07-28T00:00:00Z2022-07-25T00:00:00Z2022-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34842porGomes, Maria Inês Figueirasinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:05Zoai:ria.ua.pt:10773/34842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:58.569671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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