Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/37962 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é explorar as mudanças ocorridas no comportamento de compra online dos consumidores devido ao Covid-19. O artigo inclui um estudo qualitativo realizado no Brasil e envolveu entrevistas com 30 consumidores de diversos níveis de adoção de compras online que compraram durante e pós pandemia. As narrativas enfatizam alguns motivos para as compras online e o aumento do leque de produtos e serviços que compram online, o que reforça os impactos da pandemia no comportamento de compra. Os participantes admitiram que algumas das mudanças em seu comportamento online podem durar além do contexto da pandemia. Assim, este estudo fornece pistas valiosas para entender o comportamento do consumidor durante a pandemia, mas também antecipa como esse comportamento pode ser estimulado no futuro. Algumas implicações para acadêmicos e gestores são fornecidas. |
id |
RCAP_626213ff89232e4aa7683588601f04b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/37962 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileirosComportamento do consumidorE-commerceCOVID-19Compras onlineO objetivo deste artigo é explorar as mudanças ocorridas no comportamento de compra online dos consumidores devido ao Covid-19. O artigo inclui um estudo qualitativo realizado no Brasil e envolveu entrevistas com 30 consumidores de diversos níveis de adoção de compras online que compraram durante e pós pandemia. As narrativas enfatizam alguns motivos para as compras online e o aumento do leque de produtos e serviços que compram online, o que reforça os impactos da pandemia no comportamento de compra. Os participantes admitiram que algumas das mudanças em seu comportamento online podem durar além do contexto da pandemia. Assim, este estudo fornece pistas valiosas para entender o comportamento do consumidor durante a pandemia, mas também antecipa como esse comportamento pode ser estimulado no futuro. Algumas implicações para acadêmicos e gestores são fornecidas.UA Editora2023-06-07T14:26:15Z2022-07-24T00:00:00Z2022-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37962por2184-910210.34624/iciemc.v0i3.29758Oliveira, Zailainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:09Zoai:ria.ua.pt:10773/37962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:32.770405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileiros |
title |
Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileiros |
spellingShingle |
Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileiros Oliveira, Zaila Comportamento do consumidor E-commerce COVID-19 Compras online |
title_short |
Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileiros |
title_full |
Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileiros |
title_fullStr |
Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileiros |
title_full_unstemmed |
Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileiros |
title_sort |
Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileiros |
author |
Oliveira, Zaila |
author_facet |
Oliveira, Zaila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Zaila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor E-commerce COVID-19 Compras online |
topic |
Comportamento do consumidor E-commerce COVID-19 Compras online |
description |
O objetivo deste artigo é explorar as mudanças ocorridas no comportamento de compra online dos consumidores devido ao Covid-19. O artigo inclui um estudo qualitativo realizado no Brasil e envolveu entrevistas com 30 consumidores de diversos níveis de adoção de compras online que compraram durante e pós pandemia. As narrativas enfatizam alguns motivos para as compras online e o aumento do leque de produtos e serviços que compram online, o que reforça os impactos da pandemia no comportamento de compra. Os participantes admitiram que algumas das mudanças em seu comportamento online podem durar além do contexto da pandemia. Assim, este estudo fornece pistas valiosas para entender o comportamento do consumidor durante a pandemia, mas também antecipa como esse comportamento pode ser estimulado no futuro. Algumas implicações para acadêmicos e gestores são fornecidas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-24T00:00:00Z 2022-07-24 2023-06-07T14:26:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/37962 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/37962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-9102 10.34624/iciemc.v0i3.29758 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137737718104064 |