Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Zaila
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/37962
Resumo: O objetivo deste artigo é explorar as mudanças ocorridas no comportamento de compra online dos consumidores devido ao Covid-19. O artigo inclui um estudo qualitativo realizado no Brasil e envolveu entrevistas com 30 consumidores de diversos níveis de adoção de compras online que compraram durante e pós pandemia. As narrativas enfatizam alguns motivos para as compras online e o aumento do leque de produtos e serviços que compram online, o que reforça os impactos da pandemia no comportamento de compra. Os participantes admitiram que algumas das mudanças em seu comportamento online podem durar além do contexto da pandemia. Assim, este estudo fornece pistas valiosas para entender o comportamento do consumidor durante a pandemia, mas também antecipa como esse comportamento pode ser estimulado no futuro. Algumas implicações para acadêmicos e gestores são fornecidas.
id RCAP_626213ff89232e4aa7683588601f04b3
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/37962
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileirosComportamento do consumidorE-commerceCOVID-19Compras onlineO objetivo deste artigo é explorar as mudanças ocorridas no comportamento de compra online dos consumidores devido ao Covid-19. O artigo inclui um estudo qualitativo realizado no Brasil e envolveu entrevistas com 30 consumidores de diversos níveis de adoção de compras online que compraram durante e pós pandemia. As narrativas enfatizam alguns motivos para as compras online e o aumento do leque de produtos e serviços que compram online, o que reforça os impactos da pandemia no comportamento de compra. Os participantes admitiram que algumas das mudanças em seu comportamento online podem durar além do contexto da pandemia. Assim, este estudo fornece pistas valiosas para entender o comportamento do consumidor durante a pandemia, mas também antecipa como esse comportamento pode ser estimulado no futuro. Algumas implicações para acadêmicos e gestores são fornecidas.UA Editora2023-06-07T14:26:15Z2022-07-24T00:00:00Z2022-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37962por2184-910210.34624/iciemc.v0i3.29758Oliveira, Zailainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:09Zoai:ria.ua.pt:10773/37962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:32.770405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileiros
title Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileiros
spellingShingle Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileiros
Oliveira, Zaila
Comportamento do consumidor
E-commerce
COVID-19
Compras online
title_short Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileiros
title_full Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileiros
title_fullStr Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileiros
title_full_unstemmed Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileiros
title_sort Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileiros
author Oliveira, Zaila
author_facet Oliveira, Zaila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Zaila
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
E-commerce
COVID-19
Compras online
topic Comportamento do consumidor
E-commerce
COVID-19
Compras online
description O objetivo deste artigo é explorar as mudanças ocorridas no comportamento de compra online dos consumidores devido ao Covid-19. O artigo inclui um estudo qualitativo realizado no Brasil e envolveu entrevistas com 30 consumidores de diversos níveis de adoção de compras online que compraram durante e pós pandemia. As narrativas enfatizam alguns motivos para as compras online e o aumento do leque de produtos e serviços que compram online, o que reforça os impactos da pandemia no comportamento de compra. Os participantes admitiram que algumas das mudanças em seu comportamento online podem durar além do contexto da pandemia. Assim, este estudo fornece pistas valiosas para entender o comportamento do consumidor durante a pandemia, mas também antecipa como esse comportamento pode ser estimulado no futuro. Algumas implicações para acadêmicos e gestores são fornecidas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-24T00:00:00Z
2022-07-24
2023-06-07T14:26:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/37962
url http://hdl.handle.net/10773/37962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-9102
10.34624/iciemc.v0i3.29758
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UA Editora
publisher.none.fl_str_mv UA Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137737718104064