A comunicação nos canais de beleza no YouTube em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14981 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, vertente Comunicação Estratégica |
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A comunicação nos canais de beleza no YouTube em PortugalMedia sociaisYouTubeCanais de belezaYoutubersSubscritorasFormas de comunicaçãoSocial mediaYouTubeBeauty channelsYoutubersSubscribersForms of CommunicationDissertação de Mestrado em Comunicação Social, vertente Comunicação EstratégicaO YouTube tem sido alvo de um crescimento exponencial nos últimos anos em Portugal e no Mundo, particularmente no âmbito dos canais de beleza. A temática da beleza, e a imagem em particular, são aspetos de extrema relevância para o género feminino, e os produtos de cosmética ocupam um lugar de destaque em relação a este público. Nesse sentido, propusemo-nos a estudar as formas de comunicação nos canais de beleza do YouTube em Portugal, pois são cada vez mais os produtores deste tipo de conteúdo. O objetivo deste estudo exploratório é responder à seguinte pergunta de partida: “Quais as formas de comunicação nos canais de beleza no YouTube em Portugal?” Por forma a respondermos aos objetivos que norteiam esta investigação foram utilizadas as seguintes técnicas: entrevistas a youtubers de beleza portuguesas e análise de conteúdo aos seus vídeos para compreendermos a seleção de conteúdos, a construção das suas agendas temáticas, e identificarmos as principais formas de comunicação das youtubers. Para percebermos as razões da procura de conteúdos de beleza pelas seguidoras dos canais de YouTube em Portugal realizou-se um grupo focal com subscritoras deste tipo de canais. Com a realização do estudo concluímos que as youtubers não recorrem a planos de comunicação, mas socorrem-se de uma forma muito própria de comunicar com o outro em ambiente digitalYouTube has been growing exponentially for the last few years, both in Portugal and the world, especially in the scope of beauty channels. The realm of beauty and the image in particular, are extremely relevant for women and beauty products have a prominent place among this audience. With this idea in mind, we set ourselves to study communication types among beauty channels on YouTube Portugal, since they’ve been increasingly producing this kind of content. The aim of this exploratory study is to answer the following question: “What are the communication types on beauty channels on YouTube Portugal?” To explore the goals that guide this investigation we chose the following techniques: interviews with Portuguese beauty segment youtubers; and video content analysis in order to understand content selection and their thematic agendas structuring. We also sought to identify the main communication types of Portuguese beauty segment youtubers. To understand the reasons why people search for beauty content on YouTube Portugal, we held a focus group with subscribers of this type of channels. This study has concluded that youtubers do not resort to communication planning or strategies. Instead, they use a very personal way of communicating on a digital environment.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCunha, Maria JoãoRepositório da Universidade de LisboaLopes, Beatriz Gomes Alcântara Santos2018-02-22T17:56:53Z2018-01-262018-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14981TID:201970457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:58Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:44.231185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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