Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para Morrer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sayad, Cecília
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65637
Resumo: Este artigo contrasta Histoire(s) du cinéma de Jean-Luc Godard e Cabra Marcado Para Morrer de Eduardo Coutinho, estão engajadas com a questão da autoria no cinema. Enquanto a imagem de Godard enfatiza a capacidade que tem um filme de transmitir a visão de mundo pessoal de um artista, a presença de Coutinho na tela funciona menos como um meio de subjetivar a obra do que como um catalizador instigando cetas reações nos "atores" filmados.
id USP-12_de2e54fc35e025bcdda70154a0634f4b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/65637
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para MorrerAuthorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para MorrerCinemaAuthorshipGodardEduardo Coutinho.CinemaAutoriaGodardEduardo Coutinho.Este artigo contrasta Histoire(s) du cinéma de Jean-Luc Godard e Cabra Marcado Para Morrer de Eduardo Coutinho, estão engajadas com a questão da autoria no cinema. Enquanto a imagem de Godard enfatiza a capacidade que tem um filme de transmitir a visão de mundo pessoal de um artista, a presença de Coutinho na tela funciona menos como um meio de subjetivar a obra do que como um catalizador instigando cetas reações nos "atores" filmados.This essay contrasts Jean-Luc Godard's Histoire(s) du cinéma and Eduardo Coutinho's Cabra Marcado Para Morrer, examining how these works engage with the issue of film authorship. While Godard' s image stresses film's ability to convey an individual artist's worldview, Coutinho's on-screen presence functions less as a means to subjectivize the work than as a catalyst instigating certain reactions in the filmed "actors".Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2006-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6563710.11606/issn.2316-7114.sig.2006.65637Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 33 No. 26 (2006); 139-172Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 33 n. 26 (2006); 139-1722316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65637/68252Copyright (c) 2006 Cecília Sayadhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSayad, Cecília2019-04-01T20:04:39Zoai:revistas.usp.br:article/65637Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T20:04:39Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para Morrer
Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para Morrer
title Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para Morrer
spellingShingle Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para Morrer
Sayad, Cecília
Cinema
Authorship
Godard
Eduardo Coutinho.
Cinema
Autoria
Godard
Eduardo Coutinho.
title_short Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para Morrer
title_full Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para Morrer
title_fullStr Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para Morrer
title_full_unstemmed Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para Morrer
title_sort Authorship in the interstices of history, biography, reality and memory: Histoire(s) du Cinema and Cabra Marcado para Morrer
author Sayad, Cecília
author_facet Sayad, Cecília
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sayad, Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Authorship
Godard
Eduardo Coutinho.
Cinema
Autoria
Godard
Eduardo Coutinho.
topic Cinema
Authorship
Godard
Eduardo Coutinho.
Cinema
Autoria
Godard
Eduardo Coutinho.
description Este artigo contrasta Histoire(s) du cinéma de Jean-Luc Godard e Cabra Marcado Para Morrer de Eduardo Coutinho, estão engajadas com a questão da autoria no cinema. Enquanto a imagem de Godard enfatiza a capacidade que tem um filme de transmitir a visão de mundo pessoal de um artista, a presença de Coutinho na tela funciona menos como um meio de subjetivar a obra do que como um catalizador instigando cetas reações nos "atores" filmados.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65637
10.11606/issn.2316-7114.sig.2006.65637
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65637
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2006.65637
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65637/68252
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2006 Cecília Sayad
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2006 Cecília Sayad
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 33 No. 26 (2006); 139-172
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 33 n. 26 (2006); 139-172
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713786183942144