Os processos pedagógicos nos ambientes de educação e formação de adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3955 |
Resumo: | Este trabalho centra-se no estudo dos Processos Pedagógicos nos Ambientes EFA (Educação e Formação de Adultos), refletindo-se sobre a linha de pesquisa da inovação pedagógica e sobre uma reflexão da metodologia de ensino e aprendizagem adotada nestes cursos, tendo como objetivo investigar e observar se existe inovação nas práticas pedagógicas nos cursos EFA. No século XXI, é cada vez mais valorizada a aprendizagem ao longo da vida, sendo necessário conseguir dar resposta às exigências e interesses da sociedade, daí a importância dos cursos EFA. A educação não formal, por vezes denominada “informal”, ainda se encontra em amadurecimento (construção). Esta considera que os indivíduos aprendem a socializar com os amigos, família, no local onde residem e/ou com o meio envolvente, tendo sempre presente a cultura e os valores que são herdados nesses contextos, partilhando e vivenciando experiências no dia-a-dia. Os ambientes onde ocorre a educação não formal são muito interativos, espontâneos e são construídos em grupo, existindo uma grande troca de saberes. Esta pesquisa está dividida em três partes. A primeira é referente aos termos que servem como referencial teórico, de modo a entender os princípios envolventes dos Cursos EFA. A segunda parte incide sobre a metodologia abordada nesta pesquisa que será realizada a partir de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, através de técnicas como a observação participante e entrevistas não estruturadas. Será descrito também o campo de estudo, as vivências etnográficas, os relatos dos indivíduos e a análise dos dados obtidos com a finalidade de investigar aquilo que foi observado e de que forma influenciou os processos de aprendizagem significativa. No campo de estudo observado, a maior parte dos formandos tomaram conhecimento dos Cursos EFA através dos Programas “Novas Oportunidades”, divulgados pelos seus assistentes sociais. Os que tomaram a iniciativa em ingressar nestes cursos acabaram por contactar a própria escola e solicitar informação sobre os requisitos necessários à ingressão no curso. Este tipo de formação objetiva pretende aumentar e melhorar as qualificações a nível pessoal e social dos formandos, reduzindo assim a exclusão social correspondente de uma melhor resposta às necessidades emergentes da comunidade. A terceira parte é uma reflexão do tratamento de dados com base na observação em campo e em conversas informais com os formandos. Em síntese, esta investigação pretende repensar a formação contínua e recorrer a um processo de ensino-aprendizagem numa prática pedagógica inovadora. |
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Os processos pedagógicos nos ambientes de educação e formação de adultosCursos de Educação e Formação de AdultosAmbientes pedagógicosDesenvolvimento comunitário(Re)inserção socialInovação pedagógicaAdult Education and Training CoursesPedagogical environmentsCommunity developmentSocial (re)insertionPedagogical innovationCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho centra-se no estudo dos Processos Pedagógicos nos Ambientes EFA (Educação e Formação de Adultos), refletindo-se sobre a linha de pesquisa da inovação pedagógica e sobre uma reflexão da metodologia de ensino e aprendizagem adotada nestes cursos, tendo como objetivo investigar e observar se existe inovação nas práticas pedagógicas nos cursos EFA. No século XXI, é cada vez mais valorizada a aprendizagem ao longo da vida, sendo necessário conseguir dar resposta às exigências e interesses da sociedade, daí a importância dos cursos EFA. A educação não formal, por vezes denominada “informal”, ainda se encontra em amadurecimento (construção). Esta considera que os indivíduos aprendem a socializar com os amigos, família, no local onde residem e/ou com o meio envolvente, tendo sempre presente a cultura e os valores que são herdados nesses contextos, partilhando e vivenciando experiências no dia-a-dia. Os ambientes onde ocorre a educação não formal são muito interativos, espontâneos e são construídos em grupo, existindo uma grande troca de saberes. Esta pesquisa está dividida em três partes. A primeira é referente aos termos que servem como referencial teórico, de modo a entender os princípios envolventes dos Cursos EFA. A segunda parte incide sobre a metodologia abordada nesta pesquisa que será realizada a partir de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, através de técnicas como a observação participante e entrevistas não estruturadas. Será descrito também o campo de estudo, as vivências etnográficas, os relatos dos indivíduos e a análise dos dados obtidos com a finalidade de investigar aquilo que foi observado e de que forma influenciou os processos de aprendizagem significativa. No campo de estudo observado, a maior parte dos formandos tomaram conhecimento dos Cursos EFA através dos Programas “Novas Oportunidades”, divulgados pelos seus assistentes sociais. Os que tomaram a iniciativa em ingressar nestes cursos acabaram por contactar a própria escola e solicitar informação sobre os requisitos necessários à ingressão no curso. Este tipo de formação objetiva pretende aumentar e melhorar as qualificações a nível pessoal e social dos formandos, reduzindo assim a exclusão social correspondente de uma melhor resposta às necessidades emergentes da comunidade. A terceira parte é uma reflexão do tratamento de dados com base na observação em campo e em conversas informais com os formandos. Em síntese, esta investigação pretende repensar a formação contínua e recorrer a um processo de ensino-aprendizagem numa prática pedagógica inovadora.This work focuses on the study of Pedagogical Processes in EFA Environments (Adult Education and Training), reflecting on the research line of pedagogical innovation and on a reflection on the teaching and learning methodology adopted in these courses, aiming to investigate and observe if there is innovation in pedagogical practices in EFA courses. In the 21st century, lifelong learning is increasingly valued, and it is necessary to be able to respond to the demands and interests of society, hence the importance of EFA courses. Non-formal education, sometimes called “informal”, is still maturing (construction). This considers that individuals learn to socialize with friends, family, where they live and/or with the surrounding environment, always bearing in mind the culture and values that are inherited in these contexts, sharing and living experiences on a daily basis. The environments where non-formal education takes place are very interactive, spontaneous and are built in groups, with a great exchange of knowledge. This survey is divided into three parts. The first refers to the terms that serve as a theoretical framework, in order to understand the principles surrounding the EFA Courses. The second part focuses on the methodology addressed in this research, which will be carried out from a qualitative research of an ethnographic nature, through techniques such as participant observation and unstructured interviews. The field of study, the ethnographic experiences, the reports of the individuals and the analysis of the data obtained will also be described in order to investigate what was observed and how it influenced the processes of significant learning. In the field of study observed, most trainees became aware of the EFA Courses through the “New Opportunities” Programs, disseminated by their social workers. Those who took the initiative to enroll in these courses ended up contacting the school itself and requesting information about the requirements for enrolling in the course. This type of training aims to increase and improve the qualifications on a personal and social level of the trainees, thus reducing the corresponding social exclusion from a better response to the emerging needs of the community. The third part is a reflection of data processing based on field observation and informal conversations with trainees. In summary, this research aims to rethink continuing education and resort to a teaching-learning process in an innovative pedagogical practice.Brazão, José Paulo GomesDigitUMaSpínola, Ana Sofia Camacho2022-01-06T09:56:30Z2021-10-01T00:00:00Z2021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3955202839737porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:04Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:31.825939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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