Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/137 |
Resumo: | Este artigo avalia os resultados sobre a potencialidade da ferramenta didática intitulada fórum de discussão na construção do conhecimento do licenciando matriculado no eixo temático Geometrias: Espaço e Forma, vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas, Projeto UAB-3. Caracteriza-se metodologicamente como uma pesquisa aplicada, a qual, em relação aos objetivos, define-se como exploratório-descritiva. Quanto à abordagem do problema, classifica-se como qualitativa, com um recorte quantitativo; no que tange ao delineamento, trata-se de uma pesquisa de campo que utiliza como meio de investigação questionários mistos, preenchidos no Google Drive, e análise de postagens de cinco fóruns. São sujeitos da pesquisa 32 alunos do Polo de Arroio dos Ratos, Rio Grande do Sul. Sobre essas propostas, os discentes foram questionados a respeito de qual delas foi a mais significativa para a sua aprendizagem, concluindo-se que os educandos têm forte tendência a validar o ensino que reforça a memorização. |
id |
UECE-1_8090a2b8cfb54e9c0fd6c76a0e4f67f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/137 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimentoEducação a distânciaFóruns de discussãoMatemáticaEducaçãoEste artigo avalia os resultados sobre a potencialidade da ferramenta didática intitulada fórum de discussão na construção do conhecimento do licenciando matriculado no eixo temático Geometrias: Espaço e Forma, vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas, Projeto UAB-3. Caracteriza-se metodologicamente como uma pesquisa aplicada, a qual, em relação aos objetivos, define-se como exploratório-descritiva. Quanto à abordagem do problema, classifica-se como qualitativa, com um recorte quantitativo; no que tange ao delineamento, trata-se de uma pesquisa de campo que utiliza como meio de investigação questionários mistos, preenchidos no Google Drive, e análise de postagens de cinco fóruns. São sujeitos da pesquisa 32 alunos do Polo de Arroio dos Ratos, Rio Grande do Sul. Sobre essas propostas, os discentes foram questionados a respeito de qual delas foi a mais significativa para a sua aprendizagem, concluindo-se que os educandos têm forte tendência a validar o ensino que reforça a memorização.EdUECE2017-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13710.25053/edufor.v2i5.1957Educ. Form.; Vol. 2 No. 5 (2017): Educação & Formação; 75-94Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Educação & Formação; 75-94Éducation et formation; Vol. 2 No 5 (2017): Educação & Formação; 75-94Educ. Form.; v. 2 n. 5 (2017): Educação & Formação; 75-942448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/137/120Copyright (c) 2017 Crisna Daniela Krause Bierhalz, Carla Denize Ott Felcher, Lisete Funari Diashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBierhalz, Crisna Daniela KrauseFelcher, Carla Denize OttDias, Lisete Funari2023-06-29T11:39:46Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/137Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T11:39:46Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento |
title |
Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento |
spellingShingle |
Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento Bierhalz, Crisna Daniela Krause Educação a distância Fóruns de discussão Matemática Educação |
title_short |
Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento |
title_full |
Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento |
title_fullStr |
Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento |
title_sort |
Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento |
author |
Bierhalz, Crisna Daniela Krause |
author_facet |
Bierhalz, Crisna Daniela Krause Felcher, Carla Denize Ott Dias, Lisete Funari |
author_role |
author |
author2 |
Felcher, Carla Denize Ott Dias, Lisete Funari |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bierhalz, Crisna Daniela Krause Felcher, Carla Denize Ott Dias, Lisete Funari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Fóruns de discussão Matemática Educação |
topic |
Educação a distância Fóruns de discussão Matemática Educação |
description |
Este artigo avalia os resultados sobre a potencialidade da ferramenta didática intitulada fórum de discussão na construção do conhecimento do licenciando matriculado no eixo temático Geometrias: Espaço e Forma, vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas, Projeto UAB-3. Caracteriza-se metodologicamente como uma pesquisa aplicada, a qual, em relação aos objetivos, define-se como exploratório-descritiva. Quanto à abordagem do problema, classifica-se como qualitativa, com um recorte quantitativo; no que tange ao delineamento, trata-se de uma pesquisa de campo que utiliza como meio de investigação questionários mistos, preenchidos no Google Drive, e análise de postagens de cinco fóruns. São sujeitos da pesquisa 32 alunos do Polo de Arroio dos Ratos, Rio Grande do Sul. Sobre essas propostas, os discentes foram questionados a respeito de qual delas foi a mais significativa para a sua aprendizagem, concluindo-se que os educandos têm forte tendência a validar o ensino que reforça a memorização. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/137 10.25053/edufor.v2i5.1957 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/137 |
identifier_str_mv |
10.25053/edufor.v2i5.1957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/137/120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Crisna Daniela Krause Bierhalz, Carla Denize Ott Felcher, Lisete Funari Dias http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Crisna Daniela Krause Bierhalz, Carla Denize Ott Felcher, Lisete Funari Dias http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 2 No. 5 (2017): Educação & Formação; 75-94 Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Educação & Formação; 75-94 Éducation et formation; Vol. 2 No 5 (2017): Educação & Formação; 75-94 Educ. Form.; v. 2 n. 5 (2017): Educação & Formação; 75-94 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329443000778752 |