Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Felcher, Carla Denize Ott, Dias, Lisete Funari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/137
Resumo: Este artigo avalia os resultados sobre a potencialidade da ferramenta didática intitulada fórum de discussão na construção do conhecimento do licenciando matriculado no eixo temático Geometrias: Espaço e Forma, vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas, Projeto UAB-3. Caracteriza-se metodologicamente como uma pesquisa aplicada, a qual, em relação aos objetivos, define-se como exploratório-descritiva. Quanto à abordagem do problema, classifica-se como qualitativa, com um recorte quantitativo; no que tange ao delineamento, trata-se de uma pesquisa de campo que utiliza como meio de investigação questionários mistos, preenchidos no Google Drive, e análise de postagens de cinco fóruns. São sujeitos da pesquisa 32 alunos do Polo de Arroio dos Ratos, Rio Grande do Sul. Sobre essas propostas, os discentes foram questionados a respeito de qual delas foi a mais significativa para a sua aprendizagem, concluindo-se que os educandos têm forte tendência a validar o ensino que reforça a memorização.
id UECE-1_8090a2b8cfb54e9c0fd6c76a0e4f67f7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/137
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimentoEducação a distânciaFóruns de discussãoMatemáticaEducaçãoEste artigo avalia os resultados sobre a potencialidade da ferramenta didática intitulada fórum de discussão na construção do conhecimento do licenciando matriculado no eixo temático Geometrias: Espaço e Forma, vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas, Projeto UAB-3. Caracteriza-se metodologicamente como uma pesquisa aplicada, a qual, em relação aos objetivos, define-se como exploratório-descritiva. Quanto à abordagem do problema, classifica-se como qualitativa, com um recorte quantitativo; no que tange ao delineamento, trata-se de uma pesquisa de campo que utiliza como meio de investigação questionários mistos, preenchidos no Google Drive, e análise de postagens de cinco fóruns. São sujeitos da pesquisa 32 alunos do Polo de Arroio dos Ratos, Rio Grande do Sul. Sobre essas propostas, os discentes foram questionados a respeito de qual delas foi a mais significativa para a sua aprendizagem, concluindo-se que os educandos têm forte tendência a validar o ensino que reforça a memorização.EdUECE2017-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13710.25053/edufor.v2i5.1957Educ. Form.; Vol. 2 No. 5 (2017): Educação & Formação; 75-94Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Educação & Formação; 75-94Éducation et formation; Vol. 2 No 5 (2017): Educação & Formação; 75-94Educ. Form.; v. 2 n. 5 (2017): Educação & Formação; 75-942448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/137/120Copyright (c) 2017 Crisna Daniela Krause Bierhalz, Carla Denize Ott Felcher, Lisete Funari Diashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBierhalz, Crisna Daniela KrauseFelcher, Carla Denize OttDias, Lisete Funari2023-06-29T11:39:46Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/137Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T11:39:46Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento
title Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento
spellingShingle Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento
Bierhalz, Crisna Daniela Krause
Educação a distância
Fóruns de discussão
Matemática
Educação
title_short Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento
title_full Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento
title_fullStr Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento
title_full_unstemmed Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento
title_sort Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento
author Bierhalz, Crisna Daniela Krause
author_facet Bierhalz, Crisna Daniela Krause
Felcher, Carla Denize Ott
Dias, Lisete Funari
author_role author
author2 Felcher, Carla Denize Ott
Dias, Lisete Funari
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bierhalz, Crisna Daniela Krause
Felcher, Carla Denize Ott
Dias, Lisete Funari
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Fóruns de discussão
Matemática
Educação
topic Educação a distância
Fóruns de discussão
Matemática
Educação
description Este artigo avalia os resultados sobre a potencialidade da ferramenta didática intitulada fórum de discussão na construção do conhecimento do licenciando matriculado no eixo temático Geometrias: Espaço e Forma, vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas, Projeto UAB-3. Caracteriza-se metodologicamente como uma pesquisa aplicada, a qual, em relação aos objetivos, define-se como exploratório-descritiva. Quanto à abordagem do problema, classifica-se como qualitativa, com um recorte quantitativo; no que tange ao delineamento, trata-se de uma pesquisa de campo que utiliza como meio de investigação questionários mistos, preenchidos no Google Drive, e análise de postagens de cinco fóruns. São sujeitos da pesquisa 32 alunos do Polo de Arroio dos Ratos, Rio Grande do Sul. Sobre essas propostas, os discentes foram questionados a respeito de qual delas foi a mais significativa para a sua aprendizagem, concluindo-se que os educandos têm forte tendência a validar o ensino que reforça a memorização.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/137
10.25053/edufor.v2i5.1957
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/137
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v2i5.1957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/137/120
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Crisna Daniela Krause Bierhalz, Carla Denize Ott Felcher, Lisete Funari Dias
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Crisna Daniela Krause Bierhalz, Carla Denize Ott Felcher, Lisete Funari Dias
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 2 No. 5 (2017): Educação & Formação; 75-94
Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Educação & Formação; 75-94
Éducation et formation; Vol. 2 No 5 (2017): Educação & Formação; 75-94
Educ. Form.; v. 2 n. 5 (2017): Educação & Formação; 75-94
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329443000778752