A valorização da voz e da performance como ferramentas motivacionais de aprendizagem nas práticas educativas em Formação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sara Diana Dias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18801
Resumo: Este projeto tem um duplo objetivo: o primeiro, está direcionado para o ensino básico de música e pretende verificar a utilização de canções como consolidação da matéria nas práticas educativas em Formação Musical; o segundo, tem como objeto o ensino secundário de música e visa investigar a utilização dos instrumentos musicais como fator motivacional nas práticas educativas nesta disciplina. Além destes dois focos, serão abordadas questões essenciais para o exercício da profissão docente, tais como, a observação, a planificação, a lecionação, a avaliação e a reflexão. Para perceber melhor o impacto da motivação no desempenho dos alunos, serão abordadas algumas das principais teorias da motivação, relacionando-as com a aprendizagem musical. Através de uma abordagem metodológica qualitativa, serão efetuadas entrevistas a docentes de Formação Musical, cruzando esta informação com os diários de bordo elaborados ao longo do ano letivo, com o intuito de refletir sobre estas práticas. Com a análise dos resultados tentamos perceber qual o nível da motivação dos alunos na participação nas aulas de Formação Musical. Será esperado um aumento, e, como consequência, um desempenho e evolução mais eficazes. Por último, serão apontadas algumas das estratégias que utilizaremos nas aulas de Formação Musical.
id RCAP_62f024c91f43b8cc913aa40f41b6a9a9
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18801
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A valorização da voz e da performance como ferramentas motivacionais de aprendizagem nas práticas educativas em Formação MusicalFormação musicalCançõesInstrumentos musicaisMotivaçãoPrática educativa supervisionadaEar training and music theorySongsMusical instrumentsMotivationSupervisived musical trainingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste projeto tem um duplo objetivo: o primeiro, está direcionado para o ensino básico de música e pretende verificar a utilização de canções como consolidação da matéria nas práticas educativas em Formação Musical; o segundo, tem como objeto o ensino secundário de música e visa investigar a utilização dos instrumentos musicais como fator motivacional nas práticas educativas nesta disciplina. Além destes dois focos, serão abordadas questões essenciais para o exercício da profissão docente, tais como, a observação, a planificação, a lecionação, a avaliação e a reflexão. Para perceber melhor o impacto da motivação no desempenho dos alunos, serão abordadas algumas das principais teorias da motivação, relacionando-as com a aprendizagem musical. Através de uma abordagem metodológica qualitativa, serão efetuadas entrevistas a docentes de Formação Musical, cruzando esta informação com os diários de bordo elaborados ao longo do ano letivo, com o intuito de refletir sobre estas práticas. Com a análise dos resultados tentamos perceber qual o nível da motivação dos alunos na participação nas aulas de Formação Musical. Será esperado um aumento, e, como consequência, um desempenho e evolução mais eficazes. Por último, serão apontadas algumas das estratégias que utilizaremos nas aulas de Formação Musical.This project has a double aim: the first is directed for music teaching in basic school and it intends to verify the use of songs as subject consolidator at the educational practices of Ear Training and Music Theory; the second has as object the music teaching in high school and aims to investigate the use of musical instruments as motivational factor at the educational practices of this discipline. Besides these two issues, it will be addressed essential questions for the exercise of the teaching profession, such as the observation, planification, teaching, evaluation and reflection. To better understand the impact of motivation in the performance of the students, it will be addressed some of the main motivation theories, related them with the learning of music. Through a qualitative methodological approach, it well be done interviews to teachers of Ear Training and Music Theory, crossing this information with the field diary elaborate along the school year, with the intention of reflect about these practices. With the analysis of the results, we try to understand the level of motivation of the students in the participation in the classes of Ear Training. It will be expected an increase of this level and, as consequence, a better performance and more effective evolution are predictable too. Lastly, it will be pointed out some strategies that we will use in the Ear Training and Music Theory classes.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCosta, Jorge AlexandreBarros, Rosa MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosta, Sara Diana Dias2021-10-27T09:31:40Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18801TID:202805972porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:52.119185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A valorização da voz e da performance como ferramentas motivacionais de aprendizagem nas práticas educativas em Formação Musical
title A valorização da voz e da performance como ferramentas motivacionais de aprendizagem nas práticas educativas em Formação Musical
spellingShingle A valorização da voz e da performance como ferramentas motivacionais de aprendizagem nas práticas educativas em Formação Musical
Costa, Sara Diana Dias
Formação musical
Canções
Instrumentos musicais
Motivação
Prática educativa supervisionada
Ear training and music theory
Songs
Musical instruments
Motivation
Supervisived musical training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A valorização da voz e da performance como ferramentas motivacionais de aprendizagem nas práticas educativas em Formação Musical
title_full A valorização da voz e da performance como ferramentas motivacionais de aprendizagem nas práticas educativas em Formação Musical
title_fullStr A valorização da voz e da performance como ferramentas motivacionais de aprendizagem nas práticas educativas em Formação Musical
title_full_unstemmed A valorização da voz e da performance como ferramentas motivacionais de aprendizagem nas práticas educativas em Formação Musical
title_sort A valorização da voz e da performance como ferramentas motivacionais de aprendizagem nas práticas educativas em Formação Musical
author Costa, Sara Diana Dias
author_facet Costa, Sara Diana Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Jorge Alexandre
Barros, Rosa Maria
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sara Diana Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Formação musical
Canções
Instrumentos musicais
Motivação
Prática educativa supervisionada
Ear training and music theory
Songs
Musical instruments
Motivation
Supervisived musical training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação musical
Canções
Instrumentos musicais
Motivação
Prática educativa supervisionada
Ear training and music theory
Songs
Musical instruments
Motivation
Supervisived musical training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este projeto tem um duplo objetivo: o primeiro, está direcionado para o ensino básico de música e pretende verificar a utilização de canções como consolidação da matéria nas práticas educativas em Formação Musical; o segundo, tem como objeto o ensino secundário de música e visa investigar a utilização dos instrumentos musicais como fator motivacional nas práticas educativas nesta disciplina. Além destes dois focos, serão abordadas questões essenciais para o exercício da profissão docente, tais como, a observação, a planificação, a lecionação, a avaliação e a reflexão. Para perceber melhor o impacto da motivação no desempenho dos alunos, serão abordadas algumas das principais teorias da motivação, relacionando-as com a aprendizagem musical. Através de uma abordagem metodológica qualitativa, serão efetuadas entrevistas a docentes de Formação Musical, cruzando esta informação com os diários de bordo elaborados ao longo do ano letivo, com o intuito de refletir sobre estas práticas. Com a análise dos resultados tentamos perceber qual o nível da motivação dos alunos na participação nas aulas de Formação Musical. Será esperado um aumento, e, como consequência, um desempenho e evolução mais eficazes. Por último, serão apontadas algumas das estratégias que utilizaremos nas aulas de Formação Musical.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
2021-10-27T09:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18801
TID:202805972
url http://hdl.handle.net/10400.22/18801
identifier_str_mv TID:202805972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131476915126272