A disciplina de música de câmara como fator motivacional na iniciação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Sara Cristina Machado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14468
Resumo: O presente Relatório de Estágio Profissional descreve todo o trabalho desenvolvido ao longo do presente ano letivo, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Este trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta e carateriza a instituição onde decorreu a prática educativa supervisionada, denominada Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo aborda toda a componente prática do trabalho desenvolvido em contexto sala de aula, bem como as observações e descrições das aulas lecionadas e atividades assistidas relacionadas com o estágio. O terceiro capítulo descreve o projeto de investigação desenvolvido, o qual teve como principal objetivo perceber os benefícios da inclusão da disciplina de Música de Câmara no nível de iniciação musical. A presente dissertação, consiste numa investigação-ação sobre a prática de música de câmara como fator motivacional, bem como o recurso a canções auditivamente familiares no reportório quotidiano das crianças. Foram criados dois grupos de Música de Câmara de forma a avaliar a progressão dos alunos, tendo em conta o aspeto musical e social. As metodologias utilizadas consistiram num registo escrito referente às aulas efetuadas, inquéritos aos professores e encarregados de educação dos alunos, e entrevistas aos alunos participantes. As conclusões obtidas do estudo suportam a ideia que a prática de Música de Câmara desenvolve competências cognitivas nos alunos, tendo esta atividade igualmente influenciado um maior interesse na aprendizagem do instrumento.
id RCAP_8664b006b27998b72128056a1c3906ac
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14468
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A disciplina de música de câmara como fator motivacional na iniciação musicalPrática educativaMotivaçãoMúsica de câmaraAprendizagemIniciação musicalCanções auditivamente familiaresEducational practiceMotivationChamber musicLearningMusical initiationAuditively familiar songsO presente Relatório de Estágio Profissional descreve todo o trabalho desenvolvido ao longo do presente ano letivo, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Este trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta e carateriza a instituição onde decorreu a prática educativa supervisionada, denominada Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo aborda toda a componente prática do trabalho desenvolvido em contexto sala de aula, bem como as observações e descrições das aulas lecionadas e atividades assistidas relacionadas com o estágio. O terceiro capítulo descreve o projeto de investigação desenvolvido, o qual teve como principal objetivo perceber os benefícios da inclusão da disciplina de Música de Câmara no nível de iniciação musical. A presente dissertação, consiste numa investigação-ação sobre a prática de música de câmara como fator motivacional, bem como o recurso a canções auditivamente familiares no reportório quotidiano das crianças. Foram criados dois grupos de Música de Câmara de forma a avaliar a progressão dos alunos, tendo em conta o aspeto musical e social. As metodologias utilizadas consistiram num registo escrito referente às aulas efetuadas, inquéritos aos professores e encarregados de educação dos alunos, e entrevistas aos alunos participantes. As conclusões obtidas do estudo suportam a ideia que a prática de Música de Câmara desenvolve competências cognitivas nos alunos, tendo esta atividade igualmente influenciado um maior interesse na aprendizagem do instrumento.This Professional Internship Report describes the work developed during the current academic year, for the purpose of obtaining the Masters degree in Music Education of Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. This report is divided in three chapters. The first chapter presents and describes the institution where the supervised educational practice was held Academia de Música de Costa Cabral. The second chapter covers the entire practical component of the work developed in the context of the classroom, as well as the observations and descriptions of the lessons given, and the related assisted activities. The third chapter describes the research project developed, which aime was to understand the benefits of the inclusion of the practise of Chamber Music at the level of music initiation. The present dissertation consists in a research about the practice of chamber music as a motivational factor, as well as the inclusion of popular tunes in the daily repertoire of the children. Two groups of Chamber Music were put together in order to evaluate the development of the students, taking into account the musical and social aspects. Difrent methodologies are used, namely; a written diary related to the work carried out in the classes; inquiries to the teachers and legal guardians, and interviews to the partipants students. The conclusions obtained from this reseach reinvorce the idea that the practice of Chamber Music helps in the development of cognitive skills in the students, and atcs as a positive motivational factor also for the learning of the instrument.Lopes, Ricardo SantosFélix, JulianaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Sara Cristina Machado2019-07-23T18:01:53Z2019-07-172019-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14468TID:202264530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:28.983319Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A disciplina de música de câmara como fator motivacional na iniciação musical
title A disciplina de música de câmara como fator motivacional na iniciação musical
spellingShingle A disciplina de música de câmara como fator motivacional na iniciação musical
Moreira, Sara Cristina Machado
Prática educativa
Motivação
Música de câmara
Aprendizagem
Iniciação musical
Canções auditivamente familiares
Educational practice
Motivation
Chamber music
Learning
Musical initiation
Auditively familiar songs
title_short A disciplina de música de câmara como fator motivacional na iniciação musical
title_full A disciplina de música de câmara como fator motivacional na iniciação musical
title_fullStr A disciplina de música de câmara como fator motivacional na iniciação musical
title_full_unstemmed A disciplina de música de câmara como fator motivacional na iniciação musical
title_sort A disciplina de música de câmara como fator motivacional na iniciação musical
author Moreira, Sara Cristina Machado
author_facet Moreira, Sara Cristina Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Ricardo Santos
Félix, Juliana
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Sara Cristina Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa
Motivação
Música de câmara
Aprendizagem
Iniciação musical
Canções auditivamente familiares
Educational practice
Motivation
Chamber music
Learning
Musical initiation
Auditively familiar songs
topic Prática educativa
Motivação
Música de câmara
Aprendizagem
Iniciação musical
Canções auditivamente familiares
Educational practice
Motivation
Chamber music
Learning
Musical initiation
Auditively familiar songs
description O presente Relatório de Estágio Profissional descreve todo o trabalho desenvolvido ao longo do presente ano letivo, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Este trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta e carateriza a instituição onde decorreu a prática educativa supervisionada, denominada Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo aborda toda a componente prática do trabalho desenvolvido em contexto sala de aula, bem como as observações e descrições das aulas lecionadas e atividades assistidas relacionadas com o estágio. O terceiro capítulo descreve o projeto de investigação desenvolvido, o qual teve como principal objetivo perceber os benefícios da inclusão da disciplina de Música de Câmara no nível de iniciação musical. A presente dissertação, consiste numa investigação-ação sobre a prática de música de câmara como fator motivacional, bem como o recurso a canções auditivamente familiares no reportório quotidiano das crianças. Foram criados dois grupos de Música de Câmara de forma a avaliar a progressão dos alunos, tendo em conta o aspeto musical e social. As metodologias utilizadas consistiram num registo escrito referente às aulas efetuadas, inquéritos aos professores e encarregados de educação dos alunos, e entrevistas aos alunos participantes. As conclusões obtidas do estudo suportam a ideia que a prática de Música de Câmara desenvolve competências cognitivas nos alunos, tendo esta atividade igualmente influenciado um maior interesse na aprendizagem do instrumento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-23T18:01:53Z
2019-07-17
2019-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14468
TID:202264530
url http://hdl.handle.net/10400.22/14468
identifier_str_mv TID:202264530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473506205696