O papel do social shopping como estratégia de e-commerce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Branca Isabel Mendonça
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24650
Resumo: Esta dissertação de mestrado explora o conceito de social shopping, no contexto do e commerce e das redes sociais. O objetivo desta investigação é compreender as principais características e funcionalidades únicas do social shopping, no contexto mais amplo do e-commerce. Através de uma análise abrangente da literatura relevante, o estudo analisa conceitos como e-commerce, social commerce, social shopping, comportamento do consumidor e redes sociais. A metodologia de investigação adotada para este estudo é de cariz qualitativa, suportada na abordagem de estudo de casos múltiplos, com observação não participante como técnica principal de recolha de dados. A análise incidiu sobre três empresas, que atuam comercialmente através do social shopping, mas em redes sociais distintas: Facebook, Instagram e TikTok. Os resultados obtidos da investigação forneceram elementos que sustentam as três proposições formuladas: (i) existem funcionalidades tecnológicas nas redes sociais, na perspetiva do social shopping; (ii) o social shopping apresenta diferenças mediante a rede social; (iii) o social shopping proporciona uma experiência nas redes sociais mais prática e conveniente em comparação com o social commerce. Esta investigação contribui para uma compreensão mais profunda do social shopping, das suas características distintas, no panorama mais vasto do e-commerce e do papel das redes sociais na facilidade de experiências de compras sem interrupções, clarificando funcionalidades existentes nas redes sociais Facebook, Instagram e TikTok que promovem o social shopping. Proporciona, ainda, conhecimento dos elementos a ter em consideração pelas empresas que desejem implementar social shopping e dá contributos nessa perspetiva para a melhoria da experiência do consumidor e da jornada do cliente.
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