A Responsabilidade Social das Empresas: Estudo de Casos de Empresas Agrícolas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2428 |
Resumo: | A ética empresarial é um processo evolutivo cada vez mais valorizado por investidores e consumidores, não se tratando de uma moda, mas de uma profunda transformação em que a economia de mercado internaliza os aspectos ambientais e sociais nos seus processos de decisão. Espera-se que as empresas possam gerar lucro e simultaneamente contribuir para a realização de objectivos sociais e ambientais mediante a integração da responsabilidade social, enquanto investimento estratégico, no núcleo da sua estratégia empresarial, nos seus instrumentos de gestão e nas suas operações. Este trabalho, de carácter exploratório, pretende obter evidência empírica sobre a actuação de empresas agrícolas nas suas decisões de produção e nas suas relações com fornecedores, clientes e demais stackeholders, fundamentalmente na sua dimensão ética e de sustentabilidade ambiental. Os resultados obtidos sugerem que a temática da responsabilidade social das empresas agrícolas é uma prioridade como projecção de uma imagem “saudável, segura e de qualidade” junto dos clientes, mas não é um valor ético incorporado como missão primordial. |
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A Responsabilidade Social das Empresas: Estudo de Casos de Empresas AgrícolasÉticaAmbienteResponsabilidade Social das EmpresasA ética empresarial é um processo evolutivo cada vez mais valorizado por investidores e consumidores, não se tratando de uma moda, mas de uma profunda transformação em que a economia de mercado internaliza os aspectos ambientais e sociais nos seus processos de decisão. Espera-se que as empresas possam gerar lucro e simultaneamente contribuir para a realização de objectivos sociais e ambientais mediante a integração da responsabilidade social, enquanto investimento estratégico, no núcleo da sua estratégia empresarial, nos seus instrumentos de gestão e nas suas operações. Este trabalho, de carácter exploratório, pretende obter evidência empírica sobre a actuação de empresas agrícolas nas suas decisões de produção e nas suas relações com fornecedores, clientes e demais stackeholders, fundamentalmente na sua dimensão ética e de sustentabilidade ambiental. Os resultados obtidos sugerem que a temática da responsabilidade social das empresas agrícolas é uma prioridade como projecção de uma imagem “saudável, segura e de qualidade” junto dos clientes, mas não é um valor ético incorporado como missão primordial.Business ethics is an evolutionary process that is increasingly valued by investors and consumers, it is not a fashion, but a profound transformation in which the market economy internalizes environmental and social aspects in their decision-making. It is expected that firms can generate revenue and simultaneously contribute to the achievement of social and environmental objectives through the integration of social responsibility as a strategic investment in the core of its business strategy, in its management tools and its operations. This research, exploratory in its nature, seeks empirical evidence on the performance of agricultural firms in their production decisions and in their relations with suppliers, customers and other stakeholders, primarily in its ethical and environmental sustainability dimensions. The results suggest that the theme of corporate social responsibility is, for firms, a priority in terms of projecting an image of "healthy, safe and quality" among customers, but it is not incorporated as an ethical value as a primordial mission.2013-05-17T09:36:49Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2428porFernandes, Armandina Bernardete Além Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:50:15Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:00.381253Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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