A Responsabilidade Social das Empresas: Estudo de Casos de Empresas Agrícolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Armandina Bernardete Além Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2428
Resumo: A ética empresarial é um processo evolutivo cada vez mais valorizado por investidores e consumidores, não se tratando de uma moda, mas de uma profunda transformação em que a economia de mercado internaliza os aspectos ambientais e sociais nos seus processos de decisão. Espera-se que as empresas possam gerar lucro e simultaneamente contribuir para a realização de objectivos sociais e ambientais mediante a integração da responsabilidade social, enquanto investimento estratégico, no núcleo da sua estratégia empresarial, nos seus instrumentos de gestão e nas suas operações. Este trabalho, de carácter exploratório, pretende obter evidência empírica sobre a actuação de empresas agrícolas nas suas decisões de produção e nas suas relações com fornecedores, clientes e demais stackeholders, fundamentalmente na sua dimensão ética e de sustentabilidade ambiental. Os resultados obtidos sugerem que a temática da responsabilidade social das empresas agrícolas é uma prioridade como projecção de uma imagem “saudável, segura e de qualidade” junto dos clientes, mas não é um valor ético incorporado como missão primordial.
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