O peixe é fish por dentro e por fora : abordagem didática de cariz CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Soraia Alexandra Sousa de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16351
Resumo: O presente relatório final de estágio pretende apresentar o projeto de intervenção-investigação desenvolvido numa perspetiva da educação sustentável. O mesmo foi implementado em articulação nas unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e do Seminário de Investigação Educacional, numa turma do Pré-escolar. O projeto de intervenção-investigação implementado teve como principais objetivos: i) avaliar o impacte da sequência didática nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores e ii) avaliar o impacte da sequência didática no desenvolvimento profissional da professora investigadora que a concebeu, implementou e avaliou. O projeto de intervenção-investigação teve como suporte os seguintes pilares teóricos: i) Educação para o desenvolvimento sustentável; ii) Literacia científica; iii) Educação em ciências nos primeiros anos; iv) IBSE/Ensino por pesquisa & CTS e v) Educação alimentar numa perspetiva de educação para a saúde. O mesmo projeto teve características de investigação-ação, sendo que como técnicas de recolha de dados utilizamos a observação, o inquérito por entrevista e a compilação documental. Na análise dos dados recorremos à análise do conteúdo com suporte ao software WebQDA. Os resultados evidenciaram que o projeto contribuiu para o desenvolvimento de aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores relacionados com a temática do peixe e seu consumo, assim como para a promoção do desenvolvimento profissional da professora estagiária investigadora. O projeto de intervenção-investigação assumiu-se assim como um incentivo ao ensino das ciências desde os primeiros anos, demonstrando que é possível desenvolver projetos deste cariz, por forma a contribuirmos para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis numa perspetiva da educação para o desenvolvimento sustentável.
id RCAP_6325db2bd3cfc3825dc55ab47bd0ba4b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/16351
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O peixe é fish por dentro e por fora : abordagem didática de cariz CTSCiências da educaçãoEducação alimentarDesenvolvimento sustentávelPeixes - ConsumoEducação pré-escolarO presente relatório final de estágio pretende apresentar o projeto de intervenção-investigação desenvolvido numa perspetiva da educação sustentável. O mesmo foi implementado em articulação nas unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e do Seminário de Investigação Educacional, numa turma do Pré-escolar. O projeto de intervenção-investigação implementado teve como principais objetivos: i) avaliar o impacte da sequência didática nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores e ii) avaliar o impacte da sequência didática no desenvolvimento profissional da professora investigadora que a concebeu, implementou e avaliou. O projeto de intervenção-investigação teve como suporte os seguintes pilares teóricos: i) Educação para o desenvolvimento sustentável; ii) Literacia científica; iii) Educação em ciências nos primeiros anos; iv) IBSE/Ensino por pesquisa & CTS e v) Educação alimentar numa perspetiva de educação para a saúde. O mesmo projeto teve características de investigação-ação, sendo que como técnicas de recolha de dados utilizamos a observação, o inquérito por entrevista e a compilação documental. Na análise dos dados recorremos à análise do conteúdo com suporte ao software WebQDA. Os resultados evidenciaram que o projeto contribuiu para o desenvolvimento de aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores relacionados com a temática do peixe e seu consumo, assim como para a promoção do desenvolvimento profissional da professora estagiária investigadora. O projeto de intervenção-investigação assumiu-se assim como um incentivo ao ensino das ciências desde os primeiros anos, demonstrando que é possível desenvolver projetos deste cariz, por forma a contribuirmos para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis numa perspetiva da educação para o desenvolvimento sustentável.This final stage of report aims to present the project of intervention-research developed a perspective of sustainable education. The same has been implemented in conjunction in the course units of Supervised Teaching Practice and Educational Research Seminar, a pre-school class. The implemented research-intervention project had as main objectives: i) evaluate the impact of didactic sequence in the learning of children in terms of knowledge, skills and attitudes and values and ii) assess the impact of the didactic sequence in the professional development of researcher teacher whoShe conceived, implemented and evaluated. The action-research project was supported by the following theoretical pillars: i) education for sustainable development; ii) scientific literacy; iii) education in science in the early years; iv) IBSE / Teaching by Research & CTS v) nutrition education in an educational perspective to health. The same project was research-action features, and as data collection techniques use observation, interview survey and documentary compilation. In analyzing the data we used the analysis of content with support WebQDA software. The results showed that the project contributed to the development of learning of children in terms of knowledge, skills and attitudes and values related to the theme of fish and consumption, as well as to promote the professional development of teacher trainee researcher. The project intervention-research it was assumed as an incentive to science education from the early years, demonstrating that it is possible to develop projects of this nature in order to contribute to the formation of more conscious and responsible citizens in a perspective of education for sustainable development.Universidade de Aveiro2016-11-24T15:03:58Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16351TID:201594552porBarros, Soraia Alexandra Sousa deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:30:33Zoai:ria.ua.pt:10773/16351Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:30.665186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O peixe é fish por dentro e por fora : abordagem didática de cariz CTS
title O peixe é fish por dentro e por fora : abordagem didática de cariz CTS
spellingShingle O peixe é fish por dentro e por fora : abordagem didática de cariz CTS
Barros, Soraia Alexandra Sousa de
Ciências da educação
Educação alimentar
Desenvolvimento sustentável
Peixes - Consumo
Educação pré-escolar
title_short O peixe é fish por dentro e por fora : abordagem didática de cariz CTS
title_full O peixe é fish por dentro e por fora : abordagem didática de cariz CTS
title_fullStr O peixe é fish por dentro e por fora : abordagem didática de cariz CTS
title_full_unstemmed O peixe é fish por dentro e por fora : abordagem didática de cariz CTS
title_sort O peixe é fish por dentro e por fora : abordagem didática de cariz CTS
author Barros, Soraia Alexandra Sousa de
author_facet Barros, Soraia Alexandra Sousa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Soraia Alexandra Sousa de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da educação
Educação alimentar
Desenvolvimento sustentável
Peixes - Consumo
Educação pré-escolar
topic Ciências da educação
Educação alimentar
Desenvolvimento sustentável
Peixes - Consumo
Educação pré-escolar
description O presente relatório final de estágio pretende apresentar o projeto de intervenção-investigação desenvolvido numa perspetiva da educação sustentável. O mesmo foi implementado em articulação nas unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e do Seminário de Investigação Educacional, numa turma do Pré-escolar. O projeto de intervenção-investigação implementado teve como principais objetivos: i) avaliar o impacte da sequência didática nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores e ii) avaliar o impacte da sequência didática no desenvolvimento profissional da professora investigadora que a concebeu, implementou e avaliou. O projeto de intervenção-investigação teve como suporte os seguintes pilares teóricos: i) Educação para o desenvolvimento sustentável; ii) Literacia científica; iii) Educação em ciências nos primeiros anos; iv) IBSE/Ensino por pesquisa & CTS e v) Educação alimentar numa perspetiva de educação para a saúde. O mesmo projeto teve características de investigação-ação, sendo que como técnicas de recolha de dados utilizamos a observação, o inquérito por entrevista e a compilação documental. Na análise dos dados recorremos à análise do conteúdo com suporte ao software WebQDA. Os resultados evidenciaram que o projeto contribuiu para o desenvolvimento de aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores relacionados com a temática do peixe e seu consumo, assim como para a promoção do desenvolvimento profissional da professora estagiária investigadora. O projeto de intervenção-investigação assumiu-se assim como um incentivo ao ensino das ciências desde os primeiros anos, demonstrando que é possível desenvolver projetos deste cariz, por forma a contribuirmos para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis numa perspetiva da educação para o desenvolvimento sustentável.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-11-24T15:03:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/16351
TID:201594552
url http://hdl.handle.net/10773/16351
identifier_str_mv TID:201594552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137565122494464