O peixe é fish, venha de onde vier: abordagem didática de cariz CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celestino, Ana Catarina Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16413
Resumo: O presente relatório final de estágio pretende apresentar o projeto de intervenção-investigação desenvolvido, o qual consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma proposta didática, desenvolvida com a intenção de dar resposta a uma problemática identificada no contexto, ou seja, o reduzido consumo de peixe por parte das crianças. O projeto foi desenvolvido no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada e visou intervir ao nível da educação em ciências nos primeiros anos, mais propriamente ao nível da educação pré-escolar. Os seus principais objetivos passaram por, a partir da proposta didática concebida e implementada, avaliar o impacte do projeto de intervenção-investigação no desenvolvimento de aprendizagens nas crianças, bem como no desenvolvimento profissional da educadora-investigadora. Para uma abordagem de qualidade junto das crianças, mostrou-se necessário recorrer a um conjunto de orientações teóricas, nomeadamente ao ensino por pesquisa/IBSE, à orientação didática CTS e à perspetiva socioconstrutivista, as quais se constituíram como pilares de apoio à conceção e desenvolvimento das sete atividades implementadas com as crianças ao longo de várias sessões. Metodologicamente este projeto assumiu características de investigação-ação e, portanto, utilizaram-se como técnicas de recolha de dados a observação participante, o inquérito por questionário e a compilação documental. Por outro lado, enquanto processo de análise de dados recorreu-se à técnica de análise de conteúdo do tipo categorial, suportada pelo software webQDA, (software de análise qualitativa através do qual se construiu o instrumento de análise). Os resultados obtidos indicam que a conceção e desenvolvimento da proposta didática tiveram um reflexo positivo, visto que permitiram a mobilização de várias aprendizagens, tanto nas crianças (ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores), como para o desenvolvimento profissional da educadora-investigadora (enquanto futura docente e como investigadora). Assim, considera-se que o presente projeto se constitui como promotor do ensino das ciências nos primeiros anos, em especial com crianças do pré-escolar.
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Os seus principais objetivos passaram por, a partir da proposta didática concebida e implementada, avaliar o impacte do projeto de intervenção-investigação no desenvolvimento de aprendizagens nas crianças, bem como no desenvolvimento profissional da educadora-investigadora. Para uma abordagem de qualidade junto das crianças, mostrou-se necessário recorrer a um conjunto de orientações teóricas, nomeadamente ao ensino por pesquisa/IBSE, à orientação didática CTS e à perspetiva socioconstrutivista, as quais se constituíram como pilares de apoio à conceção e desenvolvimento das sete atividades implementadas com as crianças ao longo de várias sessões. Metodologicamente este projeto assumiu características de investigação-ação e, portanto, utilizaram-se como técnicas de recolha de dados a observação participante, o inquérito por questionário e a compilação documental. Por outro lado, enquanto processo de análise de dados recorreu-se à técnica de análise de conteúdo do tipo categorial, suportada pelo software webQDA, (software de análise qualitativa através do qual se construiu o instrumento de análise). Os resultados obtidos indicam que a conceção e desenvolvimento da proposta didática tiveram um reflexo positivo, visto que permitiram a mobilização de várias aprendizagens, tanto nas crianças (ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores), como para o desenvolvimento profissional da educadora-investigadora (enquanto futura docente e como investigadora). Assim, considera-se que o presente projeto se constitui como promotor do ensino das ciências nos primeiros anos, em especial com crianças do pré-escolar.This traineeship final report has as its main goal presenting the intervention-investigation project developed which consisted of the conception, planning, implementation and evaluation of a didactic proposal, developed with the intent of answering an issue identified in context, that is, the minor fish consumption by children. The project was developed within the scope of Supervised Pedagogical Practice and aimed at intervening on education in science in first years, more specifically in pre-scholar education. Its main goals were, starting from the didactic proposal conceived and implemented, to evaluate the impact of the intervention-investigation project on the development of the children’s learning as well as on the professional development of the educator-investigator. In order to approach the children, it was necessary to resort to a series of theoretical orientations, namely to teaching by research (IBSE), to STS didactic orientation and to the sociobuilding perspective, which were support pillars for the conception and development of the seven activities implemented for the children during several sessions. Methodologically, this project has taken on investigation-action characteristics and therefore the data collecting techniques used were the participant observation, the enquiry by questionnaire and the documental compilation. Also as data analysis process, the technique chosen was content analysis of the categorical type supported by the webQDA software, (quantitative analysis software through which the analysis instrument was constructed). The obtained results imply that the conception and development of the didactic proposal had a positive reflex, since they allowed the mobilization of several learning processes, both on children (regarding knowledge, capacities, attitudes and values) as well as on the professional development of the educator-investigator (as future docent and investigator). It is thus considered that this project constitutes as a promoter of the teaching of sciences in first years, specifically pre-scholar children.Universidade de Aveiro2016-12-06T14:49:10Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16413TID:201562430porCelestino, Ana Catarina Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:30:41Zoai:ria.ua.pt:10773/16413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:33.606326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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