Abordagem didática CTS no pré-escolar : o peixe é fish, vamos à pesca!
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/16380 |
Resumo: | O presente relatório final de estágio pretende apresentar o projeto de intervenção-investigação desenvolvido numa perspetiva da educação para a sustentabilidade. O projeto de intervenção-investigação pretendia trabalhar a temática do peixe e os benefícios do consumo do mesmo para as crianças, constituindo-se por uma sequência didática que envolveu o trabalho sobre questões relacionadas com diferentes espécies de peixe que existem. O projeto de intervenção-investigação implementado teve como principais objetivos: i) avaliar o impacte da sequência didática nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores e ii) avaliar o impacte da sequência didática no desenvolvimento profissional da professora investigadora que a concebeu, implementou e avaliou. O projeto de intervenção-investigação teve como suporte os seguintes pilares teóricos: i)Educação para o Desenvolvimento Sustentável; ii) Literacia Científica; iii) Educação em Ciências nos primeiros anos; iv) Orientação Ciência, Tecnologia e Sociedade e v) IBSE/EPP. O mesmo projeto teve caraterísticas de investigação-ação, em que se utilizaram como técnicas de recolha de dados a observação, o inquérito por entrevista e a compilação documental. Na análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo com suporte ao software WebQDA. O projeto contribuiu para o desenvolvimento de aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, como “Conhece algumas espécies de peixe”; capacidades como “Observa”; e atitudes e valores como “Revela gosto pelo consumo de peixe”; tal como para a promoção do desenvolvimento profissional da professora investigadora, o que se evidencia nos resultados. |
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Abordagem didática CTS no pré-escolar : o peixe é fish, vamos à pesca!Didática das ciênciasEducação em ciênciasDesenvolvimento sustentávelEducação pré-escolarO presente relatório final de estágio pretende apresentar o projeto de intervenção-investigação desenvolvido numa perspetiva da educação para a sustentabilidade. O projeto de intervenção-investigação pretendia trabalhar a temática do peixe e os benefícios do consumo do mesmo para as crianças, constituindo-se por uma sequência didática que envolveu o trabalho sobre questões relacionadas com diferentes espécies de peixe que existem. O projeto de intervenção-investigação implementado teve como principais objetivos: i) avaliar o impacte da sequência didática nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores e ii) avaliar o impacte da sequência didática no desenvolvimento profissional da professora investigadora que a concebeu, implementou e avaliou. O projeto de intervenção-investigação teve como suporte os seguintes pilares teóricos: i)Educação para o Desenvolvimento Sustentável; ii) Literacia Científica; iii) Educação em Ciências nos primeiros anos; iv) Orientação Ciência, Tecnologia e Sociedade e v) IBSE/EPP. O mesmo projeto teve caraterísticas de investigação-ação, em que se utilizaram como técnicas de recolha de dados a observação, o inquérito por entrevista e a compilação documental. Na análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo com suporte ao software WebQDA. O projeto contribuiu para o desenvolvimento de aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, como “Conhece algumas espécies de peixe”; capacidades como “Observa”; e atitudes e valores como “Revela gosto pelo consumo de peixe”; tal como para a promoção do desenvolvimento profissional da professora investigadora, o que se evidencia nos resultados.This final stage of report aims to present the project of intervention-research developed a perspective of education for sustainability. The project intervention-research intended to work the theme of fish and the benefits of its consumption for children, being by a didactic sequence that involved working on issues related to different species of fish that exist. The implemented research-intervention project was primarily to: i) assess the impact of the didactic sequence in the learning of children in terms of knowledge, skills and attitudes and values and ii) assess the impact of the didactic sequence in the professional development of researcher teacher who She conceived, implemented and evaluated. The action-research project was supported by the following theoretical pillars: i) Education for Sustainable Development; ii) Scientific Literacy; iii) Science Education in the early years; iv) Guidance Science, Technology and Society v) IBSE / EPP. The same project was research-action features, which were used as techniques for data collection observation, interview survey and documentary compilation. In analyzing the data resorted to content analysis with support WebQDA software. The project contributed to the development of learning of children at the level of knowledge as "Know some species of fish"; capabilities as "Notes"; and attitudes and values as "reveals taste for fish consumption"; as to promote the professional development of teacher researcher, as evidenced in the results. The results show that the project was constituted as a stimulus to science education from the early years, revealing the possibility and similar oriented project development relevance of different themes for the formation of more responsible and conscious citizens in promoting development sustainable.Universidade de Aveiro2016-11-30T11:04:38Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16380TID:201570084porPandeirada, Cátia Sofia Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:30:37Zoai:ria.ua.pt:10773/16380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:31.941689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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