Abordagem didática CTS no pré-escolar : o peixe é fish, vamos à pesca!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pandeirada, Cátia Sofia Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16380
Resumo: O presente relatório final de estágio pretende apresentar o projeto de intervenção-investigação desenvolvido numa perspetiva da educação para a sustentabilidade. O projeto de intervenção-investigação pretendia trabalhar a temática do peixe e os benefícios do consumo do mesmo para as crianças, constituindo-se por uma sequência didática que envolveu o trabalho sobre questões relacionadas com diferentes espécies de peixe que existem. O projeto de intervenção-investigação implementado teve como principais objetivos: i) avaliar o impacte da sequência didática nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores e ii) avaliar o impacte da sequência didática no desenvolvimento profissional da professora investigadora que a concebeu, implementou e avaliou. O projeto de intervenção-investigação teve como suporte os seguintes pilares teóricos: i)Educação para o Desenvolvimento Sustentável; ii) Literacia Científica; iii) Educação em Ciências nos primeiros anos; iv) Orientação Ciência, Tecnologia e Sociedade e v) IBSE/EPP. O mesmo projeto teve caraterísticas de investigação-ação, em que se utilizaram como técnicas de recolha de dados a observação, o inquérito por entrevista e a compilação documental. Na análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo com suporte ao software WebQDA. O projeto contribuiu para o desenvolvimento de aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, como “Conhece algumas espécies de peixe”; capacidades como “Observa”; e atitudes e valores como “Revela gosto pelo consumo de peixe”; tal como para a promoção do desenvolvimento profissional da professora investigadora, o que se evidencia nos resultados.
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