Contributos da supervisão pedagógica na relação interpessoal entre relator/avaliado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queirós, Maria Lucinda Gomes Ribeiro Capelo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1121
Resumo: O objecto desta investigação situa-se no âmbito da formação contínua de professores, bem como na construção do conhecimento através da integração da acção pedagógica. Por outras palavras, partindo da prática educativa e do contexto profissional do actual modelo de avaliação do desempenho dos professores no Agrupamento de Escolas X, pretende-se compreender e (des)construir, através dos actuais conceitos de supervisão pedagógica, a relação interpessoal que se estabelece entre o relator e o avaliado e potenciá-la para um efectivo desenvolvimento profissional dos professores. Este estudo é assumido no âmbito de uma perspectiva interpretativa e, portanto, particular, em que os implicados procuram compreender, numa perspectiva integral, os contextos genuínos e espontâneos para deles extrair algum sentido. Neste contexto investigativo, a intencionalidade é reformular/adaptar a teoria sobre os modelos de supervisão, tendo em conta a realidade do Agrupamento onde a investigadora desenvolve a sua prática profissional, potenciando a relação interpessoal relator/avaliado.
id RCAP_633a3b3a33cb9f75bedf68f3af1f0b27
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1121
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da supervisão pedagógica na relação interpessoal entre relator/avaliadoSupervisão pedagógicaRelações interpessoaisO objecto desta investigação situa-se no âmbito da formação contínua de professores, bem como na construção do conhecimento através da integração da acção pedagógica. Por outras palavras, partindo da prática educativa e do contexto profissional do actual modelo de avaliação do desempenho dos professores no Agrupamento de Escolas X, pretende-se compreender e (des)construir, através dos actuais conceitos de supervisão pedagógica, a relação interpessoal que se estabelece entre o relator e o avaliado e potenciá-la para um efectivo desenvolvimento profissional dos professores. Este estudo é assumido no âmbito de uma perspectiva interpretativa e, portanto, particular, em que os implicados procuram compreender, numa perspectiva integral, os contextos genuínos e espontâneos para deles extrair algum sentido. Neste contexto investigativo, a intencionalidade é reformular/adaptar a teoria sobre os modelos de supervisão, tendo em conta a realidade do Agrupamento onde a investigadora desenvolve a sua prática profissional, potenciando a relação interpessoal relator/avaliado.The object of this research is related to the teachers’ continuous professional development as well as to the construction of professional knowledge from the pedagogical practice. In other words, starting from the pedagogical practice and from the professional context of the present teachers’ assessment model in the X group of schools the evaluation system of teachers of the school X it is aimed to understand and (de)construct the interpersonal relationship between the supervisor and the teacher where trust-building and teamwork are emphasized. This is done through the most up-to-date concepts of pedagogical supervision. It is believed that this interpersonal relationship can contribute to promote professional growth. This study is done from a personal interpreting perspective in which the intervening subjects try to understand and draw conclusions from real and spontaneous daily professional situations. The aim of this research is to reform/adapt the theory of the instructional supervision models taking into account the reality of the school where the researcher works.2012-04-11T15:31:04Z2013-05-20T14:05:15Z2011-07-01T00:00:00Z2011-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1121porQueirós, Maria Lucinda Gomes Ribeiro Capeloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:37Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1121Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:38.534935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da supervisão pedagógica na relação interpessoal entre relator/avaliado
title Contributos da supervisão pedagógica na relação interpessoal entre relator/avaliado
spellingShingle Contributos da supervisão pedagógica na relação interpessoal entre relator/avaliado
Queirós, Maria Lucinda Gomes Ribeiro Capelo
Supervisão pedagógica
Relações interpessoais
title_short Contributos da supervisão pedagógica na relação interpessoal entre relator/avaliado
title_full Contributos da supervisão pedagógica na relação interpessoal entre relator/avaliado
title_fullStr Contributos da supervisão pedagógica na relação interpessoal entre relator/avaliado
title_full_unstemmed Contributos da supervisão pedagógica na relação interpessoal entre relator/avaliado
title_sort Contributos da supervisão pedagógica na relação interpessoal entre relator/avaliado
author Queirós, Maria Lucinda Gomes Ribeiro Capelo
author_facet Queirós, Maria Lucinda Gomes Ribeiro Capelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queirós, Maria Lucinda Gomes Ribeiro Capelo
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Relações interpessoais
topic Supervisão pedagógica
Relações interpessoais
description O objecto desta investigação situa-se no âmbito da formação contínua de professores, bem como na construção do conhecimento através da integração da acção pedagógica. Por outras palavras, partindo da prática educativa e do contexto profissional do actual modelo de avaliação do desempenho dos professores no Agrupamento de Escolas X, pretende-se compreender e (des)construir, através dos actuais conceitos de supervisão pedagógica, a relação interpessoal que se estabelece entre o relator e o avaliado e potenciá-la para um efectivo desenvolvimento profissional dos professores. Este estudo é assumido no âmbito de uma perspectiva interpretativa e, portanto, particular, em que os implicados procuram compreender, numa perspectiva integral, os contextos genuínos e espontâneos para deles extrair algum sentido. Neste contexto investigativo, a intencionalidade é reformular/adaptar a teoria sobre os modelos de supervisão, tendo em conta a realidade do Agrupamento onde a investigadora desenvolve a sua prática profissional, potenciando a relação interpessoal relator/avaliado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-01T00:00:00Z
2011-07
2012-04-11T15:31:04Z
2013-05-20T14:05:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1121
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131619972349952