A adoção de tecnologias de apoio à comunidade em educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ana Cristina Machado da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1880
Resumo: O principal objetivo do presente estudo foi avaliar a importância das Tecnologias de Apoio à Comunicação no desenvolvimento das competências comunicacionais em alunos com Necessidades Educativas Especiais, como condição essencial da interação social e da inclusão. Enquadrámos teoricamente o problema mostrando a evolução dos conceitos ligados à Educação Especial e à Multideficiência, tendo em conta a importância decisiva atribuída pela comunidade científica à comunicação no processo ensino-aprendizagem. Optámos por uma abordagem metodológica de estudo de caso, centrado em duas unidades de apoio à educação de alunos com multideficiência, situadas num agrupamento de escolas na periferia do Porto. Os instrumentos de recolhas de dados foram a entrevista semiestruturada (n=7) e a pesquisa documental, cujos dados foram objeto de análise de conteúdo. De um modo geral, os participantes no estudo apresentaram atitudes próximas de uma perspetiva de integração e práticas centradas na diferença e assentes na deficiência. Não procuram desenvolver potencialidades nem criar competências de modo planificado e com base em metas predefinidas. Não usam as tecnologias de apoio à comunicação de modo planeado, em coordenação com o ensino regular e o contexto familiar, visando o desenvolvimento das competências de comunicação indispensáveis para a construção da autonomia e para a inclusão. É patente a ausência de formação específica e supervisionada dos elementos das equipas de educação especial. Constata-se ainda que, apesar das diretivas da administração central, a instituição escolar não está ainda imbuída da cultura necessária à promoção de uma verdadeira inclusão, não tendo um papel proativo na coordenação de esforços e na definição de metas que visem um ensino inclusivo.
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