A adoção de tecnologias de apoio à comunidade em educação especial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1880 |
Resumo: | O principal objetivo do presente estudo foi avaliar a importância das Tecnologias de Apoio à Comunicação no desenvolvimento das competências comunicacionais em alunos com Necessidades Educativas Especiais, como condição essencial da interação social e da inclusão. Enquadrámos teoricamente o problema mostrando a evolução dos conceitos ligados à Educação Especial e à Multideficiência, tendo em conta a importância decisiva atribuída pela comunidade científica à comunicação no processo ensino-aprendizagem. Optámos por uma abordagem metodológica de estudo de caso, centrado em duas unidades de apoio à educação de alunos com multideficiência, situadas num agrupamento de escolas na periferia do Porto. Os instrumentos de recolhas de dados foram a entrevista semiestruturada (n=7) e a pesquisa documental, cujos dados foram objeto de análise de conteúdo. De um modo geral, os participantes no estudo apresentaram atitudes próximas de uma perspetiva de integração e práticas centradas na diferença e assentes na deficiência. Não procuram desenvolver potencialidades nem criar competências de modo planificado e com base em metas predefinidas. Não usam as tecnologias de apoio à comunicação de modo planeado, em coordenação com o ensino regular e o contexto familiar, visando o desenvolvimento das competências de comunicação indispensáveis para a construção da autonomia e para a inclusão. É patente a ausência de formação específica e supervisionada dos elementos das equipas de educação especial. Constata-se ainda que, apesar das diretivas da administração central, a instituição escolar não está ainda imbuída da cultura necessária à promoção de uma verdadeira inclusão, não tendo um papel proativo na coordenação de esforços e na definição de metas que visem um ensino inclusivo. |
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A adoção de tecnologias de apoio à comunidade em educação especialEducação especialMultideficiênciaTecnologias de apoio à comunicaçãoInclusãoSpecial educationMultideficiencyCommunication support technologiesInclusionEducationO principal objetivo do presente estudo foi avaliar a importância das Tecnologias de Apoio à Comunicação no desenvolvimento das competências comunicacionais em alunos com Necessidades Educativas Especiais, como condição essencial da interação social e da inclusão. Enquadrámos teoricamente o problema mostrando a evolução dos conceitos ligados à Educação Especial e à Multideficiência, tendo em conta a importância decisiva atribuída pela comunidade científica à comunicação no processo ensino-aprendizagem. Optámos por uma abordagem metodológica de estudo de caso, centrado em duas unidades de apoio à educação de alunos com multideficiência, situadas num agrupamento de escolas na periferia do Porto. Os instrumentos de recolhas de dados foram a entrevista semiestruturada (n=7) e a pesquisa documental, cujos dados foram objeto de análise de conteúdo. De um modo geral, os participantes no estudo apresentaram atitudes próximas de uma perspetiva de integração e práticas centradas na diferença e assentes na deficiência. Não procuram desenvolver potencialidades nem criar competências de modo planificado e com base em metas predefinidas. Não usam as tecnologias de apoio à comunicação de modo planeado, em coordenação com o ensino regular e o contexto familiar, visando o desenvolvimento das competências de comunicação indispensáveis para a construção da autonomia e para a inclusão. É patente a ausência de formação específica e supervisionada dos elementos das equipas de educação especial. Constata-se ainda que, apesar das diretivas da administração central, a instituição escolar não está ainda imbuída da cultura necessária à promoção de uma verdadeira inclusão, não tendo um papel proativo na coordenação de esforços e na definição de metas que visem um ensino inclusivo.The main objective of the present study was to evaluate the importance of Communication Support Technologies in the development of communication skills in students with special educational needs as an essential condition of social interaction and inclusion. The conceptual framework of the problem shows the evolution of concepts related to Special Education and Multideficiency, considering the decisive importance given by the scientific community to communication in the teachinglearning process. We adopted a methodological approach of case study, centred in two units of support to the education of students with multideficiency, located in a grouping of schools in the periphery of Porto. The instruments of data collection were the semistructured interview (n = 7) and the documentary research, whose data were elaborated by content analyses. The participants in the study presented, in general, attitudes close to integration perspective and practices based on difference and disability. They do not seek to develop potential or create skills based on predefined goals. They do not use communicational support technologies in a planned way, in coordination with regular education and the family context, aiming to develop communication skills. Those are indispensable in construction of autonomy and inclusion. Is evident the absence of specific and supervised training on elements of the team of special needs educators. We noted that, despite the central administration's directives, the school institution is not yet imbued with the necessary culture to promote true inclusion, and does not play a proactive role coordinating efforts or setting goals for inclusive education.2017-07-04T16:52:37Z2017-07-042017-04-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPinheiro, A. C. M. S. (2017). A adoção de tecnologias de apoio à comunidade em educação especial. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1880http://hdl.handle.net/11328/1880Pinheiro, A. C. M. S. (2017). A adoção de tecnologias de apoio à comunidade em educação especial. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1880http://hdl.handle.net/11328/1880TID:201683440porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessPinheiro, Ana Cristina Machado da Silvareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:13:54Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:48.089088Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O principal objetivo do presente estudo foi avaliar a importância das Tecnologias de Apoio à Comunicação no desenvolvimento das competências comunicacionais em alunos com Necessidades Educativas Especiais, como condição essencial da interação social e da inclusão. Enquadrámos teoricamente o problema mostrando a evolução dos conceitos ligados à Educação Especial e à Multideficiência, tendo em conta a importância decisiva atribuída pela comunidade científica à comunicação no processo ensino-aprendizagem. Optámos por uma abordagem metodológica de estudo de caso, centrado em duas unidades de apoio à educação de alunos com multideficiência, situadas num agrupamento de escolas na periferia do Porto. Os instrumentos de recolhas de dados foram a entrevista semiestruturada (n=7) e a pesquisa documental, cujos dados foram objeto de análise de conteúdo. De um modo geral, os participantes no estudo apresentaram atitudes próximas de uma perspetiva de integração e práticas centradas na diferença e assentes na deficiência. Não procuram desenvolver potencialidades nem criar competências de modo planificado e com base em metas predefinidas. Não usam as tecnologias de apoio à comunicação de modo planeado, em coordenação com o ensino regular e o contexto familiar, visando o desenvolvimento das competências de comunicação indispensáveis para a construção da autonomia e para a inclusão. É patente a ausência de formação específica e supervisionada dos elementos das equipas de educação especial. Constata-se ainda que, apesar das diretivas da administração central, a instituição escolar não está ainda imbuída da cultura necessária à promoção de uma verdadeira inclusão, não tendo um papel proativo na coordenação de esforços e na definição de metas que visem um ensino inclusivo. |
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