Efeitos da Lecionação de uma Unidade Didática a partir de Duas Abordagens Metodológicas Distintas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Inês Daniela Brochado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13661
Resumo: O presente documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular do Estágio Pedagógico, inserido no 2º ciclo de estudos, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. A prática de ensino supervisionada decorreu na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, no ano letivo 2022/2023. O seguinte Relatório de Estágio encontra-se dividido em dois capítulos e pretende descrever as aprendizagens e vivências ocorridas nesse período de tempo. O primeiro, ‘‘Intervenção Pedagógica’’, discorre, detalhadamente, sobre a atuação na instituição de ensino, o desporto escolar, a assessoria à direção de turma, a participação na escola e integração na comunidade escolar. O segundo, ‘‘Investigação e Inovação Pedagógica’’, diz respeito a um trabalho de investigação onde se procurou investigar os efeitos da lecionação de uma unidade didática a partir de duas abordagens metodológicas distintas: uma com prevalência na exercitação técnica, e outra com prevalência na exercitação contextualizada de situações de jogo. Os resultados obtidos permitiram concluir que a exercitação prevalente de situações de jogo contextualizadas, levou a resultados significativamente positivos nas variáveis de desempenho em comparação com abordagem com prevalência na exercitação técnica descontextualizada.
id RCAP_73ef9334ec357985104e566282ac0f84
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13661
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos da Lecionação de uma Unidade Didática a partir de Duas Abordagens Metodológicas DistintasRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Frei Heitor PintoAbordagens AntagónicasBasquetebolEducação FísicaEstágio PedagógicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular do Estágio Pedagógico, inserido no 2º ciclo de estudos, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. A prática de ensino supervisionada decorreu na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, no ano letivo 2022/2023. O seguinte Relatório de Estágio encontra-se dividido em dois capítulos e pretende descrever as aprendizagens e vivências ocorridas nesse período de tempo. O primeiro, ‘‘Intervenção Pedagógica’’, discorre, detalhadamente, sobre a atuação na instituição de ensino, o desporto escolar, a assessoria à direção de turma, a participação na escola e integração na comunidade escolar. O segundo, ‘‘Investigação e Inovação Pedagógica’’, diz respeito a um trabalho de investigação onde se procurou investigar os efeitos da lecionação de uma unidade didática a partir de duas abordagens metodológicas distintas: uma com prevalência na exercitação técnica, e outra com prevalência na exercitação contextualizada de situações de jogo. Os resultados obtidos permitiram concluir que a exercitação prevalente de situações de jogo contextualizadas, levou a resultados significativamente positivos nas variáveis de desempenho em comparação com abordagem com prevalência na exercitação técnica descontextualizada.This report was prepared within the scope of the curricular unit of the Pedagogical Internship, part of the 2nd cycle of studies, aiming to obtain a Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the University of Beira Interior. The supervised teaching practice took place at Escola Secundária Frei Heitor Pinto, in the academic year 2022/2023. The following Internship Report is divided into two chapters and intends to describe the learning and experiences that occurred during this period of time. The first chapter, ''Pedagogical Intervention'', discusses, in detail, the performance in the educational institution, school sports, the work carried out at the level of Class Head-teaching assistance, participation in the school and integration in the school community. The second chapter, ''Research and Pedagogical Innovation'', focuses on the exposition of the developed research project, where, in this case, it was debated with the analysis of the impact of two antagonistic methodological approaches, during a Basketball didactic unit, using an essentially analytical approach in comparison with another one based on the exercise of contextualized tasks in a game situation. The results obtained allowed us to conclude that the prevalent exercise of contextualized game situations led to significantly positive results in the performance variables, in comparison with the approach with prevalence in the decontextualized technical exercise.Ferraz, Ricardo Manuel PiresuBibliorumPacheco, Inês Daniela Brochado2023-11-15T11:36:05Z2023-07-202023-06-302023-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13661TID:203386590porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:03.161355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da Lecionação de uma Unidade Didática a partir de Duas Abordagens Metodológicas Distintas
Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Frei Heitor Pinto
title Efeitos da Lecionação de uma Unidade Didática a partir de Duas Abordagens Metodológicas Distintas
spellingShingle Efeitos da Lecionação de uma Unidade Didática a partir de Duas Abordagens Metodológicas Distintas
Pacheco, Inês Daniela Brochado
Abordagens Antagónicas
Basquetebol
Educação Física
Estágio Pedagógico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Efeitos da Lecionação de uma Unidade Didática a partir de Duas Abordagens Metodológicas Distintas
title_full Efeitos da Lecionação de uma Unidade Didática a partir de Duas Abordagens Metodológicas Distintas
title_fullStr Efeitos da Lecionação de uma Unidade Didática a partir de Duas Abordagens Metodológicas Distintas
title_full_unstemmed Efeitos da Lecionação de uma Unidade Didática a partir de Duas Abordagens Metodológicas Distintas
title_sort Efeitos da Lecionação de uma Unidade Didática a partir de Duas Abordagens Metodológicas Distintas
author Pacheco, Inês Daniela Brochado
author_facet Pacheco, Inês Daniela Brochado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Ricardo Manuel Pires
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Inês Daniela Brochado
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagens Antagónicas
Basquetebol
Educação Física
Estágio Pedagógico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Abordagens Antagónicas
Basquetebol
Educação Física
Estágio Pedagógico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description O presente documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular do Estágio Pedagógico, inserido no 2º ciclo de estudos, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. A prática de ensino supervisionada decorreu na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, no ano letivo 2022/2023. O seguinte Relatório de Estágio encontra-se dividido em dois capítulos e pretende descrever as aprendizagens e vivências ocorridas nesse período de tempo. O primeiro, ‘‘Intervenção Pedagógica’’, discorre, detalhadamente, sobre a atuação na instituição de ensino, o desporto escolar, a assessoria à direção de turma, a participação na escola e integração na comunidade escolar. O segundo, ‘‘Investigação e Inovação Pedagógica’’, diz respeito a um trabalho de investigação onde se procurou investigar os efeitos da lecionação de uma unidade didática a partir de duas abordagens metodológicas distintas: uma com prevalência na exercitação técnica, e outra com prevalência na exercitação contextualizada de situações de jogo. Os resultados obtidos permitiram concluir que a exercitação prevalente de situações de jogo contextualizadas, levou a resultados significativamente positivos nas variáveis de desempenho em comparação com abordagem com prevalência na exercitação técnica descontextualizada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-15T11:36:05Z
2023-07-20
2023-06-30
2023-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13661
TID:203386590
url http://hdl.handle.net/10400.6/13661
identifier_str_mv TID:203386590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136418904145920