O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Sara Neto de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78741
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_634b41e964bd42db4159528f4c68627a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78741
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literáriaThe Little Prince. Strategies to develop literary educationEducação literáriaLiteratura infantojuvenilLivros clássicosValoresChildren's literatureClassic booksLiterary educationValuesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste projeto de intervenção pedagógica supervisionada foi desenvolvido numa turma do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e numa turma do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico, com a finalidade de desenvolver a Educação Literária dos estudantes com recurso aos livros clássicos. A obra escolhida para o efeito foi O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, com o propósito de, desenvolvendo atividades lúdicas, os alunos mobilizassem aprendizagens significativas. O projeto, alicerçado na metodologia de um programa de leitura fundamentado na literatura, incluiu a realização de atividades de pré-leitura, de leitura e de pós-leitura, conseguindo trabalhar os conhecimentos do livro mais aprofundadamente. Os instrumentos de recolha de dados consistiram em observações participantes em contexto de sala de aula, trabalhos realizados pelos alunos, momentos reflexivos realizados diariamente, questionário e registos fotográficos. De um modo geral, o projeto demonstrou que, através da leitura de um livro clássico, os alunos desenvolveram a sua Educação Literária, além de terem adquirido conhecimentos e valores relevantes para a sua formação enquanto membros de uma sociedade.This supervised educational intervention project was developed in a 1st grade class of the 1st cycle of basic education and in a 5th grade class of the 2nd cycle of basic education, with the purpose of developing students' Literacy Education using classic books. The book chosen was The Little Prince, by Antoine de Saint-Exupéry, with the purpose of developing playful activities, so that students could mobilize significant learning. The project, based on the methodology of a reading program based on literature, included pre-reading, reading, and post-reading activities, managing to work on the knowledge of the book in greater depth. The data collection tools consisted of participant observations in the classroom, student work, daily reflective moments, a questionnaire, and photographic records. Overall, the project demonstrated that, through the reading of a classic book, students developed their Literary Education, in addition to having acquired knowledge and values relevant to their formation as members of a society.Azevedo, FernandoUniversidade do MinhoAzevedo, Sara Neto de2022-02-242022-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78741por203007190info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:11.000906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literária
The Little Prince. Strategies to develop literary education
title O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literária
spellingShingle O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literária
Azevedo, Sara Neto de
Educação literária
Literatura infantojuvenil
Livros clássicos
Valores
Children's literature
Classic books
Literary education
Values
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literária
title_full O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literária
title_fullStr O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literária
title_full_unstemmed O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literária
title_sort O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literária
author Azevedo, Sara Neto de
author_facet Azevedo, Sara Neto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Fernando
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Sara Neto de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação literária
Literatura infantojuvenil
Livros clássicos
Valores
Children's literature
Classic books
Literary education
Values
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação literária
Literatura infantojuvenil
Livros clássicos
Valores
Children's literature
Classic books
Literary education
Values
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-24
2022-02-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78741
url https://hdl.handle.net/1822/78741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203007190
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132203437785088