O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78741 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_634b41e964bd42db4159528f4c68627a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78741 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literáriaThe Little Prince. Strategies to develop literary educationEducação literáriaLiteratura infantojuvenilLivros clássicosValoresChildren's literatureClassic booksLiterary educationValuesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste projeto de intervenção pedagógica supervisionada foi desenvolvido numa turma do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e numa turma do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico, com a finalidade de desenvolver a Educação Literária dos estudantes com recurso aos livros clássicos. A obra escolhida para o efeito foi O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, com o propósito de, desenvolvendo atividades lúdicas, os alunos mobilizassem aprendizagens significativas. O projeto, alicerçado na metodologia de um programa de leitura fundamentado na literatura, incluiu a realização de atividades de pré-leitura, de leitura e de pós-leitura, conseguindo trabalhar os conhecimentos do livro mais aprofundadamente. Os instrumentos de recolha de dados consistiram em observações participantes em contexto de sala de aula, trabalhos realizados pelos alunos, momentos reflexivos realizados diariamente, questionário e registos fotográficos. De um modo geral, o projeto demonstrou que, através da leitura de um livro clássico, os alunos desenvolveram a sua Educação Literária, além de terem adquirido conhecimentos e valores relevantes para a sua formação enquanto membros de uma sociedade.This supervised educational intervention project was developed in a 1st grade class of the 1st cycle of basic education and in a 5th grade class of the 2nd cycle of basic education, with the purpose of developing students' Literacy Education using classic books. The book chosen was The Little Prince, by Antoine de Saint-Exupéry, with the purpose of developing playful activities, so that students could mobilize significant learning. The project, based on the methodology of a reading program based on literature, included pre-reading, reading, and post-reading activities, managing to work on the knowledge of the book in greater depth. The data collection tools consisted of participant observations in the classroom, student work, daily reflective moments, a questionnaire, and photographic records. Overall, the project demonstrated that, through the reading of a classic book, students developed their Literary Education, in addition to having acquired knowledge and values relevant to their formation as members of a society.Azevedo, FernandoUniversidade do MinhoAzevedo, Sara Neto de2022-02-242022-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78741por203007190info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:11.000906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literária The Little Prince. Strategies to develop literary education |
title |
O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literária |
spellingShingle |
O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literária Azevedo, Sara Neto de Educação literária Literatura infantojuvenil Livros clássicos Valores Children's literature Classic books Literary education Values Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literária |
title_full |
O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literária |
title_fullStr |
O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literária |
title_full_unstemmed |
O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literária |
title_sort |
O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literária |
author |
Azevedo, Sara Neto de |
author_facet |
Azevedo, Sara Neto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Fernando Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Sara Neto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação literária Literatura infantojuvenil Livros clássicos Valores Children's literature Classic books Literary education Values Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação literária Literatura infantojuvenil Livros clássicos Valores Children's literature Classic books Literary education Values Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-24 2022-02-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/78741 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/78741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203007190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132203437785088 |