Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400056 |
Resumo: | Resumo: A violência é um processo tão complexo na humanidade, que as intervenções educativas que abordam essa temática são imprescindíveis na busca de uma sociedade mais segura e justa. Objetivo: Analisar como vêm sendo realizados os processos educativos sobre a violência contra a pessoa idosa, a partir de uma revisão integrativa da literatura. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Web of Science, Scopus, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature e Analysis and Retrieval System Online (Medline), com os descritores de assunto “idoso”, “violência”, “educação em saúde” e “adulto jovem”. Foram incluídos todos os idiomas inglês, português e espanhol e excluídos os de revisão da literatura e as reflexões teóricas. Foram identificados 1211 artigos; a pós retiradas as repetições e seguindo-se sucessivamente a leitura dos títulos, resumo e artigos na íntegra, foram selecionados 12 artigos que responderam ao propósito do estudo. Utilizou-se como ferramenta de análise qualitativa dos resultados o software NVIVO. Resultados: São utilizadas diferentes estratégias para realizar os processos educativos, incluindo a simulação, aulas didáticas, utilização de vídeos, palestras, treinamento online, aprendizagem a partir da prática profissional, oficina de trabalho e estudos de casos. ressaltando-se a tendência de utilizar mais de uma estrátegia. Conclusões: Diferentes estratégias educacionais foram utilizadas na abordagem da violência contra a pessoa idosa, destancando-se aquelas que buscam a proatividade e envolvimento efetivo dos educandos. Os estudos selecionados corroboram a importância do trabalho da temática com o público adulto jovem, destacando que a aquisição de conhecimento, as mudanças de percepção e atitude exigem intervenções específicas, complexas e com sucessivas aproximações. |
id |
RCAP_634fdb8f2490dc466efe5ba36fffbb76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-77702022000400056 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literaturaIdosoAbuso de IdososEnsinoEducação em Saúde.Resumo: A violência é um processo tão complexo na humanidade, que as intervenções educativas que abordam essa temática são imprescindíveis na busca de uma sociedade mais segura e justa. Objetivo: Analisar como vêm sendo realizados os processos educativos sobre a violência contra a pessoa idosa, a partir de uma revisão integrativa da literatura. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Web of Science, Scopus, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature e Analysis and Retrieval System Online (Medline), com os descritores de assunto “idoso”, “violência”, “educação em saúde” e “adulto jovem”. Foram incluídos todos os idiomas inglês, português e espanhol e excluídos os de revisão da literatura e as reflexões teóricas. Foram identificados 1211 artigos; a pós retiradas as repetições e seguindo-se sucessivamente a leitura dos títulos, resumo e artigos na íntegra, foram selecionados 12 artigos que responderam ao propósito do estudo. Utilizou-se como ferramenta de análise qualitativa dos resultados o software NVIVO. Resultados: São utilizadas diferentes estratégias para realizar os processos educativos, incluindo a simulação, aulas didáticas, utilização de vídeos, palestras, treinamento online, aprendizagem a partir da prática profissional, oficina de trabalho e estudos de casos. ressaltando-se a tendência de utilizar mais de uma estrátegia. Conclusões: Diferentes estratégias educacionais foram utilizadas na abordagem da violência contra a pessoa idosa, destancando-se aquelas que buscam a proatividade e envolvimento efetivo dos educandos. Os estudos selecionados corroboram a importância do trabalho da temática com o público adulto jovem, destacando que a aquisição de conhecimento, as mudanças de percepção e atitude exigem intervenções específicas, complexas e com sucessivas aproximações.Ludomedia2022-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400056New Trends in Qualitative Research v.13 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400056Vernasque,Juliana Ribeiro da SilvaLoosli,Ana Laura LopesSantos,Maria Clara de SousaGimenez,Fabiana Veronez MartelatoRodrigues,Paula SalesMarin,Maria José Sanchesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:27Zoai:scielo:S2184-77702022000400056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:48.383237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literatura |
title |
Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literatura |
spellingShingle |
Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literatura Vernasque,Juliana Ribeiro da Silva Idoso Abuso de Idosos Ensino Educação em Saúde. |
title_short |
Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literatura |
title_full |
Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literatura |
title_fullStr |
Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literatura |
title_full_unstemmed |
Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literatura |
title_sort |
Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literatura |
author |
Vernasque,Juliana Ribeiro da Silva |
author_facet |
Vernasque,Juliana Ribeiro da Silva Loosli,Ana Laura Lopes Santos,Maria Clara de Sousa Gimenez,Fabiana Veronez Martelato Rodrigues,Paula Sales Marin,Maria José Sanches |
author_role |
author |
author2 |
Loosli,Ana Laura Lopes Santos,Maria Clara de Sousa Gimenez,Fabiana Veronez Martelato Rodrigues,Paula Sales Marin,Maria José Sanches |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vernasque,Juliana Ribeiro da Silva Loosli,Ana Laura Lopes Santos,Maria Clara de Sousa Gimenez,Fabiana Veronez Martelato Rodrigues,Paula Sales Marin,Maria José Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Idoso Abuso de Idosos Ensino Educação em Saúde. |
topic |
Idoso Abuso de Idosos Ensino Educação em Saúde. |
description |
Resumo: A violência é um processo tão complexo na humanidade, que as intervenções educativas que abordam essa temática são imprescindíveis na busca de uma sociedade mais segura e justa. Objetivo: Analisar como vêm sendo realizados os processos educativos sobre a violência contra a pessoa idosa, a partir de uma revisão integrativa da literatura. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Web of Science, Scopus, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature e Analysis and Retrieval System Online (Medline), com os descritores de assunto “idoso”, “violência”, “educação em saúde” e “adulto jovem”. Foram incluídos todos os idiomas inglês, português e espanhol e excluídos os de revisão da literatura e as reflexões teóricas. Foram identificados 1211 artigos; a pós retiradas as repetições e seguindo-se sucessivamente a leitura dos títulos, resumo e artigos na íntegra, foram selecionados 12 artigos que responderam ao propósito do estudo. Utilizou-se como ferramenta de análise qualitativa dos resultados o software NVIVO. Resultados: São utilizadas diferentes estratégias para realizar os processos educativos, incluindo a simulação, aulas didáticas, utilização de vídeos, palestras, treinamento online, aprendizagem a partir da prática profissional, oficina de trabalho e estudos de casos. ressaltando-se a tendência de utilizar mais de uma estrátegia. Conclusões: Diferentes estratégias educacionais foram utilizadas na abordagem da violência contra a pessoa idosa, destancando-se aquelas que buscam a proatividade e envolvimento efetivo dos educandos. Os estudos selecionados corroboram a importância do trabalho da temática com o público adulto jovem, destacando que a aquisição de conhecimento, as mudanças de percepção e atitude exigem intervenções específicas, complexas e com sucessivas aproximações. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400056 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400056 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research v.13 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137410927296512 |