Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vernasque,Juliana Ribeiro da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Loosli,Ana Laura Lopes, Santos,Maria Clara de Sousa, Gimenez,Fabiana Veronez Martelato, Rodrigues,Paula Sales, Marin,Maria José Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400056
Resumo: Resumo: A violência é um processo tão complexo na humanidade, que as intervenções educativas que abordam essa temática são imprescindíveis na busca de uma sociedade mais segura e justa. Objetivo: Analisar como vêm sendo realizados os processos educativos sobre a violência contra a pessoa idosa, a partir de uma revisão integrativa da literatura. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Web of Science, Scopus, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature e Analysis and Retrieval System Online (Medline), com os descritores de assunto “idoso”, “violência”, “educação em saúde” e “adulto jovem”. Foram incluídos todos os idiomas inglês, português e espanhol e excluídos os de revisão da literatura e as reflexões teóricas. Foram identificados 1211 artigos; a pós retiradas as repetições e seguindo-se sucessivamente a leitura dos títulos, resumo e artigos na íntegra, foram selecionados 12 artigos que responderam ao propósito do estudo. Utilizou-se como ferramenta de análise qualitativa dos resultados o software NVIVO. Resultados: São utilizadas diferentes estratégias para realizar os processos educativos, incluindo a simulação, aulas didáticas, utilização de vídeos, palestras, treinamento online, aprendizagem a partir da prática profissional, oficina de trabalho e estudos de casos. ressaltando-se a tendência de utilizar mais de uma estrátegia. Conclusões: Diferentes estratégias educacionais foram utilizadas na abordagem da violência contra a pessoa idosa, destancando-se aquelas que buscam a proatividade e envolvimento efetivo dos educandos. Os estudos selecionados corroboram a importância do trabalho da temática com o público adulto jovem, destacando que a aquisição de conhecimento, as mudanças de percepção e atitude exigem intervenções específicas, complexas e com sucessivas aproximações.
id RCAP_634fdb8f2490dc466efe5ba36fffbb76
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-77702022000400056
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literaturaIdosoAbuso de IdososEnsinoEducação em Saúde.Resumo: A violência é um processo tão complexo na humanidade, que as intervenções educativas que abordam essa temática são imprescindíveis na busca de uma sociedade mais segura e justa. Objetivo: Analisar como vêm sendo realizados os processos educativos sobre a violência contra a pessoa idosa, a partir de uma revisão integrativa da literatura. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Web of Science, Scopus, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature e Analysis and Retrieval System Online (Medline), com os descritores de assunto “idoso”, “violência”, “educação em saúde” e “adulto jovem”. Foram incluídos todos os idiomas inglês, português e espanhol e excluídos os de revisão da literatura e as reflexões teóricas. Foram identificados 1211 artigos; a pós retiradas as repetições e seguindo-se sucessivamente a leitura dos títulos, resumo e artigos na íntegra, foram selecionados 12 artigos que responderam ao propósito do estudo. Utilizou-se como ferramenta de análise qualitativa dos resultados o software NVIVO. Resultados: São utilizadas diferentes estratégias para realizar os processos educativos, incluindo a simulação, aulas didáticas, utilização de vídeos, palestras, treinamento online, aprendizagem a partir da prática profissional, oficina de trabalho e estudos de casos. ressaltando-se a tendência de utilizar mais de uma estrátegia. Conclusões: Diferentes estratégias educacionais foram utilizadas na abordagem da violência contra a pessoa idosa, destancando-se aquelas que buscam a proatividade e envolvimento efetivo dos educandos. Os estudos selecionados corroboram a importância do trabalho da temática com o público adulto jovem, destacando que a aquisição de conhecimento, as mudanças de percepção e atitude exigem intervenções específicas, complexas e com sucessivas aproximações.Ludomedia2022-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400056New Trends in Qualitative Research v.13 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400056Vernasque,Juliana Ribeiro da SilvaLoosli,Ana Laura LopesSantos,Maria Clara de SousaGimenez,Fabiana Veronez MartelatoRodrigues,Paula SalesMarin,Maria José Sanchesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:27Zoai:scielo:S2184-77702022000400056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:48.383237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literatura
title Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literatura
spellingShingle Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literatura
Vernasque,Juliana Ribeiro da Silva
Idoso
Abuso de Idosos
Ensino
Educação em Saúde.
title_short Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literatura
title_full Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literatura
title_fullStr Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literatura
title_full_unstemmed Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literatura
title_sort Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literatura
author Vernasque,Juliana Ribeiro da Silva
author_facet Vernasque,Juliana Ribeiro da Silva
Loosli,Ana Laura Lopes
Santos,Maria Clara de Sousa
Gimenez,Fabiana Veronez Martelato
Rodrigues,Paula Sales
Marin,Maria José Sanches
author_role author
author2 Loosli,Ana Laura Lopes
Santos,Maria Clara de Sousa
Gimenez,Fabiana Veronez Martelato
Rodrigues,Paula Sales
Marin,Maria José Sanches
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vernasque,Juliana Ribeiro da Silva
Loosli,Ana Laura Lopes
Santos,Maria Clara de Sousa
Gimenez,Fabiana Veronez Martelato
Rodrigues,Paula Sales
Marin,Maria José Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso
Abuso de Idosos
Ensino
Educação em Saúde.
topic Idoso
Abuso de Idosos
Ensino
Educação em Saúde.
description Resumo: A violência é um processo tão complexo na humanidade, que as intervenções educativas que abordam essa temática são imprescindíveis na busca de uma sociedade mais segura e justa. Objetivo: Analisar como vêm sendo realizados os processos educativos sobre a violência contra a pessoa idosa, a partir de uma revisão integrativa da literatura. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Web of Science, Scopus, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature e Analysis and Retrieval System Online (Medline), com os descritores de assunto “idoso”, “violência”, “educação em saúde” e “adulto jovem”. Foram incluídos todos os idiomas inglês, português e espanhol e excluídos os de revisão da literatura e as reflexões teóricas. Foram identificados 1211 artigos; a pós retiradas as repetições e seguindo-se sucessivamente a leitura dos títulos, resumo e artigos na íntegra, foram selecionados 12 artigos que responderam ao propósito do estudo. Utilizou-se como ferramenta de análise qualitativa dos resultados o software NVIVO. Resultados: São utilizadas diferentes estratégias para realizar os processos educativos, incluindo a simulação, aulas didáticas, utilização de vídeos, palestras, treinamento online, aprendizagem a partir da prática profissional, oficina de trabalho e estudos de casos. ressaltando-se a tendência de utilizar mais de uma estrátegia. Conclusões: Diferentes estratégias educacionais foram utilizadas na abordagem da violência contra a pessoa idosa, destancando-se aquelas que buscam a proatividade e envolvimento efetivo dos educandos. Os estudos selecionados corroboram a importância do trabalho da temática com o público adulto jovem, destacando que a aquisição de conhecimento, as mudanças de percepção e atitude exigem intervenções específicas, complexas e com sucessivas aproximações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400056
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400056
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research v.13 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137410927296512