A avaliação das aprendizagens numa turma de 5º ano com o novo programa de matemática: perspectivas de uma professora e dos seus alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/4083 |
Resumo: | Dissertação de mest., Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011 |
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A avaliação das aprendizagens numa turma de 5º ano com o novo programa de matemática: perspectivas de uma professora e dos seus alunosDidáctica de matemáticaEnsino de matemáticaAvaliaçãoConcepçõesPráticas educativasAprendizagemDissertação de mest., Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011O presente estudo desenvolve-se numa Escola Básica 2,3 do Algarve, incidindo sobre as práticas de avaliação de uma professora de Matemática que lecciona uma turma experimental de 5.º ano, com o Novo Programa de Matemática do Ensino Básico (NPMEB). O objectivo da investigação é identificar, descrever e compreender, em profundidade, as práticas dessa professora e a forma como os seus alunos encaram a avaliação, designadamente no que se refere ao seu aspecto formativo, o qual foi reforçado no contexto da experimentação do NPMEB. Desse modo, procura-se dar resposta às seguintes questões de investigação: Quais os aspectos mais significativos presentes, no dia-a-dia, na forma de avaliar de uma professora do 2.º ciclo, no âmbito da experimentação do novo programa? Como é que os alunos desta professora encaram a avaliação na disciplina de Matemática? De que modo é que estes alunos reconhecem na avaliação uma oportunidade para a sua aprendizagem? Seguiu-se uma abordagem metodológica de carácter qualitativo onde se privilegia a descrição e a interpretação dos dados recolhidos. Adoptou-se o desenho de estudo de caso, que toma uma forma narrativa e se assume como particularista, ao focar-se numa turma e na respectiva professora. Os dados foram recolhidos através de entrevistas e conversas informais com a professora, de questionários a todos os alunos e de entrevistas a alguns alunos seleccionados, incluindo documentos produzidos em sala de aula. Concluiu-se que a professora participante revela um conhecimento e respeito profundo pelas recomendações actuais no domínio da avaliação, nomeadamente pelo princípio da transparência, e as suas práticas mostram que integrou as recomendações do Novo Programa. Os alunos não valorizam a avaliação externa mas interessam-se pelas classificações que obtêm na escola e enaltecem os testes escritos. A maioria dos alunos da turma mostram ter noção do modo como são avaliados, ainda que a sua visão sobre a avaliação tenda a ser muito redutora, pois relacionam-na com notas, classificações, progressão de ano e vêem o teste como o instrumento fundamental para quantificar o seu nível de conhecimentos.Amado, NéliaSapientiaPinto, Maria Madalena Alves Lourenço Carrasco Guerreiro2014-05-27T10:30:22Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/4083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:15:19Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/4083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:57:35.332345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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