Avaliação das Aprendizagens em matemática em turmas de anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Elsa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Borralho, António, Lucena, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/832
Resumo: Recentemente, as investigações têm vindo a destacar a importância da avaliação na melhoria das aprendizagens. No entanto, a maioria dos sistemas educativos continua a apresentar dificuldade em implementar uma avaliação verdadeiramente formativa. É, assim, fundamental reforçar a investigação empírica nas escolas e nas salas de aula (BLACK; WILIAM, 2006; FERNANDES, 2008a). Com esta investigação, pretendeu-se compreender as relações entre as práticas de ensino, de avaliação, a melhoria das aprendizagens dos alunos e o seu sucesso escolar. O que se retrata, neste artigo, está focado na caracterização das práticas avaliativas que ocorrem dentro das salas de aula quando os professores abordam a Matemática. Desta forma, e tendo em conta os resultados obtidos, espera-se contribuir para uma maior compreensão da avaliação das aprendizagens no ensino básico/fundamental e, nesse sentido, os achados da pesquisa contribuirão para a produção de conhecimento e para a reflexão teórica numa área que tem sido claramente negligenciada pela investigação. 
id SBEM_MAT-1_2cfa1b551a94e42ddec706f4d3466e4e
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/832
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Avaliação das Aprendizagens em matemática em turmas de anos iniciaisAvaliação das AprendizagensPráticas de AvaliaçãoEducação BásicaMatemáticaRecentemente, as investigações têm vindo a destacar a importância da avaliação na melhoria das aprendizagens. No entanto, a maioria dos sistemas educativos continua a apresentar dificuldade em implementar uma avaliação verdadeiramente formativa. É, assim, fundamental reforçar a investigação empírica nas escolas e nas salas de aula (BLACK; WILIAM, 2006; FERNANDES, 2008a). Com esta investigação, pretendeu-se compreender as relações entre as práticas de ensino, de avaliação, a melhoria das aprendizagens dos alunos e o seu sucesso escolar. O que se retrata, neste artigo, está focado na caracterização das práticas avaliativas que ocorrem dentro das salas de aula quando os professores abordam a Matemática. Desta forma, e tendo em conta os resultados obtidos, espera-se contribuir para uma maior compreensão da avaliação das aprendizagens no ensino básico/fundamental e, nesse sentido, os achados da pesquisa contribuirão para a produção de conhecimento e para a reflexão teórica numa área que tem sido claramente negligenciada pela investigação. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisaapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/832Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 109-1242317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/832/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, ElsaBorralho, AntónioLucena, Isabel2022-12-23T10:55:53Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/832Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:55:53Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das Aprendizagens em matemática em turmas de anos iniciais
title Avaliação das Aprendizagens em matemática em turmas de anos iniciais
spellingShingle Avaliação das Aprendizagens em matemática em turmas de anos iniciais
Barbosa, Elsa
Avaliação das Aprendizagens
Práticas de Avaliação
Educação Básica
Matemática
title_short Avaliação das Aprendizagens em matemática em turmas de anos iniciais
title_full Avaliação das Aprendizagens em matemática em turmas de anos iniciais
title_fullStr Avaliação das Aprendizagens em matemática em turmas de anos iniciais
title_full_unstemmed Avaliação das Aprendizagens em matemática em turmas de anos iniciais
title_sort Avaliação das Aprendizagens em matemática em turmas de anos iniciais
author Barbosa, Elsa
author_facet Barbosa, Elsa
Borralho, António
Lucena, Isabel
author_role author
author2 Borralho, António
Lucena, Isabel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Elsa
Borralho, António
Lucena, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação das Aprendizagens
Práticas de Avaliação
Educação Básica
Matemática
topic Avaliação das Aprendizagens
Práticas de Avaliação
Educação Básica
Matemática
description Recentemente, as investigações têm vindo a destacar a importância da avaliação na melhoria das aprendizagens. No entanto, a maioria dos sistemas educativos continua a apresentar dificuldade em implementar uma avaliação verdadeiramente formativa. É, assim, fundamental reforçar a investigação empírica nas escolas e nas salas de aula (BLACK; WILIAM, 2006; FERNANDES, 2008a). Com esta investigação, pretendeu-se compreender as relações entre as práticas de ensino, de avaliação, a melhoria das aprendizagens dos alunos e o seu sucesso escolar. O que se retrata, neste artigo, está focado na caracterização das práticas avaliativas que ocorrem dentro das salas de aula quando os professores abordam a Matemática. Desta forma, e tendo em conta os resultados obtidos, espera-se contribuir para uma maior compreensão da avaliação das aprendizagens no ensino básico/fundamental e, nesse sentido, os achados da pesquisa contribuirão para a produção de conhecimento e para a reflexão teórica numa área que tem sido claramente negligenciada pela investigação. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/832
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/832/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 109-124
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129024286720