A aprendizagem da matemática com recurso à história : uma proposta pedagógica para o 5.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Hugo Emanuel Mendonça, 1979-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10303
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
id RCAP_b86a1adb421117f5c10759b3abb23a70
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10303
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem da matemática com recurso à história : uma proposta pedagógica para o 5.º anoHistória da matemáticaDidáctica da matemáticaPráticas educativasRelatórios de estágio de mestrado - 2013Relatório de estágio de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013Este estudo procura compreender em que medida o desenvolvimento e a implementação de uma proposta pedagógica suportada por tarefas baseadas na História da Matemática conduzem a uma aprendizagem significativa dos racionais não negativos (frações), do perímetro do círculo (e respetiva compreensão do significado do π) e da área do círculo em alunos do 5.º ano. Especificamente, o estudo visa analisar as estratégias utilizadas pelos alunos, as dificuldades que evidenciam e os conhecimentos anteriores que mobilizam na resolução dessas tarefas, bem como as aprendizagens por eles realizadas. Além disso, pretende promover uma reflexão sobre a própria prática, uma vez que a proposta pedagógica se desenvolve no quadro da prática letiva do investigador, numa escola pública pertencente ao concelho de Odivelas, zona que se situa na periferia norte de Lisboa. O estudo é fundamentado nas orientações curriculares e por uma revisão de literatura sobre História da Matemática e o seu papel no ensino e aprendizagem desta disciplina. Na recolha de dados utilizei a observação participante, com registo de notas de campo, a gravação áudio e vídeo das aulas onde se aplicaram as tarefas e a recolha documental dos trabalhos elaborados pelos alunos. Os resultados do estudo evidenciam que os alunos utilizam estratégias diversificadas na exploração das tarefas, estabelecendo conexões com vários tópicos matemáticos. Identificam-se, porém, algumas dificuldades matemáticas que se salientaram, como é o caso da conceção da unidade relativa às frações, e outras que se vão dissipando com o decorrer da proposta pedagógica, nomeadamente a compreensão da natureza de pi que vai sendo enriquecida pela contextualização histórica. Os conhecimentos mobilizados são relativos a vários tópicos matemáticos estudados anteriormente à implementação desta proposta pedagógica e aos tópicos que foram sendo construídos ao longo da mesma, destacando-se a contribuição da construção do conceito de fração para o estudo do número pi e a utilização de alguns conhecimentos históricos que permitem aos alunos justificar as suas ideias e conjeturas sobre a irracionalidade deste número. Os resultados parecem evidenciar que a História da Matemática propicia aprendizagens significativas para os alunos.This study aims to understand how the development and the implementation of a pedagogical proposal, supported by tasks based on the History of Mathematics, contributes to 5th grade students’ significant learning of non-negative rational numbers (fractions), circus perimeter (and the associated understanding of the π value) and its area. Specifically, this study seeks to analyze the strategies used by students, the difficulties they faced and the previous knowledge they mobilized when solving the proposed tasks, as well as their learning. Moreover, it intends to promote a reflection about my own practice as this pedagogical proposal develops itself in a class of a public school at Odivelas, surroundings of Lisbon, where I am also a teacher. The study stands on the curricular orientations and a literature review on History of Mathematics and its role in the teaching and learning process. Data collection methods include participant observation and the respective field notes, audio and video recordings of the classes where the tasks were applied as well as the students’ written reports. The results show that the students use diverse strategies in the exploration of the tasks, establishing connections with several mathematical topics. Some mathematical difficulties were identified as, for instance, the connection between fractions and their unities, while others were decreasing with the continuous work on this pedagogical proposal, namely the comprehension of pi which was enhanced by its historical meaning. The knowledge mobilized was both related to several previously studied mathematical topics and to new others built during the implementation of this proposal, with emphasis on the development of fractions for the study of pi and the use of some historical knowledge that allow students to justify their own ideas on the irrationality of this number. The results of this study also seem to confirm that the use of tasks based on the History of Mathematics has several potentialities in students’ learning.Henriques, Ana Cláudia Correia Batalha, 1968-Repositório da Universidade de LisboaPedroso, Hugo Emanuel Mendonça, 1979-2014-01-27T16:58:19Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10303TID:201279649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:22.117805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem da matemática com recurso à história : uma proposta pedagógica para o 5.º ano
title A aprendizagem da matemática com recurso à história : uma proposta pedagógica para o 5.º ano
spellingShingle A aprendizagem da matemática com recurso à história : uma proposta pedagógica para o 5.º ano
Pedroso, Hugo Emanuel Mendonça, 1979-
História da matemática
Didáctica da matemática
Práticas educativas
Relatórios de estágio de mestrado - 2013
title_short A aprendizagem da matemática com recurso à história : uma proposta pedagógica para o 5.º ano
title_full A aprendizagem da matemática com recurso à história : uma proposta pedagógica para o 5.º ano
title_fullStr A aprendizagem da matemática com recurso à história : uma proposta pedagógica para o 5.º ano
title_full_unstemmed A aprendizagem da matemática com recurso à história : uma proposta pedagógica para o 5.º ano
title_sort A aprendizagem da matemática com recurso à história : uma proposta pedagógica para o 5.º ano
author Pedroso, Hugo Emanuel Mendonça, 1979-
author_facet Pedroso, Hugo Emanuel Mendonça, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Ana Cláudia Correia Batalha, 1968-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Hugo Emanuel Mendonça, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Didáctica da matemática
Práticas educativas
Relatórios de estágio de mestrado - 2013
topic História da matemática
Didáctica da matemática
Práticas educativas
Relatórios de estágio de mestrado - 2013
description Relatório de estágio de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-27T16:58:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10303
TID:201279649
url http://hdl.handle.net/10451/10303
identifier_str_mv TID:201279649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134237965680640