Mitos, lendas e banda desenhada: desenvolvimento da oralidade: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32571 |
Resumo: | O presente estudo pretendia desenvolver competências em comunicação oral em alunos a frequentar o 6.º ano de escolaridade explorando textos narrativos (mitos e lendas) e a banda desenhada. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para as seguintes questões de investigação: Será que os alunos são capazes de distinguir mito de lenda a partir da exploração de textos desta natureza? E de desenvolver competências em comunicação a partir da exploração de banda desenhada? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Distinguir mito e lenda a partir da exploração de textos desta natureza e Desenvolver competências em comunicação oral a partir da exploração de banda desenhada. Assim, concebemos uma intervenção didática, em que recorremos à banda desenhada para explorar mitos e lendas e envolver os alunos em situações de comunicação oral. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades de comunicação oral envolvendo o uso da banda desenhada. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido desenvolvido competências em comunicação oral a partir deste recurso. |
id |
RCAP_63603d357f08bb4f5e9d9752dfc5d3c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/32571 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mitos, lendas e banda desenhada: desenvolvimento da oralidade: um estudo no 2º Ciclo do Ensino BásicoComunicação oralBanda desenhadaMitoLendaEnsino da língua materna2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo pretendia desenvolver competências em comunicação oral em alunos a frequentar o 6.º ano de escolaridade explorando textos narrativos (mitos e lendas) e a banda desenhada. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para as seguintes questões de investigação: Será que os alunos são capazes de distinguir mito de lenda a partir da exploração de textos desta natureza? E de desenvolver competências em comunicação a partir da exploração de banda desenhada? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Distinguir mito e lenda a partir da exploração de textos desta natureza e Desenvolver competências em comunicação oral a partir da exploração de banda desenhada. Assim, concebemos uma intervenção didática, em que recorremos à banda desenhada para explorar mitos e lendas e envolver os alunos em situações de comunicação oral. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades de comunicação oral envolvendo o uso da banda desenhada. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido desenvolvido competências em comunicação oral a partir deste recurso.This study aimed to develop competencies in oral communication in pupils attending the 6th grade using narrative texts (myths and legends) and comics. The project was supposed to help us find answers for the following research questions: Will the pupils be capable of distinguishing myths and legends exploring texts of this nature? And of improving their competencies in oral communication exploring comics? The research objectives were the following ones: To distinguish myths from legends exploring this kind of texts and To develop competencies in oral communication using comics. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention in which we used comics to study myths and legends and to involve the pupils in situations of oral communication. Using a qualitative research methodology based on case study, we collected data concerning the pupils’ performance in situations of oral communication involving the use of comics. The content analysis of these data revealed that the pupils had really developed competencies in oral communication based on this resource.Cette étude avait pour but de développer des compétences en communication orale chez des élèves de sixième en explorant des textes narratifs (mythe et légende) et la bande dessinée. Le projet était guidé par deux questions de recherche : Est-ce que les élèves seront capables de distinguer le mythe de la légende à partir de l’exploitation de textes de cette nature ? Et de développer des compétences en communication orale à partir de la bande dessinée ? Il y avait aussi deux objectifs de recherche : Distinguer le mythe de la légende et Développer des compétences en communication orale en ayant recours à la bande dessinée. Par conséquent, on a préparé une intervention didactique au cours de laquelle on a utilisé la bande dessinée pour étudier des mythes et des légendes et amener les élèves à participer à des situations de communication orale. En ayant recours à une méthodologie de recherche de nature qualitative basée sur l’étude de cas, on a recueilli des données concernant la performance des élèves dans des situations de communication orale impliquant le recours à la bande dessinée. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les élèves avaient effectivement développé des compétences en communication orale à partir de cette ressource.2021-11-09T09:11:21Z2021-10-27T00:00:00Z2021-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32571porGonçalves, Matilde Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:42Zoai:ria.ua.pt:10773/32571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:10.351453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mitos, lendas e banda desenhada: desenvolvimento da oralidade: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Mitos, lendas e banda desenhada: desenvolvimento da oralidade: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Mitos, lendas e banda desenhada: desenvolvimento da oralidade: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico Gonçalves, Matilde Oliveira Comunicação oral Banda desenhada Mito Lenda Ensino da língua materna 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
Mitos, lendas e banda desenhada: desenvolvimento da oralidade: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Mitos, lendas e banda desenhada: desenvolvimento da oralidade: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Mitos, lendas e banda desenhada: desenvolvimento da oralidade: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Mitos, lendas e banda desenhada: desenvolvimento da oralidade: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Mitos, lendas e banda desenhada: desenvolvimento da oralidade: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Gonçalves, Matilde Oliveira |
author_facet |
Gonçalves, Matilde Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Matilde Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação oral Banda desenhada Mito Lenda Ensino da língua materna 2.º Ciclo do Ensino Básico |
topic |
Comunicação oral Banda desenhada Mito Lenda Ensino da língua materna 2.º Ciclo do Ensino Básico |
description |
O presente estudo pretendia desenvolver competências em comunicação oral em alunos a frequentar o 6.º ano de escolaridade explorando textos narrativos (mitos e lendas) e a banda desenhada. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para as seguintes questões de investigação: Será que os alunos são capazes de distinguir mito de lenda a partir da exploração de textos desta natureza? E de desenvolver competências em comunicação a partir da exploração de banda desenhada? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Distinguir mito e lenda a partir da exploração de textos desta natureza e Desenvolver competências em comunicação oral a partir da exploração de banda desenhada. Assim, concebemos uma intervenção didática, em que recorremos à banda desenhada para explorar mitos e lendas e envolver os alunos em situações de comunicação oral. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades de comunicação oral envolvendo o uso da banda desenhada. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido desenvolvido competências em comunicação oral a partir deste recurso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-09T09:11:21Z 2021-10-27T00:00:00Z 2021-10-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/32571 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/32571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137697290256384 |