Mitos, lendas e banda desenhada: desenvolvimento da oralidade: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Matilde Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32571
Resumo: O presente estudo pretendia desenvolver competências em comunicação oral em alunos a frequentar o 6.º ano de escolaridade explorando textos narrativos (mitos e lendas) e a banda desenhada. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para as seguintes questões de investigação: Será que os alunos são capazes de distinguir mito de lenda a partir da exploração de textos desta natureza? E de desenvolver competências em comunicação a partir da exploração de banda desenhada? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Distinguir mito e lenda a partir da exploração de textos desta natureza e Desenvolver competências em comunicação oral a partir da exploração de banda desenhada. Assim, concebemos uma intervenção didática, em que recorremos à banda desenhada para explorar mitos e lendas e envolver os alunos em situações de comunicação oral. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades de comunicação oral envolvendo o uso da banda desenhada. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido desenvolvido competências em comunicação oral a partir deste recurso.
id RCAP_63603d357f08bb4f5e9d9752dfc5d3c3
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32571
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mitos, lendas e banda desenhada: desenvolvimento da oralidade: um estudo no 2º Ciclo do Ensino BásicoComunicação oralBanda desenhadaMitoLendaEnsino da língua materna2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo pretendia desenvolver competências em comunicação oral em alunos a frequentar o 6.º ano de escolaridade explorando textos narrativos (mitos e lendas) e a banda desenhada. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para as seguintes questões de investigação: Será que os alunos são capazes de distinguir mito de lenda a partir da exploração de textos desta natureza? E de desenvolver competências em comunicação a partir da exploração de banda desenhada? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Distinguir mito e lenda a partir da exploração de textos desta natureza e Desenvolver competências em comunicação oral a partir da exploração de banda desenhada. Assim, concebemos uma intervenção didática, em que recorremos à banda desenhada para explorar mitos e lendas e envolver os alunos em situações de comunicação oral. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades de comunicação oral envolvendo o uso da banda desenhada. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido desenvolvido competências em comunicação oral a partir deste recurso.This study aimed to develop competencies in oral communication in pupils attending the 6th grade using narrative texts (myths and legends) and comics. The project was supposed to help us find answers for the following research questions: Will the pupils be capable of distinguishing myths and legends exploring texts of this nature? And of improving their competencies in oral communication exploring comics? The research objectives were the following ones: To distinguish myths from legends exploring this kind of texts and To develop competencies in oral communication using comics. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention in which we used comics to study myths and legends and to involve the pupils in situations of oral communication. Using a qualitative research methodology based on case study, we collected data concerning the pupils’ performance in situations of oral communication involving the use of comics. The content analysis of these data revealed that the pupils had really developed competencies in oral communication based on this resource.Cette étude avait pour but de développer des compétences en communication orale chez des élèves de sixième en explorant des textes narratifs (mythe et légende) et la bande dessinée. Le projet était guidé par deux questions de recherche : Est-ce que les élèves seront capables de distinguer le mythe de la légende à partir de l’exploitation de textes de cette nature ? Et de développer des compétences en communication orale à partir de la bande dessinée ? Il y avait aussi deux objectifs de recherche : Distinguer le mythe de la légende et Développer des compétences en communication orale en ayant recours à la bande dessinée. Par conséquent, on a préparé une intervention didactique au cours de laquelle on a utilisé la bande dessinée pour étudier des mythes et des légendes et amener les élèves à participer à des situations de communication orale. En ayant recours à une méthodologie de recherche de nature qualitative basée sur l’étude de cas, on a recueilli des données concernant la performance des élèves dans des situations de communication orale impliquant le recours à la bande dessinée. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les élèves avaient effectivement développé des compétences en communication orale à partir de cette ressource.2021-11-09T09:11:21Z2021-10-27T00:00:00Z2021-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32571porGonçalves, Matilde Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:42Zoai:ria.ua.pt:10773/32571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:10.351453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mitos, lendas e banda desenhada: desenvolvimento da oralidade: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico
title Mitos, lendas e banda desenhada: desenvolvimento da oralidade: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Mitos, lendas e banda desenhada: desenvolvimento da oralidade: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico
Gonçalves, Matilde Oliveira
Comunicação oral
Banda desenhada
Mito
Lenda
Ensino da língua materna
2.º Ciclo do Ensino Básico
title_short Mitos, lendas e banda desenhada: desenvolvimento da oralidade: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full Mitos, lendas e banda desenhada: desenvolvimento da oralidade: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Mitos, lendas e banda desenhada: desenvolvimento da oralidade: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Mitos, lendas e banda desenhada: desenvolvimento da oralidade: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Mitos, lendas e banda desenhada: desenvolvimento da oralidade: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico
author Gonçalves, Matilde Oliveira
author_facet Gonçalves, Matilde Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Matilde Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação oral
Banda desenhada
Mito
Lenda
Ensino da língua materna
2.º Ciclo do Ensino Básico
topic Comunicação oral
Banda desenhada
Mito
Lenda
Ensino da língua materna
2.º Ciclo do Ensino Básico
description O presente estudo pretendia desenvolver competências em comunicação oral em alunos a frequentar o 6.º ano de escolaridade explorando textos narrativos (mitos e lendas) e a banda desenhada. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para as seguintes questões de investigação: Será que os alunos são capazes de distinguir mito de lenda a partir da exploração de textos desta natureza? E de desenvolver competências em comunicação a partir da exploração de banda desenhada? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Distinguir mito e lenda a partir da exploração de textos desta natureza e Desenvolver competências em comunicação oral a partir da exploração de banda desenhada. Assim, concebemos uma intervenção didática, em que recorremos à banda desenhada para explorar mitos e lendas e envolver os alunos em situações de comunicação oral. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades de comunicação oral envolvendo o uso da banda desenhada. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido desenvolvido competências em comunicação oral a partir deste recurso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-09T09:11:21Z
2021-10-27T00:00:00Z
2021-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32571
url http://hdl.handle.net/10773/32571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137697290256384