Banda desenhada, história de Portugal e desenvolvimento da escrita: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Ana Filipa Dias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32572
Resumo: O presente estudo pretendia usar a banda desenhada para explorar a relação entre o estudo da língua materna e da História de Portugal e desenvolver competências em expressão/produção escrita em alunos a frequentar o 6.º ano de escolaridade. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para as seguintes questões de investigação: Será que a exploração da banda desenhada permite abordar a relação entre o estudo da língua materna e História do país? E promover o desenvolvimento de competências em expressão/produção escrita em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Explorar a relação entre o estudo da língua materna e a História do país e Desenvolver competências em expressão/produção escrita a partir da exploração de banda desenhada. Assim, concebemos uma intervenção didática, em que recorremos a lendas relacionadas com episódios da História de Portugal para levar os alunos a produzir textos escritos narrativos e a convertê-los em banda desenhada. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades de produção escrita e envolvendo o recurso à banda desenhada. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido e desenvolvido competências em escrita associadas ao uso desse recurso.
id RCAP_65795a5b75897f3ac24873c63646e445
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32572
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Banda desenhada, história de Portugal e desenvolvimento da escrita: um estudo no 2º Ciclo do Ensino BásicoEscritaBanda desenhadaEnsino da língua maternaHistória de Portugal2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo pretendia usar a banda desenhada para explorar a relação entre o estudo da língua materna e da História de Portugal e desenvolver competências em expressão/produção escrita em alunos a frequentar o 6.º ano de escolaridade. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para as seguintes questões de investigação: Será que a exploração da banda desenhada permite abordar a relação entre o estudo da língua materna e História do país? E promover o desenvolvimento de competências em expressão/produção escrita em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Explorar a relação entre o estudo da língua materna e a História do país e Desenvolver competências em expressão/produção escrita a partir da exploração de banda desenhada. Assim, concebemos uma intervenção didática, em que recorremos a lendas relacionadas com episódios da História de Portugal para levar os alunos a produzir textos escritos narrativos e a convertê-los em banda desenhada. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades de produção escrita e envolvendo o recurso à banda desenhada. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido e desenvolvido competências em escrita associadas ao uso desse recurso.This study aimed to use comics to explore the relations between the study of the mother tongue and of the History of Portugal and to develop competencies in writing in pupils attending the 6th grade. The project was supposed to help us find answers for the following research questions: Can we use comics to identify relations between the study of the mother tongue and the History of the country? And to develop competencies in writing in pupils attending the 6th grade? The research objectives were the following ones: To explore the relation between the study of the mother tongue and the History of the country and To develop competencies in writing using comics. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention in which we used legends related to episodes of the History of Portugal to lead the pupils to writing narrative texts and converting them in comics. Using a qualitative research methodology based on case study, we collected data concerning the pupils’ performance in situations involving writing narrative texts and converting them in comics. The content analysis of these data revealed that the pupils had really developed competencies in writing related to the use of that resource.Cette étude avait pour but d’utiliser la bande dessinée pour explorer les rapports entre l’étude de la langue maternelle et l’Histoire du Portugal et développer des compétences en écriture chez des élèves de sixième. Le projet était guidé par deux questions de recherche : Est-ce que l’on peut utiliser la bande dessinée pour identifier des rapports entre l’étude de la langue maternelle et l’Histoire du pays ? Et pour développer des compétences en écriture chez des élèves du collège ? Il y avait aussi deux objectifs de recherche : Identifier les rapports entre l’étude de la langue maternelle et l’Histoire du pays et Développer des compétences en écriture en ayant recours à la bande dessinée. Par conséquent, on a préparé une intervention didactique au cours de laquelle on a utilisé des légendes liées à des épisodes de l´histoire du Portugal pour amener les élèves à écrire des textes narratifs et à les transformer en bandes dessinées. En ayant recours à une méthodologie de recherche de nature qualitative basée sur l’étude de cas, on a recueilli des données concernant la performance des élèves dans des activités d’écriture impliquant le recours à la bande dessinée. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les élèves avaient effectivement développé des compétences en écriture liées à l’utilisation de cette ressource.2021-10-27T00:00:00Z2021-10-27T00:00:00Z2021-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32572porLeite, Ana Filipa Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:42Zoai:ria.ua.pt:10773/32572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:10.394440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Banda desenhada, história de Portugal e desenvolvimento da escrita: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico
title Banda desenhada, história de Portugal e desenvolvimento da escrita: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Banda desenhada, história de Portugal e desenvolvimento da escrita: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico
Leite, Ana Filipa Dias
Escrita
Banda desenhada
Ensino da língua materna
História de Portugal
2.º Ciclo do Ensino Básico
title_short Banda desenhada, história de Portugal e desenvolvimento da escrita: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full Banda desenhada, história de Portugal e desenvolvimento da escrita: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Banda desenhada, história de Portugal e desenvolvimento da escrita: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Banda desenhada, história de Portugal e desenvolvimento da escrita: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Banda desenhada, história de Portugal e desenvolvimento da escrita: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico
author Leite, Ana Filipa Dias
author_facet Leite, Ana Filipa Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Ana Filipa Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Banda desenhada
Ensino da língua materna
História de Portugal
2.º Ciclo do Ensino Básico
topic Escrita
Banda desenhada
Ensino da língua materna
História de Portugal
2.º Ciclo do Ensino Básico
description O presente estudo pretendia usar a banda desenhada para explorar a relação entre o estudo da língua materna e da História de Portugal e desenvolver competências em expressão/produção escrita em alunos a frequentar o 6.º ano de escolaridade. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para as seguintes questões de investigação: Será que a exploração da banda desenhada permite abordar a relação entre o estudo da língua materna e História do país? E promover o desenvolvimento de competências em expressão/produção escrita em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Explorar a relação entre o estudo da língua materna e a História do país e Desenvolver competências em expressão/produção escrita a partir da exploração de banda desenhada. Assim, concebemos uma intervenção didática, em que recorremos a lendas relacionadas com episódios da História de Portugal para levar os alunos a produzir textos escritos narrativos e a convertê-los em banda desenhada. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades de produção escrita e envolvendo o recurso à banda desenhada. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido e desenvolvido competências em escrita associadas ao uso desse recurso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-27T00:00:00Z
2021-10-27T00:00:00Z
2021-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32572
url http://hdl.handle.net/10773/32572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137697292353536