Inclusão como participação social: diferentes perspetivas em análise
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/50628 |
Resumo: | Este livro é financiado por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, no âmbito da UIDEF — Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Referência UIDB/04107/2020 |
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Inclusão como participação social: diferentes perspetivas em análiseParticipação socialEducação inclusivaAmbientes de escolaAmbientes de turmaFormação de professoresEste livro é financiado por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, no âmbito da UIDEF — Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Referência UIDB/04107/2020O século XX assistiu a uma renovação da ideia de educação como um direito fundamental, que, como tal, não pode ser negado a nenhuma criança, independentemente das circunstâncias, dos contextos sociais, económicos, culturais ou outros ou até das condições particulares (e.g., deficiência). Alinhado com esse compromisso, inúmeras leis e documentos internacionais foram publicados, com o objetivo de garantir que todas as crianças tivessem acesso à escola regular. Apesar deste enorme passo, algumas dificuldades permaneceram e outras foram sendo identificadas. Estas dificuldades tornaram evidente que não é suficiente o acesso de todos à escola regular para se concretizar o direito à educação. De facto, hoje em dia, é amplamente aceite que a escola, os currículos, os processos de ensino e aprendizagem têm que ser reorganizados, de forma a proporcionar experiências de aprendizagem significativas para uma diversidade de alunos. Este tem sido um dos desafios do (início) século XXI e o foco dos novos documentos, recomendações e leis. Como podem as escolas proporcionar uma educação de qualidade para todos os alunos? A investigação tem demonstrado que a possibilidade de aprender na escola regular em atividades partilhadas com os seus pares tem enormes benefícios, quer do ponto de vista da aprendizagem quer do ponto de vista do desenvolvimento social e emocional dos alunos. É neste contexto que o conceito de participação social emergiu como uma dimensão central da educação inclusiva. Contudo, não obstante a sua importância, este conceito ainda apresenta uma multiplicidade de sentidos no seio da comunidade científica, sendo fundamental refletir sobre esses sentidos e sobre formas de o operacionalizar e estudar. Este livro pretende dar um contributo para o estado da arte ao discutir o próprio conceito segundo diversas perspetivas e ao apresentar formas como a participação social tem sido operacionalizada e estudada, em diferentes contextos, desde a sala de aula, à escola e à formação de professores.Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoRepositório da Universidade de LisboaFreire, Sofia2021-12-29T10:59:31Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10451/50628porFreire, S. (Coord.). (2021). Inclusão como participação social: Diferentes perspetivas em análise. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.978-989-8753-65-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:54:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/50628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:57.747686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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