A cenografia de informação televisiva em Portugal: da sobriedade à espectacularidade das redacções
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/7082 |
Resumo: | A obra que se apresenta é o resultado do projecto de investigação intitulado "A Cenografia da Informação Televisiva em Portugal: da sobriedade à espectacularidade das redacções", realizado entre Setembro de 2007 e Março de 2010, tendo beneficiado do financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia PTDC/CCI/71951/2006. O objecto de estudo foram os três noticiários televisivos de horário nobre das três televisões generalistas portuguesas - RTP, SIC e TVI - tendo incidido a análise sobre os aspectos cenográficos dos estúdios e redacções e sobre os elementos gráficos difundidos no ecrã. O estudo tinha como objectivos avaliar as intenções comunicacionais destas estratégias bem como o seu impacto quer nos profissionais de informação quer nos telespectadores. A originalidade desta investigação reside no facto de focar o olhar sobre um aspecto menos estudado pelas ciências da comunicação: a forma da notícia mais do que o seu conteúdo. Os meios envolvidos na concepção e montagem dos cenários de informação televisiva são uma fatia importante dos investimentos realizados pelas estações de televisão. O carácter espectacular de alguns cenários e as próprias redacções transformadas em estúdio de transmissão de notícias revelam a importância atribuída ao momento televisivo que constitui o jornal televisivo. Os resultados aqui apresentados pretendem contribuir para compreender melhor os mecanismos envolvidos na decisão de concepção cenográfica e do real impacto dessa forma da notícia sobre os telespectadores. Graças a uma equipa interdisciplinar composta por docentes e investigadores do CETAC.MEDIA - Centro de estudos em tecnologias e ciências da comunicação da Universidade do Porto e da Universidade de Aveiro (Luciana Fernandes, José Azevedo, Óscar Mealha, Ana Veloso, Fernanda Martins, sob coordenação de Maria do Rosário Saraiva), foi desenvolvida uma abordagem metodológica transversal que incluiu: observação das práticas jornalísticas nas redacções/estúdio, inquéritos aos jornalistas e aos telespectadores, utilização da tecnologia eye tracker para observação do comportamento dos telespectadores durante o visionamento de jornais televisivos, entrevistas a responsáveis pelas cenografias (directores de informação, cenografistas, designers), recolha documental de arquivo sobre evolução das cenografias. |
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