A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye tracking
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4679 |
Resumo: | Desde o seu aparecimento, as notícias televisivas têm sofrido nas últimas décadas diversas mudanças, tanto ao nível de conteúdo e linguagem como também no que diz respeito às questões cenográficas. Estas últimas têm apresentado evoluções consideráveis nos últimos anos, desde o aparecimento e aperfeiçoamento de alguns elementos gráficos como é o caso dos tickers (rodapés), do logótipo da estação televisiva, do pictograma, do título da notícia, como também do pivô e de todo o espaço físico. Assim, um dos grandes problemas que sempre se colocou na visualização de notícias televisivas foi a recepção e o processamento da informação destes programas por parte dos telespectadores, tendo em conta a panóplia de estímulos visuais e auditivos com que estes são confrontados. Tendo em conta estes aspectos, este trabalho foca-se essencialmente na influência da disposição dos elementos gráficos, no que concerne ao processo de descodificação da mensagem dos programas de notícias televisivas. Para tal, será realizado um estudo de caso utilizando a tecnologia de eye tracking, sendo considerados para alvo de testes dois tipos de notícias televisivas, um com elementos gráficos e outro sem quaisquer elementos gráficos, apenas com o pivô (cleanfeed). Por fim, através de um inquérito por questionário, os participantes serão interrogados sobre os conteúdos integrados nos diversos elementos gráficos presentes nas notícias televisivas. Finalmente, pretende-se com este estudo de caso perceber a forma como os telespectadores recepcionam e processam a informação dos diversos elementos gráficos presentes em notícias televisivas. |
id |
RCAP_ceee98606c7261cf71f680bfd4e8457a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/4679 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye trackingComunicação multimédiaComunicação audiovisualTelevisãoNoticiários: Atitudes dos espectadoresCenografiaDesde o seu aparecimento, as notícias televisivas têm sofrido nas últimas décadas diversas mudanças, tanto ao nível de conteúdo e linguagem como também no que diz respeito às questões cenográficas. Estas últimas têm apresentado evoluções consideráveis nos últimos anos, desde o aparecimento e aperfeiçoamento de alguns elementos gráficos como é o caso dos tickers (rodapés), do logótipo da estação televisiva, do pictograma, do título da notícia, como também do pivô e de todo o espaço físico. Assim, um dos grandes problemas que sempre se colocou na visualização de notícias televisivas foi a recepção e o processamento da informação destes programas por parte dos telespectadores, tendo em conta a panóplia de estímulos visuais e auditivos com que estes são confrontados. Tendo em conta estes aspectos, este trabalho foca-se essencialmente na influência da disposição dos elementos gráficos, no que concerne ao processo de descodificação da mensagem dos programas de notícias televisivas. Para tal, será realizado um estudo de caso utilizando a tecnologia de eye tracking, sendo considerados para alvo de testes dois tipos de notícias televisivas, um com elementos gráficos e outro sem quaisquer elementos gráficos, apenas com o pivô (cleanfeed). Por fim, através de um inquérito por questionário, os participantes serão interrogados sobre os conteúdos integrados nos diversos elementos gráficos presentes nas notícias televisivas. Finalmente, pretende-se com este estudo de caso perceber a forma como os telespectadores recepcionam e processam a informação dos diversos elementos gráficos presentes em notícias televisivas.Since its emergence, the TV News has experienced several changes in the last decades, both in content and language but also regarding scenography settings. These settings have shown considerable evolution in the past recent years, since the advent and improvement of some graphics such as tickers (footnotes), TV station's logos, cookies and news headlines, as well as the anchor and entire physical space. Thus, a major problem that always stood in viewing TV News was the way the viewers received and processed the information broadcasted by these programs, given the variety of visual and auditory stimulations with which they were confronted. Given these aspects, this work focuses on the influence of the graphics layout. Specifically it will focus on the message decoding process related to TV news and current affairs programs. To achieve these goals, a case study using eye tracking technology has been performed. This technology will test two types of TV News: one with graphics and one cleanfeed (only with the anchor). Finally, through a survey questionnaire, participants are questioned about the contents within the various graphic elements found in TV News. Finally, the results obtained through this process allow better understanding on how viewers approve and process the information from various graphic elements present in TV News.Universidade de Aveiro2011-12-21T11:27:58Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4679porRodrigues, Rui Pedro Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:36Zoai:ria.ua.pt:10773/4679Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:34.596995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye tracking |
title |
A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye tracking |
spellingShingle |
A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye tracking Rodrigues, Rui Pedro Costa Comunicação multimédia Comunicação audiovisual Televisão Noticiários: Atitudes dos espectadores Cenografia |
title_short |
A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye tracking |
title_full |
A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye tracking |
title_fullStr |
A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye tracking |
title_full_unstemmed |
A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye tracking |
title_sort |
A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye tracking |
author |
Rodrigues, Rui Pedro Costa |
author_facet |
Rodrigues, Rui Pedro Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Rui Pedro Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação multimédia Comunicação audiovisual Televisão Noticiários: Atitudes dos espectadores Cenografia |
topic |
Comunicação multimédia Comunicação audiovisual Televisão Noticiários: Atitudes dos espectadores Cenografia |
description |
Desde o seu aparecimento, as notícias televisivas têm sofrido nas últimas décadas diversas mudanças, tanto ao nível de conteúdo e linguagem como também no que diz respeito às questões cenográficas. Estas últimas têm apresentado evoluções consideráveis nos últimos anos, desde o aparecimento e aperfeiçoamento de alguns elementos gráficos como é o caso dos tickers (rodapés), do logótipo da estação televisiva, do pictograma, do título da notícia, como também do pivô e de todo o espaço físico. Assim, um dos grandes problemas que sempre se colocou na visualização de notícias televisivas foi a recepção e o processamento da informação destes programas por parte dos telespectadores, tendo em conta a panóplia de estímulos visuais e auditivos com que estes são confrontados. Tendo em conta estes aspectos, este trabalho foca-se essencialmente na influência da disposição dos elementos gráficos, no que concerne ao processo de descodificação da mensagem dos programas de notícias televisivas. Para tal, será realizado um estudo de caso utilizando a tecnologia de eye tracking, sendo considerados para alvo de testes dois tipos de notícias televisivas, um com elementos gráficos e outro sem quaisquer elementos gráficos, apenas com o pivô (cleanfeed). Por fim, através de um inquérito por questionário, os participantes serão interrogados sobre os conteúdos integrados nos diversos elementos gráficos presentes nas notícias televisivas. Finalmente, pretende-se com este estudo de caso perceber a forma como os telespectadores recepcionam e processam a informação dos diversos elementos gráficos presentes em notícias televisivas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-12-21T11:27:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/4679 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/4679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137473956151296 |