A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye tracking

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rui Pedro Costa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4679
Resumo: Desde o seu aparecimento, as notícias televisivas têm sofrido nas últimas décadas diversas mudanças, tanto ao nível de conteúdo e linguagem como também no que diz respeito às questões cenográficas. Estas últimas têm apresentado evoluções consideráveis nos últimos anos, desde o aparecimento e aperfeiçoamento de alguns elementos gráficos como é o caso dos tickers (rodapés), do logótipo da estação televisiva, do pictograma, do título da notícia, como também do pivô e de todo o espaço físico. Assim, um dos grandes problemas que sempre se colocou na visualização de notícias televisivas foi a recepção e o processamento da informação destes programas por parte dos telespectadores, tendo em conta a panóplia de estímulos visuais e auditivos com que estes são confrontados. Tendo em conta estes aspectos, este trabalho foca-se essencialmente na influência da disposição dos elementos gráficos, no que concerne ao processo de descodificação da mensagem dos programas de notícias televisivas. Para tal, será realizado um estudo de caso utilizando a tecnologia de eye tracking, sendo considerados para alvo de testes dois tipos de notícias televisivas, um com elementos gráficos e outro sem quaisquer elementos gráficos, apenas com o pivô (cleanfeed). Por fim, através de um inquérito por questionário, os participantes serão interrogados sobre os conteúdos integrados nos diversos elementos gráficos presentes nas notícias televisivas. Finalmente, pretende-se com este estudo de caso perceber a forma como os telespectadores recepcionam e processam a informação dos diversos elementos gráficos presentes em notícias televisivas.
id RCAP_ceee98606c7261cf71f680bfd4e8457a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/4679
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye trackingComunicação multimédiaComunicação audiovisualTelevisãoNoticiários: Atitudes dos espectadoresCenografiaDesde o seu aparecimento, as notícias televisivas têm sofrido nas últimas décadas diversas mudanças, tanto ao nível de conteúdo e linguagem como também no que diz respeito às questões cenográficas. Estas últimas têm apresentado evoluções consideráveis nos últimos anos, desde o aparecimento e aperfeiçoamento de alguns elementos gráficos como é o caso dos tickers (rodapés), do logótipo da estação televisiva, do pictograma, do título da notícia, como também do pivô e de todo o espaço físico. Assim, um dos grandes problemas que sempre se colocou na visualização de notícias televisivas foi a recepção e o processamento da informação destes programas por parte dos telespectadores, tendo em conta a panóplia de estímulos visuais e auditivos com que estes são confrontados. Tendo em conta estes aspectos, este trabalho foca-se essencialmente na influência da disposição dos elementos gráficos, no que concerne ao processo de descodificação da mensagem dos programas de notícias televisivas. Para tal, será realizado um estudo de caso utilizando a tecnologia de eye tracking, sendo considerados para alvo de testes dois tipos de notícias televisivas, um com elementos gráficos e outro sem quaisquer elementos gráficos, apenas com o pivô (cleanfeed). Por fim, através de um inquérito por questionário, os participantes serão interrogados sobre os conteúdos integrados nos diversos elementos gráficos presentes nas notícias televisivas. Finalmente, pretende-se com este estudo de caso perceber a forma como os telespectadores recepcionam e processam a informação dos diversos elementos gráficos presentes em notícias televisivas.Since its emergence, the TV News has experienced several changes in the last decades, both in content and language but also regarding scenography settings. These settings have shown considerable evolution in the past recent years, since the advent and improvement of some graphics such as tickers (footnotes), TV station's logos, cookies and news headlines, as well as the anchor and entire physical space. Thus, a major problem that always stood in viewing TV News was the way the viewers received and processed the information broadcasted by these programs, given the variety of visual and auditory stimulations with which they were confronted. Given these aspects, this work focuses on the influence of the graphics layout. Specifically it will focus on the message decoding process related to TV news and current affairs programs. To achieve these goals, a case study using eye tracking technology has been performed. This technology will test two types of TV News: one with graphics and one cleanfeed (only with the anchor). Finally, through a survey questionnaire, participants are questioned about the contents within the various graphic elements found in TV News. Finally, the results obtained through this process allow better understanding on how viewers approve and process the information from various graphic elements present in TV News.Universidade de Aveiro2011-12-21T11:27:58Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4679porRodrigues, Rui Pedro Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:36Zoai:ria.ua.pt:10773/4679Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:34.596995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye tracking
title A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye tracking
spellingShingle A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye tracking
Rodrigues, Rui Pedro Costa
Comunicação multimédia
Comunicação audiovisual
Televisão
Noticiários: Atitudes dos espectadores
Cenografia
title_short A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye tracking
title_full A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye tracking
title_fullStr A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye tracking
title_full_unstemmed A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye tracking
title_sort A cenografia nas notícias televisivas em Portugal: um estudo de eye tracking
author Rodrigues, Rui Pedro Costa
author_facet Rodrigues, Rui Pedro Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rui Pedro Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação multimédia
Comunicação audiovisual
Televisão
Noticiários: Atitudes dos espectadores
Cenografia
topic Comunicação multimédia
Comunicação audiovisual
Televisão
Noticiários: Atitudes dos espectadores
Cenografia
description Desde o seu aparecimento, as notícias televisivas têm sofrido nas últimas décadas diversas mudanças, tanto ao nível de conteúdo e linguagem como também no que diz respeito às questões cenográficas. Estas últimas têm apresentado evoluções consideráveis nos últimos anos, desde o aparecimento e aperfeiçoamento de alguns elementos gráficos como é o caso dos tickers (rodapés), do logótipo da estação televisiva, do pictograma, do título da notícia, como também do pivô e de todo o espaço físico. Assim, um dos grandes problemas que sempre se colocou na visualização de notícias televisivas foi a recepção e o processamento da informação destes programas por parte dos telespectadores, tendo em conta a panóplia de estímulos visuais e auditivos com que estes são confrontados. Tendo em conta estes aspectos, este trabalho foca-se essencialmente na influência da disposição dos elementos gráficos, no que concerne ao processo de descodificação da mensagem dos programas de notícias televisivas. Para tal, será realizado um estudo de caso utilizando a tecnologia de eye tracking, sendo considerados para alvo de testes dois tipos de notícias televisivas, um com elementos gráficos e outro sem quaisquer elementos gráficos, apenas com o pivô (cleanfeed). Por fim, através de um inquérito por questionário, os participantes serão interrogados sobre os conteúdos integrados nos diversos elementos gráficos presentes nas notícias televisivas. Finalmente, pretende-se com este estudo de caso perceber a forma como os telespectadores recepcionam e processam a informação dos diversos elementos gráficos presentes em notícias televisivas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-12-21T11:27:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/4679
url http://hdl.handle.net/10773/4679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137473956151296