Descobrindo as práticas, concretizando novas aprendizagens: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Raquel Alexandra Santa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11846
Resumo: O presente relatório fundamenta a minha experiencia enquanto aluna estagiária do Mestrado em Educação Pré-Escolar, cujos objetivos eram adquirir competências de desenvolvimento e aprofundamento das aprendizagens e competências essenciais para a profissionalização no domínio da docência na área de Educação Pré-Escolar. Durante este percurso formativo foi realizado um estágio que teve a duração de vinte e uma semanas. Porque é durante a infância que as bases da formação pessoal e social se alicerçam e é nesta fase da vida que as crianças aprendem a participar no meio que a rodeia, pretende-se que a primeira etapa do processo de educação ao longo da vida seja repleta de qualidade a vários níveis. Deste modo, foi minha intenção, com este trabalho, abordar, de uma forma prático-reflexiva, variadas temáticas relacionadas com a educação pré-escolar, assim como abordar diferentes experiencias-chave que ao longo deste estágio assumiram uma relevância preponderante como a Metodologia por Projeto, o Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna, as Interações, a Importância do brincar e por último a investigação com crianças.
id RCAP_6394c7ebd6c17b5840094ba2548aaffa
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Descobrindo as práticas, concretizando novas aprendizagens: relatório finalMovimento da Escola ModernaEducação Pré-EscolarPráticas EducativasPrática PedagógicaO presente relatório fundamenta a minha experiencia enquanto aluna estagiária do Mestrado em Educação Pré-Escolar, cujos objetivos eram adquirir competências de desenvolvimento e aprofundamento das aprendizagens e competências essenciais para a profissionalização no domínio da docência na área de Educação Pré-Escolar. Durante este percurso formativo foi realizado um estágio que teve a duração de vinte e uma semanas. Porque é durante a infância que as bases da formação pessoal e social se alicerçam e é nesta fase da vida que as crianças aprendem a participar no meio que a rodeia, pretende-se que a primeira etapa do processo de educação ao longo da vida seja repleta de qualidade a vários níveis. Deste modo, foi minha intenção, com este trabalho, abordar, de uma forma prático-reflexiva, variadas temáticas relacionadas com a educação pré-escolar, assim como abordar diferentes experiencias-chave que ao longo deste estágio assumiram uma relevância preponderante como a Metodologia por Projeto, o Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna, as Interações, a Importância do brincar e por último a investigação com crianças.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumPimentel, Raquel Alexandra Santa2016-03-07T15:13:34Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11846201335425porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:34.927454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Descobrindo as práticas, concretizando novas aprendizagens: relatório final
title Descobrindo as práticas, concretizando novas aprendizagens: relatório final
spellingShingle Descobrindo as práticas, concretizando novas aprendizagens: relatório final
Pimentel, Raquel Alexandra Santa
Movimento da Escola Moderna
Educação Pré-Escolar
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
title_short Descobrindo as práticas, concretizando novas aprendizagens: relatório final
title_full Descobrindo as práticas, concretizando novas aprendizagens: relatório final
title_fullStr Descobrindo as práticas, concretizando novas aprendizagens: relatório final
title_full_unstemmed Descobrindo as práticas, concretizando novas aprendizagens: relatório final
title_sort Descobrindo as práticas, concretizando novas aprendizagens: relatório final
author Pimentel, Raquel Alexandra Santa
author_facet Pimentel, Raquel Alexandra Santa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Raquel Alexandra Santa
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento da Escola Moderna
Educação Pré-Escolar
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
topic Movimento da Escola Moderna
Educação Pré-Escolar
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
description O presente relatório fundamenta a minha experiencia enquanto aluna estagiária do Mestrado em Educação Pré-Escolar, cujos objetivos eram adquirir competências de desenvolvimento e aprofundamento das aprendizagens e competências essenciais para a profissionalização no domínio da docência na área de Educação Pré-Escolar. Durante este percurso formativo foi realizado um estágio que teve a duração de vinte e uma semanas. Porque é durante a infância que as bases da formação pessoal e social se alicerçam e é nesta fase da vida que as crianças aprendem a participar no meio que a rodeia, pretende-se que a primeira etapa do processo de educação ao longo da vida seja repleta de qualidade a vários níveis. Deste modo, foi minha intenção, com este trabalho, abordar, de uma forma prático-reflexiva, variadas temáticas relacionadas com a educação pré-escolar, assim como abordar diferentes experiencias-chave que ao longo deste estágio assumiram uma relevância preponderante como a Metodologia por Projeto, o Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna, as Interações, a Importância do brincar e por último a investigação com crianças.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2016-03-07T15:13:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11846
201335425
url http://hdl.handle.net/10400.26/11846
identifier_str_mv 201335425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130011906605056