Descobrindo as práticas, concretizando novas aprendizagens: relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11846 |
Resumo: | O presente relatório fundamenta a minha experiencia enquanto aluna estagiária do Mestrado em Educação Pré-Escolar, cujos objetivos eram adquirir competências de desenvolvimento e aprofundamento das aprendizagens e competências essenciais para a profissionalização no domínio da docência na área de Educação Pré-Escolar. Durante este percurso formativo foi realizado um estágio que teve a duração de vinte e uma semanas. Porque é durante a infância que as bases da formação pessoal e social se alicerçam e é nesta fase da vida que as crianças aprendem a participar no meio que a rodeia, pretende-se que a primeira etapa do processo de educação ao longo da vida seja repleta de qualidade a vários níveis. Deste modo, foi minha intenção, com este trabalho, abordar, de uma forma prático-reflexiva, variadas temáticas relacionadas com a educação pré-escolar, assim como abordar diferentes experiencias-chave que ao longo deste estágio assumiram uma relevância preponderante como a Metodologia por Projeto, o Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna, as Interações, a Importância do brincar e por último a investigação com crianças. |
id |
RCAP_6394c7ebd6c17b5840094ba2548aaffa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11846 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Descobrindo as práticas, concretizando novas aprendizagens: relatório finalMovimento da Escola ModernaEducação Pré-EscolarPráticas EducativasPrática PedagógicaO presente relatório fundamenta a minha experiencia enquanto aluna estagiária do Mestrado em Educação Pré-Escolar, cujos objetivos eram adquirir competências de desenvolvimento e aprofundamento das aprendizagens e competências essenciais para a profissionalização no domínio da docência na área de Educação Pré-Escolar. Durante este percurso formativo foi realizado um estágio que teve a duração de vinte e uma semanas. Porque é durante a infância que as bases da formação pessoal e social se alicerçam e é nesta fase da vida que as crianças aprendem a participar no meio que a rodeia, pretende-se que a primeira etapa do processo de educação ao longo da vida seja repleta de qualidade a vários níveis. Deste modo, foi minha intenção, com este trabalho, abordar, de uma forma prático-reflexiva, variadas temáticas relacionadas com a educação pré-escolar, assim como abordar diferentes experiencias-chave que ao longo deste estágio assumiram uma relevância preponderante como a Metodologia por Projeto, o Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna, as Interações, a Importância do brincar e por último a investigação com crianças.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumPimentel, Raquel Alexandra Santa2016-03-07T15:13:34Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11846201335425porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:34.927454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Descobrindo as práticas, concretizando novas aprendizagens: relatório final |
title |
Descobrindo as práticas, concretizando novas aprendizagens: relatório final |
spellingShingle |
Descobrindo as práticas, concretizando novas aprendizagens: relatório final Pimentel, Raquel Alexandra Santa Movimento da Escola Moderna Educação Pré-Escolar Práticas Educativas Prática Pedagógica |
title_short |
Descobrindo as práticas, concretizando novas aprendizagens: relatório final |
title_full |
Descobrindo as práticas, concretizando novas aprendizagens: relatório final |
title_fullStr |
Descobrindo as práticas, concretizando novas aprendizagens: relatório final |
title_full_unstemmed |
Descobrindo as práticas, concretizando novas aprendizagens: relatório final |
title_sort |
Descobrindo as práticas, concretizando novas aprendizagens: relatório final |
author |
Pimentel, Raquel Alexandra Santa |
author_facet |
Pimentel, Raquel Alexandra Santa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentel, Raquel Alexandra Santa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento da Escola Moderna Educação Pré-Escolar Práticas Educativas Prática Pedagógica |
topic |
Movimento da Escola Moderna Educação Pré-Escolar Práticas Educativas Prática Pedagógica |
description |
O presente relatório fundamenta a minha experiencia enquanto aluna estagiária do Mestrado em Educação Pré-Escolar, cujos objetivos eram adquirir competências de desenvolvimento e aprofundamento das aprendizagens e competências essenciais para a profissionalização no domínio da docência na área de Educação Pré-Escolar. Durante este percurso formativo foi realizado um estágio que teve a duração de vinte e uma semanas. Porque é durante a infância que as bases da formação pessoal e social se alicerçam e é nesta fase da vida que as crianças aprendem a participar no meio que a rodeia, pretende-se que a primeira etapa do processo de educação ao longo da vida seja repleta de qualidade a vários níveis. Deste modo, foi minha intenção, com este trabalho, abordar, de uma forma prático-reflexiva, variadas temáticas relacionadas com a educação pré-escolar, assim como abordar diferentes experiencias-chave que ao longo deste estágio assumiram uma relevância preponderante como a Metodologia por Projeto, o Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna, as Interações, a Importância do brincar e por último a investigação com crianças. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z 2016-03-07T15:13:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/11846 201335425 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/11846 |
identifier_str_mv |
201335425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130011906605056 |