DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31176 |
Resumo: | Resumo: Esse artigo tem por objetivo apresentar experiências educacionais utilizadas para a transição do on-line para o presencial utilizando diferentes propostas pedagógicas com as crianças da Educação Infantil. Os ambientes foram preparados para provocarem diversas sensações, um convite à exploração das crianças através de materiais e propostas visando estimular a curiosidade e participação, além da criatividade, da comunicação, do pensamento reflexivo, entre outras intenções pedagógicas. Os principais desafios foram desenvolver propostas de acordo com as diferentes etapas de desenvolvimento das crianças que retornaram às aulas presenciais depois de ficarem 18 meses no ensino on-line, por isso a necessidade de proporcionar momentos e espaços significativos. Os resultados alcançados foram importantes para o desenvolvimento das crianças. |
id |
RCAP_63a2b94d123ce8e218a91d207f9bc33d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/31176 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL Resumo: Esse artigo tem por objetivo apresentar experiências educacionais utilizadas para a transição do on-line para o presencial utilizando diferentes propostas pedagógicas com as crianças da Educação Infantil. Os ambientes foram preparados para provocarem diversas sensações, um convite à exploração das crianças através de materiais e propostas visando estimular a curiosidade e participação, além da criatividade, da comunicação, do pensamento reflexivo, entre outras intenções pedagógicas. Os principais desafios foram desenvolver propostas de acordo com as diferentes etapas de desenvolvimento das crianças que retornaram às aulas presenciais depois de ficarem 18 meses no ensino on-line, por isso a necessidade de proporcionar momentos e espaços significativos. Os resultados alcançados foram importantes para o desenvolvimento das crianças.Universidade de Aveiro2023-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31176https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31176Internet Latent Corpus Journal; Vol 13 No 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 98-107Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 Núm. 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 98-107Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 No 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 98-107Internet Latent Corpus Journal; vol. 13 n.º 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 98-1071647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31176https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31176/21381Direitos de Autor (c) 2023 Helena Brandão Viana, Viviane Cristina Marqueshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Viviane CristinaViana, Helena Brandão2023-03-24T17:30:13Zoai:proa.ua.pt:article/31176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:08.977659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL |
title |
DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL |
spellingShingle |
DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL Marques, Viviane Cristina |
title_short |
DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL |
title_full |
DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL |
title_fullStr |
DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL |
title_full_unstemmed |
DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL |
title_sort |
DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL |
author |
Marques, Viviane Cristina |
author_facet |
Marques, Viviane Cristina Viana, Helena Brandão |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Helena Brandão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Viviane Cristina Viana, Helena Brandão |
description |
Resumo: Esse artigo tem por objetivo apresentar experiências educacionais utilizadas para a transição do on-line para o presencial utilizando diferentes propostas pedagógicas com as crianças da Educação Infantil. Os ambientes foram preparados para provocarem diversas sensações, um convite à exploração das crianças através de materiais e propostas visando estimular a curiosidade e participação, além da criatividade, da comunicação, do pensamento reflexivo, entre outras intenções pedagógicas. Os principais desafios foram desenvolver propostas de acordo com as diferentes etapas de desenvolvimento das crianças que retornaram às aulas presenciais depois de ficarem 18 meses no ensino on-line, por isso a necessidade de proporcionar momentos e espaços significativos. Os resultados alcançados foram importantes para o desenvolvimento das crianças. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31176 https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31176 |
url |
https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31176 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31176/21381 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Helena Brandão Viana, Viviane Cristina Marques http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Helena Brandão Viana, Viviane Cristina Marques http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Internet Latent Corpus Journal; Vol 13 No 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 98-107 Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 Núm. 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 98-107 Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 No 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 98-107 Internet Latent Corpus Journal; vol. 13 n.º 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 98-107 1647-7308 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130943351422976 |