DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Viviane Cristina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Viana, Helena Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31176
Resumo:   Resumo: Esse artigo tem por objetivo apresentar experiências educacionais utilizadas para a transição do on-line para o presencial utilizando diferentes propostas pedagógicas com as crianças da Educação Infantil. Os ambientes foram preparados para provocarem diversas sensações, um convite à exploração das crianças através de materiais e propostas visando estimular a curiosidade e participação, além da criatividade, da comunicação, do pensamento reflexivo, entre outras intenções pedagógicas. Os principais desafios foram desenvolver propostas de acordo com as diferentes etapas de desenvolvimento das crianças que retornaram às aulas presenciais depois de ficarem 18 meses no ensino on-line, por isso a necessidade de proporcionar momentos e espaços significativos. Os resultados alcançados foram importantes para o desenvolvimento das crianças.
id RCAP_63a2b94d123ce8e218a91d207f9bc33d
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/31176
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL  Resumo: Esse artigo tem por objetivo apresentar experiências educacionais utilizadas para a transição do on-line para o presencial utilizando diferentes propostas pedagógicas com as crianças da Educação Infantil. Os ambientes foram preparados para provocarem diversas sensações, um convite à exploração das crianças através de materiais e propostas visando estimular a curiosidade e participação, além da criatividade, da comunicação, do pensamento reflexivo, entre outras intenções pedagógicas. Os principais desafios foram desenvolver propostas de acordo com as diferentes etapas de desenvolvimento das crianças que retornaram às aulas presenciais depois de ficarem 18 meses no ensino on-line, por isso a necessidade de proporcionar momentos e espaços significativos. Os resultados alcançados foram importantes para o desenvolvimento das crianças.Universidade de Aveiro2023-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31176https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31176Internet Latent Corpus Journal; Vol 13 No 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 98-107Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 Núm. 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 98-107Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 No 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 98-107Internet Latent Corpus Journal; vol. 13 n.º 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 98-1071647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31176https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31176/21381Direitos de Autor (c) 2023 Helena Brandão Viana, Viviane Cristina Marqueshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Viviane CristinaViana, Helena Brandão2023-03-24T17:30:13Zoai:proa.ua.pt:article/31176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:08.977659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL
title DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL
spellingShingle DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL
Marques, Viviane Cristina
title_short DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL
title_full DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL
title_fullStr DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL
title_full_unstemmed DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL
title_sort DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL
author Marques, Viviane Cristina
author_facet Marques, Viviane Cristina
Viana, Helena Brandão
author_role author
author2 Viana, Helena Brandão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Viviane Cristina
Viana, Helena Brandão
description   Resumo: Esse artigo tem por objetivo apresentar experiências educacionais utilizadas para a transição do on-line para o presencial utilizando diferentes propostas pedagógicas com as crianças da Educação Infantil. Os ambientes foram preparados para provocarem diversas sensações, um convite à exploração das crianças através de materiais e propostas visando estimular a curiosidade e participação, além da criatividade, da comunicação, do pensamento reflexivo, entre outras intenções pedagógicas. Os principais desafios foram desenvolver propostas de acordo com as diferentes etapas de desenvolvimento das crianças que retornaram às aulas presenciais depois de ficarem 18 meses no ensino on-line, por isso a necessidade de proporcionar momentos e espaços significativos. Os resultados alcançados foram importantes para o desenvolvimento das crianças.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31176
https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31176
url https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31176
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31176/21381
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Helena Brandão Viana, Viviane Cristina Marques
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Helena Brandão Viana, Viviane Cristina Marques
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Internet Latent Corpus Journal; Vol 13 No 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 98-107
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 Núm. 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 98-107
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 No 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 98-107
Internet Latent Corpus Journal; vol. 13 n.º 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 98-107
1647-7308
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130943351422976