A utilização da plataforma moodle como ferramenta de apoio ao ensino presencial e não presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Gisela Pinheiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10824
Resumo: O presente relatório de estágio, intitulado por “A utilização da plataforma Moodle como ferramenta de apoio ao ensino presencial e não presencial”, descreve a experiência da prática de ensino supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A intervenção ocorreu na Escola Secundária\3 Camilo Castelo Branco, em Vila Real, em duas turmas de 7.º ano e uma turma de 1.º ano de ensino profissional. Contrariamente ao estabelecido na metodologia “tradicional” de ensino, em que o professor é o agente ativo dentro da sala de aula, característico do ensino presencial, na metodologia de aprendizagem ativa, o papel do professor e do aluno invertem-se. O controlo “remoto” passa para o aluno, que vai ter a oportunidade de “pausar o professor”, sempre que necessitar. O professor terá a função de fornecer feedback imediato de forma a apoiar os seus alunos. Tendo em consideração as duas metodologias de ensino referidas, este relatório tem como objetivo descrever de que forma a utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, apoiou o ensino presencial e o ensino não presencial durante a prática de ensino supervisionada, assente numa metodologia de ensino que concede ao estudante um papel ativo na construção do conhecimento, uma metodologia de ensino que está muito mais centrado na aprendizagem do que no ensino, inspirada nos princípios e orientações pedagógicas preconizadas na proposta da sala de aula invertida.
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