Do presencial ao virtual : contribuições do uso de ambientes virtuais e ferramentas on-line para o ensino de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcelo José da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14414
Resumo: Resumo: Este trabalho aborda a utilização das tecnologias de informação e comunicação, computador conectado à internet, no ensino de literatura Busca-se verificar possíveis benefícios da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem e ferramentas on-line como recursos no ensino de literatura Por meio de uma abordagem qualitativa utilizamos a metodologia da pesquisa-ação para inicialmente diagnosticar a presença na cultura digital dos professores de Língua Portuguesa e Literatura no noroeste do Paraná, atuantes em escolas contempladas pelo ProInfo e Paraná Digital, bem como o reflexo desta inserção no trabalho com o texto literário em sala de aula Em um segundo momento, apresentamos a estes professores uma proposta de intervenção na forma de um curso de extensão com o objetivo de suprir a carência teórico-metodológica inferida a partir de suas contribuições por meio dos questionários aplicados A não concretização do curso por falta de candidatos levou-nos a uma proposta de enfrentamento do problema envolvendo professores em formação de um curso de Letras Para o desenvolvimento desta pesquisa apoiamo-nos em estudos acerca do letramento digital (SOARES, 1998; FISCHER, 27; MAIA; VALENTE, 211) e das relações entre literatura e internet (SEARS, 2; ROZEMA; WEBB, 28) Conclui-se que: primeiro, são necessárias ações que busquem desenvolver o letramento digital (LD) dos professores em serviço para capacitá-los e criar nestes a confiança para integrar as tecnologias da informação e comunicação (TICs) no currículo escolar; segundo, uma prática inovadora no ensino de literatura, utilizando recursos criados a partir da internet, passa necessariamente pela formação dos novos professores para o uso das tecnologias; e finalmente, a utilização de ambiente virtual de aprendizagem e de ferramentas disponíveis on-line contribui para a aproximação do aluno ao texto literário
id UEL_d0195d8f8013fb895dc572f9483c42ad
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14414
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Do presencial ao virtual : contribuições do uso de ambientes virtuais e ferramentas on-line para o ensino de literaturaLiteraturaEstudo e ensinoLetramento digitalTecnologia educacionalAmbientes virtuais de aprendizagemLiteratureStudy and teaching - Study and teachingResumo: Este trabalho aborda a utilização das tecnologias de informação e comunicação, computador conectado à internet, no ensino de literatura Busca-se verificar possíveis benefícios da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem e ferramentas on-line como recursos no ensino de literatura Por meio de uma abordagem qualitativa utilizamos a metodologia da pesquisa-ação para inicialmente diagnosticar a presença na cultura digital dos professores de Língua Portuguesa e Literatura no noroeste do Paraná, atuantes em escolas contempladas pelo ProInfo e Paraná Digital, bem como o reflexo desta inserção no trabalho com o texto literário em sala de aula Em um segundo momento, apresentamos a estes professores uma proposta de intervenção na forma de um curso de extensão com o objetivo de suprir a carência teórico-metodológica inferida a partir de suas contribuições por meio dos questionários aplicados A não concretização do curso por falta de candidatos levou-nos a uma proposta de enfrentamento do problema envolvendo professores em formação de um curso de Letras Para o desenvolvimento desta pesquisa apoiamo-nos em estudos acerca do letramento digital (SOARES, 1998; FISCHER, 27; MAIA; VALENTE, 211) e das relações entre literatura e internet (SEARS, 2; ROZEMA; WEBB, 28) Conclui-se que: primeiro, são necessárias ações que busquem desenvolver o letramento digital (LD) dos professores em serviço para capacitá-los e criar nestes a confiança para integrar as tecnologias da informação e comunicação (TICs) no currículo escolar; segundo, uma prática inovadora no ensino de literatura, utilizando recursos criados a partir da internet, passa necessariamente pela formação dos novos professores para o uso das tecnologias; e finalmente, a utilização de ambiente virtual de aprendizagem e de ferramentas disponíveis on-line contribui para a aproximação do aluno ao texto literárioTese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: The non-implementation of such course led us to a proposal for the problem involving pre-service teachers in an undergraduate PortuThis paper addresses the use of information and communication technologies, computer connected to the internet, in teaching of literature We seek to investigate possible benefits of using virtual learning environments and online tools as resources in teaching literature Through a qualitative approach, action research methodology was used first to diagnose the presence in digital culture of Portuguese and Literature teachers in northwestern area of Paraná, working in schools covered by ProInfo and Paraná Digital (governmental programs), as well as the impact of this insertion on their work with literary texts in the classroom Secondly, we presented to these teachers a proposal of intervention in the form of a short course in order to supply the theoretical and methodological deficiencies inferred from their contributions by means of questionnairesguese/English course This dissertation was based in studies about digital literacy (SOARES, 1998; FISCHER, 27; MAIA; VALENTE, 211) and connections between literature and internet (SEARS, 2; ROZEMA; WEBB, 28) At the end, we concluded that: first, actions that seek to develop the digital literacy (DL) among teachers in service are necessary to empower them and make them confident to integrate information and communication technologies (ICT) into school curriculum; second, an innovative practice in teaching literature, using resources from the internet, necessarily involves the training of new teachers to use technology; and finally, the use of virtual learning environment and tools available online can help to bring the student to the literary textCorrêa, Regina Helena Machado Aquino [Orientador]Corrêa, Alamir AquinoSilva, Miguel Rettenmaier daMafra, Núbio Delanne FerrazOliveira, Vanderléia da SilvaSilva, Marcelo José da2024-05-01T14:31:01Z2024-05-01T14:31:01Z2013.0004.04.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14414porDoutoradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em LetrasLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:47:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14414Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:47:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Do presencial ao virtual : contribuições do uso de ambientes virtuais e ferramentas on-line para o ensino de literatura
title Do presencial ao virtual : contribuições do uso de ambientes virtuais e ferramentas on-line para o ensino de literatura
spellingShingle Do presencial ao virtual : contribuições do uso de ambientes virtuais e ferramentas on-line para o ensino de literatura
Silva, Marcelo José da
Literatura
Estudo e ensino
Letramento digital
Tecnologia educacional
Ambientes virtuais de aprendizagem
Literature
Study and teaching - Study and teaching
title_short Do presencial ao virtual : contribuições do uso de ambientes virtuais e ferramentas on-line para o ensino de literatura
title_full Do presencial ao virtual : contribuições do uso de ambientes virtuais e ferramentas on-line para o ensino de literatura
title_fullStr Do presencial ao virtual : contribuições do uso de ambientes virtuais e ferramentas on-line para o ensino de literatura
title_full_unstemmed Do presencial ao virtual : contribuições do uso de ambientes virtuais e ferramentas on-line para o ensino de literatura
title_sort Do presencial ao virtual : contribuições do uso de ambientes virtuais e ferramentas on-line para o ensino de literatura
author Silva, Marcelo José da
author_facet Silva, Marcelo José da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Corrêa, Regina Helena Machado Aquino [Orientador]
Corrêa, Alamir Aquino
Silva, Miguel Rettenmaier da
Mafra, Núbio Delanne Ferraz
Oliveira, Vanderléia da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcelo José da
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Estudo e ensino
Letramento digital
Tecnologia educacional
Ambientes virtuais de aprendizagem
Literature
Study and teaching - Study and teaching
topic Literatura
Estudo e ensino
Letramento digital
Tecnologia educacional
Ambientes virtuais de aprendizagem
Literature
Study and teaching - Study and teaching
description Resumo: Este trabalho aborda a utilização das tecnologias de informação e comunicação, computador conectado à internet, no ensino de literatura Busca-se verificar possíveis benefícios da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem e ferramentas on-line como recursos no ensino de literatura Por meio de uma abordagem qualitativa utilizamos a metodologia da pesquisa-ação para inicialmente diagnosticar a presença na cultura digital dos professores de Língua Portuguesa e Literatura no noroeste do Paraná, atuantes em escolas contempladas pelo ProInfo e Paraná Digital, bem como o reflexo desta inserção no trabalho com o texto literário em sala de aula Em um segundo momento, apresentamos a estes professores uma proposta de intervenção na forma de um curso de extensão com o objetivo de suprir a carência teórico-metodológica inferida a partir de suas contribuições por meio dos questionários aplicados A não concretização do curso por falta de candidatos levou-nos a uma proposta de enfrentamento do problema envolvendo professores em formação de um curso de Letras Para o desenvolvimento desta pesquisa apoiamo-nos em estudos acerca do letramento digital (SOARES, 1998; FISCHER, 27; MAIA; VALENTE, 211) e das relações entre literatura e internet (SEARS, 2; ROZEMA; WEBB, 28) Conclui-se que: primeiro, são necessárias ações que busquem desenvolver o letramento digital (LD) dos professores em serviço para capacitá-los e criar nestes a confiança para integrar as tecnologias da informação e comunicação (TICs) no currículo escolar; segundo, uma prática inovadora no ensino de literatura, utilizando recursos criados a partir da internet, passa necessariamente pela formação dos novos professores para o uso das tecnologias; e finalmente, a utilização de ambiente virtual de aprendizagem e de ferramentas disponíveis on-line contribui para a aproximação do aluno ao texto literário
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 04.04.2013
2013.00
2024-05-01T14:31:01Z
2024-05-01T14:31:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14414
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Letras
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654570992205824