Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/59711 |
Resumo: | Projeto de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
id |
RCAP_63ab898c89bbb3411f9fb72bead5525a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59711 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade SéniorLearning to grow old: intervention at a Senior UniversityEducação de adultosUniversidade séniorEnvelhecimentoBem-estarAdult educationSenior universityAgeingWell-beingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoProjeto de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)O presente projeto desenvolve-se no âmbito do estágio profissionalizante do Mestrado em Educação, especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. O projeto decorreu numa universidade sénior em meio rural, em contexto de educação de adultos não-formal, com um grupo de 25 pessoas (idades entre os 49 e 80 anos). Após uma análise diagnóstica (formal e informal) de interesses e necessidades da população, foram delineadas com o grupo as atividades e objetivos a concretizar, e a avaliar/ajustar continuamente. A finalidade do projeto centra-se na promoção do envelhecimento ativo e do bem-estar do grupo. O projeto tem como objetivos gerais incentivar a capacitação dos educandos para uma melhor qualidade de vida; desenvolver competências sociais, culturais e pessoais; facultar aos educandos novas experiências e aprendizagens; e incitar à arte, à cultura e à educação. As atividades desenhadas estão distribuídas pelos seguintes temas: arte, saúde, ludicidade e cultura, ciência e intergeracionalidade. O processo foi desenvolvido numa metodologia de investigação-ação participativa, vinculada a uma perspetiva holística e complexa. Será apresentado todo o processo de intervenção/investigação e, consequentemente, a avaliação e os resultados decorrentes do mesmo. No final, encontramos um público mais consciente e concretizado, com novos conhecimentos e experiências, com maior autoestima; em suma, encontramos pessoas mais felizes e mais ativas.This project is developed in the ambit of the professionalizing internship of the Master in Education, specialization in Adult Education and Community Intervention. The project has elapsed at a senior university in rural areas, in a context of non-formal adult education, with a group of 25 persons (ages 49 to 80 years). After a diagnostic analysis (formal and informal) of the interests and needs of the population, the activities and objectives to be realized were outlined with the group, and to evaluate/adjust continuously. The finality of the project focuses on promoting the active ageing and well- being of the group. The general objectives of the project are to encourage the training of students for a better quality of life; develop social, cultural and personal competences; to provide new experiences and learnings; and incite to art, culture and education. The activities are distributed in the following themes: art, health, ludicity and culture, science and intergenerationality. The process was developed in a participatory action-research methodology, linked to a holistic and complex perspective. The whole process of intervention/investigation will be presented and, consequently, the evaluation and results resulting from it. In the end, we found a more conscious and accomplished group, with new knowledge and experiences, with greater self-esteem; in sum, we find happier and more active people.Oliveira, Clara CostaUniversidade do MinhoFernandes, Daniela do Rosário da Silva20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/59711por202184943info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:24:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:59.571331Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior Learning to grow old: intervention at a Senior University |
title |
Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior |
spellingShingle |
Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior Fernandes, Daniela do Rosário da Silva Educação de adultos Universidade sénior Envelhecimento Bem-estar Adult education Senior university Ageing Well-being Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior |
title_full |
Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior |
title_fullStr |
Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior |
title_full_unstemmed |
Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior |
title_sort |
Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior |
author |
Fernandes, Daniela do Rosário da Silva |
author_facet |
Fernandes, Daniela do Rosário da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Clara Costa Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Daniela do Rosário da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de adultos Universidade sénior Envelhecimento Bem-estar Adult education Senior university Ageing Well-being Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação de adultos Universidade sénior Envelhecimento Bem-estar Adult education Senior university Ageing Well-being Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Projeto de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/59711 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/59711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202184943 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132675120824320 |