Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Daniela do Rosário da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/59711
Resumo: Projeto de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
id RCAP_63ab898c89bbb3411f9fb72bead5525a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59711
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade SéniorLearning to grow old: intervention at a Senior UniversityEducação de adultosUniversidade séniorEnvelhecimentoBem-estarAdult educationSenior universityAgeingWell-beingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoProjeto de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)O presente projeto desenvolve-se no âmbito do estágio profissionalizante do Mestrado em Educação, especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. O projeto decorreu numa universidade sénior em meio rural, em contexto de educação de adultos não-formal, com um grupo de 25 pessoas (idades entre os 49 e 80 anos). Após uma análise diagnóstica (formal e informal) de interesses e necessidades da população, foram delineadas com o grupo as atividades e objetivos a concretizar, e a avaliar/ajustar continuamente. A finalidade do projeto centra-se na promoção do envelhecimento ativo e do bem-estar do grupo. O projeto tem como objetivos gerais incentivar a capacitação dos educandos para uma melhor qualidade de vida; desenvolver competências sociais, culturais e pessoais; facultar aos educandos novas experiências e aprendizagens; e incitar à arte, à cultura e à educação. As atividades desenhadas estão distribuídas pelos seguintes temas: arte, saúde, ludicidade e cultura, ciência e intergeracionalidade. O processo foi desenvolvido numa metodologia de investigação-ação participativa, vinculada a uma perspetiva holística e complexa. Será apresentado todo o processo de intervenção/investigação e, consequentemente, a avaliação e os resultados decorrentes do mesmo. No final, encontramos um público mais consciente e concretizado, com novos conhecimentos e experiências, com maior autoestima; em suma, encontramos pessoas mais felizes e mais ativas.This project is developed in the ambit of the professionalizing internship of the Master in Education, specialization in Adult Education and Community Intervention. The project has elapsed at a senior university in rural areas, in a context of non-formal adult education, with a group of 25 persons (ages 49 to 80 years). After a diagnostic analysis (formal and informal) of the interests and needs of the population, the activities and objectives to be realized were outlined with the group, and to evaluate/adjust continuously. The finality of the project focuses on promoting the active ageing and well- being of the group. The general objectives of the project are to encourage the training of students for a better quality of life; develop social, cultural and personal competences; to provide new experiences and learnings; and incite to art, culture and education. The activities are distributed in the following themes: art, health, ludicity and culture, science and intergenerationality. The process was developed in a participatory action-research methodology, linked to a holistic and complex perspective. The whole process of intervention/investigation will be presented and, consequently, the evaluation and results resulting from it. In the end, we found a more conscious and accomplished group, with new knowledge and experiences, with greater self-esteem; in sum, we find happier and more active people.Oliveira, Clara CostaUniversidade do MinhoFernandes, Daniela do Rosário da Silva20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/59711por202184943info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:24:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:59.571331Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior
Learning to grow old: intervention at a Senior University
title Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior
spellingShingle Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior
Fernandes, Daniela do Rosário da Silva
Educação de adultos
Universidade sénior
Envelhecimento
Bem-estar
Adult education
Senior university
Ageing
Well-being
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior
title_full Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior
title_fullStr Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior
title_full_unstemmed Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior
title_sort Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior
author Fernandes, Daniela do Rosário da Silva
author_facet Fernandes, Daniela do Rosário da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Clara Costa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Daniela do Rosário da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos
Universidade sénior
Envelhecimento
Bem-estar
Adult education
Senior university
Ageing
Well-being
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação de adultos
Universidade sénior
Envelhecimento
Bem-estar
Adult education
Senior university
Ageing
Well-being
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Projeto de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/59711
url https://hdl.handle.net/1822/59711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202184943
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132675120824320