A Universidade sénior como espaço de aprendizagem, socialização e envelhecimento activo: o estudo exploratório de um caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Teresa Elisabete Esteves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2424
Resumo: Um dos grandes desafios do século XXI tem sido o de compreender a importância que as Universidades Séniores têm para o idoso. Estas instituições assumem um papel relevante na vida dos idosos em várias vertentes. Desse modo, foi nosso objectivo tentar responder, no presente estudo, à questão central “A Universidade Sénior constitui-se como espaço de aprendizagem, socialização e envelhecimento activo?”. Realizou-se a revisão de literatura, enquadramento teórico, no que diz respeito às Universidades Séniores, definição, história e o seu alcance/impacto em Portugal, bem como o seu papel enquanto espaço de aprendizagem, socialização e envelhecimento activo. Dado que se tratava de um estudo exploratório de um caso, optámos por fazer uma pesquisa de campo na qual participaram 13 idosos, com idades compreendidas entre os 54 e 86 anos de idade, que frequentavam uma Universidade Sénior, em Portugal, na zona de Trás- os- Montes, participando igualmente o director e 6 formadores da referida instituição. A técnica de pesquisa utilizada foi a entrevista estruturada, sendo de salientar que foi dada total liberdade aos entrevistados. Foram aplicadas três entrevistas diferentes para os três agentes mencionados. As questões que dela faziam parte diziam respeito a três principais categorias de análise da investigação, a saber: perspectivas dos participantes na pesquisa sobre a Universidade ser, ou não, factor de aprendizagem, socialização e envelhecimento activo. A análise daqui decorrente levou a concluir que o projecto apresentado pela Universidade em causa ia ao encontro das necessidades do idoso, considerando benéfico dar continuidade à sua frequência na dita instituição já que poderia ser vista como um suporte de aprendizagem, socialização e envelhecimento activo.
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