Perfil fonológico de crianças com perturbação de linguagem primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Diana Inês Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/11500
Resumo: Apesar de se verificarem algumas diferenças quanto às frequências de ocorrência entre os subgrupos de estudo (por exemplo, os processos de oclusão e anteriorização são mais frequentes no grupo PCC <50% e os processos de palatalização e despalatalização mais frequentes no grupo PCC> 50%), de forma geral, o processo de desvozeamento de fricativas e os processos de estrutura silábica são os mais frequentes entre as crianças com PLP. Identificou-se ainda um conjunto de processos fonológicos (como por exemplo processos de posteriorização, substituições atípicas de consoantes e omissão de consoante inicial) considerados atípicos. A investigação desenvolvida permitiu, então, evidenciar que a população em estudo apresenta, para além de padrões típicos, mas persistentes, um conjunto de características que têm vindo a ser atribuídas à perturbação fonológica, como a existência de “plateaus” para aquisições precoces, a ocorrência de desencontro fonológico (“chronological mismatch”), onde se verifica a coocorrência de processos de fases precoces (como o processo de oclusão) e padrões de erros característicos de fases posteriores do desenvolvimento fonológico (como os processos de palatalização ou semivocalização de líquida) e ainda, a ocorrência de processos atípicos. Conclui-se, portanto, que as crianças com PLP apresentam um grande comprometimento na componente fonológica, o que vai de encontro ao defendido em recentes teorias explicativas da natureza desta perturbação da linguagem, que apontam para um défice inicial ou de especial proeminência nesta componente da linguagem. Estas conclusões sugerem que uma intervenção terapêutica adequada e focada na estimulação de competências fonológicas será essencial junto desta população. Apesar de se verificarem algumas diferenças quanto às frequências de ocorrência entre os subgrupos de estudo (por exemplo, os processos de oclusão e anteriorização são mais frequentes no grupo PCC <50% e os processos de palatalização e despalatalização mais frequentes no grupo PCC> 50%), de forma geral, o processo de desvozeamento de fricativas e os processos de estrutura silábica são os mais frequentes entre as crianças com PLP. Identificou-se ainda um conjunto de processos fonológicos (como por exemplo processos de posteriorização, substituições atípicas de consoantes e omissão de consoante inicial) considerados atípicos. A investigação desenvolvida permitiu, então, evidenciar que a população em estudo apresenta, para além de padrões típicos, mas persistentes, um conjunto de características que têm vindo a ser atribuídas à perturbação fonológica, como a existência de “plateaus” para aquisições precoces, a ocorrência de desencontro fonológico (“chronological mismatch”), onde se verifica a coocorrência de processos de fases precoces (como o processo de oclusão) e padrões de erros característicos de fases posteriores do desenvolvimento fonológico (como os processos de palatalização ou semivocalização de líquida) e ainda, a ocorrência de processos atípicos. Conclui-se, portanto, que as crianças com PLP apresentam um grande comprometimento na componente fonológica, o que vai de encontro ao defendido em recentes teorias explicativas da natureza desta perturbação da linguagem, que apontam para um défice inicial ou de especial proeminência nesta componente da linguagem. Estas conclusões sugerem que uma intervenção terapêutica adequada e focada na estimulação de competências fonológicas será essencial junto desta população.
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A investigação desenvolvida permitiu, então, evidenciar que a população em estudo apresenta, para além de padrões típicos, mas persistentes, um conjunto de características que têm vindo a ser atribuídas à perturbação fonológica, como a existência de “plateaus” para aquisições precoces, a ocorrência de desencontro fonológico (“chronological mismatch”), onde se verifica a coocorrência de processos de fases precoces (como o processo de oclusão) e padrões de erros característicos de fases posteriores do desenvolvimento fonológico (como os processos de palatalização ou semivocalização de líquida) e ainda, a ocorrência de processos atípicos. Conclui-se, portanto, que as crianças com PLP apresentam um grande comprometimento na componente fonológica, o que vai de encontro ao defendido em recentes teorias explicativas da natureza desta perturbação da linguagem, que apontam para um défice inicial ou de especial proeminência nesta componente da linguagem. Estas conclusões sugerem que uma intervenção terapêutica adequada e focada na estimulação de competências fonológicas será essencial junto desta população.This study’s main goal is the phonological description of European Portuguese children with Primary Language Impairment (PLI)’s profile. A set of phonological parameters in 20 preschool children with PLI, divided in two subgroups according to their phonological impairment severity, namely the PCC < 50% subgroup (11 children) and the PCC > 50% subgroup (9 children), was analysed. The study subgroups performance was compared with a group of 232 children with typical phonological development, aged between 3 and 5 years. Data was collected using a formal and standardised test – Teste Fonético Fonológico (TFF) ALPE - and analysed using the Automatic Phonological Analysis Tools (APAT) v.0.2.00. Results revealed that children with PLI, even when compared with the younger age range [3;0-3;6[, have a reduced phonetic consonantal and syllabic inventory, a lower Percentage of Vowels Correct (PVC) and PCC, not only in global terms but also for any manner of articulation (stops, nasals, fricatives, laterals and rhotics). Children with PLI also present different syllabic patterns and words structures, from those produced by typically developing children. While analysing these parameters, atypical patterns were also observed. such as: the acquisition order of the consonants in the phonetic inventory, with the appearance of phonemes acquired in later phases while others, of early acquisition, are not yet produced. “Plateaus” for early acquisitions, were also identified (for nasals and fricatives consonants), with the appearance of consonants of later phases, like the liquid. Children with PLI also produce a set of phonological processes beyond the disappearance expected age, namely, substitution processes of consonants and vowels, syllabic structure and assimilation processes. There were some differences between the study subgroups in terms of the relative frequency (for example, the stopping and fronting processes were more frequent in the PCC < 50% group and the palatalization and despalatalization processes were more frequent in the PCC > 50% group), generally, the fricatives devoicing process and the syllabic structure processes were the most frequent in children with PLI. A number of phonological processes considered atypical (for example, backing processes, atypical substitutions of consonants and the initial consonant deletion) were also identified in these children. Results revealed persistent typical patterns and also a set of characteristics that have been previously attributed to phonological impairment, like the existence of “plateaus” for the early acquisitions, the occurrence of chronological mismatch, where the subjects exhibit the co-occurrence of early phases processes (like stopping) and errors patterns characteristic of phonological development later phases (like palatalization or gliding) and even the occurrence of atypical processes. Children with PLI present considerable deficit in the phonological component, in accordance with recent explicative theories about the nature of PLI, which propose an initial deficit or the special prominence in this language component. These conclusions suggest that an adequate therapeutic intervention focused in the phonological competencies stimulation will be essential in this population.Universidade de Aveiro2013-12-04T10:27:36Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11500TID:201572354porDomingues, Diana Inês Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:20:44Zoai:ria.ua.pt:10773/11500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:54.805524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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