O tokoismo como elemento da identidade angolana: 1950-1965

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cléria de Lourdes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9427
Resumo: Tese de mestrado, História de África, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
id RCAP_63b7f164a6fcc6fa438abf7f8138b32e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9427
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O tokoismo como elemento da identidade angolana: 1950-1965Igreja tokoista - Angola - 1950-1965Identidade colectiva - AngolaCristianismo e cultura - AngolaAngola - História - séc.20Portugal - Colónias - AfricaTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, História de África, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012Uma leitura atenta das literaturas historiográficas produzidas nas primeiras décadas do século XX sobre a história de Angola permite detectar a importância das igrejas cristãs africanas como agente histórico dos acontecimentos que envolveram o desencadeamento da guerra de libertação do jugo colonial. O conceito profético-messiânico de “cunho subversivo” foi utilizado nos textos escritos por representantes do ultramar e autores apoiantes do colonialismo para definir a igreja do líder religioso Simão Gonçalves Toko. Estes textos serviram de fonte a outros estudos desenvolvidos após a independência que, de forma positivista analisaram a igreja mais como um fenómeno autónomo da política interna de independência mas de forma paralela e mesmo objectivo. Contudo, das relações dos africanos com os missionários europeus surge uma nova expressão religiosa composta por valores cristãos e a ancestralidade kongo em que é observada a preservação da identidade dos povos de cultura Bantu. A forma de integração social, sua dinâmica e a leitura que os angolanos fizeram do cristianismo foram desprezados em prol de um história linear sem apreciação dos vínculos culturais de identidade e a transição social e religiosa pelas quais os africanos procuravam adaptar-se. O presente trabalho debruça-se sobre os conceitos dados por esta literatura no período entre 1950 e 1965 em que o corpo textual sustenta-se de uma profunda análise desta leitura apresentada nas correspondências trocadas entre homens e mulheres tokoistas e podendo dessa forma obter um outro olhar da sociabilidade e religiosidade em que se inscreve a Igreja Tokoista, seus adeptos e sua forma de agregação e os recursos identitários como elemento e integração sócio religiosa.ABSTRACT: A thorough reading of the historiographical literature produced in the first decades of the twentieth century about the history of Angola allows sensing the importance of the African Christian churches as historical agents of the events that surrounded the outbreak of the war of liberation from colonial rule. The prophetic-messianic concept of "subversive nature" was used in the texts written by Ultramar representatives and by authors who supported colonialism, to define the church's religious leader Simão Gonçalves Toko. These texts were used as a source to other studies, developed after the Independence, which, in a positivist way, analysed the church more like an autonomous phenomenon of internal policy to the Independence. However, a new religious expression, composed by Christian values and the Kongo ancestry, in which the Bantu cultural identity is observed, emerged from the relationship between Africans and European missionaries. The process of social integration, its dynamics and the interpretation that Angolans made of Christianity were ignored in favour of a linear history, with no consideration of the cultural bonds of identity or of the social and religious transition that African people sought to adapt to. This dissertation focuses on the concepts addressed by this literature, between 1950 and 1965, in which the textual body is sustained by a careful examination of the correspondence exchanged between tokoist men and women, which allow the attainment of another approach to the sociability and religious spirit where the Tokoist Church and its members were included.Henriques, Isabel Castro, 1946-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Cléria de Lourdes2013-10-29T14:45:09Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9427porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:38.917151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O tokoismo como elemento da identidade angolana: 1950-1965
title O tokoismo como elemento da identidade angolana: 1950-1965
spellingShingle O tokoismo como elemento da identidade angolana: 1950-1965
Ferreira, Cléria de Lourdes
Igreja tokoista - Angola - 1950-1965
Identidade colectiva - Angola
Cristianismo e cultura - Angola
Angola - História - séc.20
Portugal - Colónias - Africa
Teses de mestrado - 2012
title_short O tokoismo como elemento da identidade angolana: 1950-1965
title_full O tokoismo como elemento da identidade angolana: 1950-1965
title_fullStr O tokoismo como elemento da identidade angolana: 1950-1965
title_full_unstemmed O tokoismo como elemento da identidade angolana: 1950-1965
title_sort O tokoismo como elemento da identidade angolana: 1950-1965
author Ferreira, Cléria de Lourdes
author_facet Ferreira, Cléria de Lourdes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Isabel Castro, 1946-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cléria de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Igreja tokoista - Angola - 1950-1965
Identidade colectiva - Angola
Cristianismo e cultura - Angola
Angola - História - séc.20
Portugal - Colónias - Africa
Teses de mestrado - 2012
topic Igreja tokoista - Angola - 1950-1965
Identidade colectiva - Angola
Cristianismo e cultura - Angola
Angola - História - séc.20
Portugal - Colónias - Africa
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, História de África, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-10-29T14:45:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9427
url http://hdl.handle.net/10451/9427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134230181052416