Diferentes usos, diferentes gerações: uma abordagem da teoria dos usos e gratificações aplicada às redes sociais desde os baby boomers à Geração Z

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Joana Bessone Resendes Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16922
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
id RCAP_63ba124c85b2f5966287ab4b3a3ad818
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16922
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diferentes usos, diferentes gerações: uma abordagem da teoria dos usos e gratificações aplicada às redes sociais desde os baby boomers à Geração ZRedes sociaisTeoria dos usos e gratificaçõesGeraçõesSocial mediaUses and gratification theoryGenerationsDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.Com o aparecimento da Web 2.0, e o consequente desenvolvimento das redes sociais, muitas foram as mudanças que surgiram, não só na forma de utilização, como também nas motivações da população, para navegar, no que são hoje considerados os novos media. Se existem gerações consideradas nativas digitais, tendo toda a sua vida experienciado um acesso fácil e instantâneo à internet e às redes sociais, existem outras que viram o aparecimento e desenvolvimento destas tecnologias desde o seu início, tendo de adaptar as suas vidas a estes novos desafios. Através de um questionário de 25 perguntas, relativas aos usos e gratificações de cada rede social, este trabalho, teve como foco investigar quais as motivações que levam os Baby Boomers, a Geração X, Geração Y e Geração Z, a aceder ao Facebook, o Youtube, o Instagram e o TikTok, bem como as diferenças nesta utilização.ABSTRACT Since the beggining of Web 2.0, and the consequent development of social networks, many changes have emerged along the way, from the way we use this technology to the motivations that lead us to use the new media. If there are generations who are considered digital natives, having experienced all their lives an easy and instant access to the internet and social networks, there are others who have seen the emergence and development of these technologies from the beginning, having to adapt their lives to these new challenges. Through a 25 questions questionnaire, regarding the uses and gratifications of each social network, this study, focused on discovering what motivates Baby Boomers, Generation X, Generation Y and Generation Z, to visit Facebook, Youtube, Instagram and TikTok, and, what are the real differences in this use.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMontargil, FilipeRCIPLCoutinho, Joana Bessone Resendes Pereira2024-01-19T11:46:04Z2023-11-232023-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16922TID:203467361porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T02:16:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:51.081555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes usos, diferentes gerações: uma abordagem da teoria dos usos e gratificações aplicada às redes sociais desde os baby boomers à Geração Z
title Diferentes usos, diferentes gerações: uma abordagem da teoria dos usos e gratificações aplicada às redes sociais desde os baby boomers à Geração Z
spellingShingle Diferentes usos, diferentes gerações: uma abordagem da teoria dos usos e gratificações aplicada às redes sociais desde os baby boomers à Geração Z
Coutinho, Joana Bessone Resendes Pereira
Redes sociais
Teoria dos usos e gratificações
Gerações
Social media
Uses and gratification theory
Generations
title_short Diferentes usos, diferentes gerações: uma abordagem da teoria dos usos e gratificações aplicada às redes sociais desde os baby boomers à Geração Z
title_full Diferentes usos, diferentes gerações: uma abordagem da teoria dos usos e gratificações aplicada às redes sociais desde os baby boomers à Geração Z
title_fullStr Diferentes usos, diferentes gerações: uma abordagem da teoria dos usos e gratificações aplicada às redes sociais desde os baby boomers à Geração Z
title_full_unstemmed Diferentes usos, diferentes gerações: uma abordagem da teoria dos usos e gratificações aplicada às redes sociais desde os baby boomers à Geração Z
title_sort Diferentes usos, diferentes gerações: uma abordagem da teoria dos usos e gratificações aplicada às redes sociais desde os baby boomers à Geração Z
author Coutinho, Joana Bessone Resendes Pereira
author_facet Coutinho, Joana Bessone Resendes Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montargil, Filipe
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Joana Bessone Resendes Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Teoria dos usos e gratificações
Gerações
Social media
Uses and gratification theory
Generations
topic Redes sociais
Teoria dos usos e gratificações
Gerações
Social media
Uses and gratification theory
Generations
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-23
2023-11-23T00:00:00Z
2024-01-19T11:46:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16922
TID:203467361
url http://hdl.handle.net/10400.21/16922
identifier_str_mv TID:203467361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137056224444416