Diferentes usos, diferentes gerações: uma abordagem da teoria dos usos e gratificações aplicada às redes sociais desde os baby boomers à Geração Z
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16922 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia. |
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Diferentes usos, diferentes gerações: uma abordagem da teoria dos usos e gratificações aplicada às redes sociais desde os baby boomers à Geração ZRedes sociaisTeoria dos usos e gratificaçõesGeraçõesSocial mediaUses and gratification theoryGenerationsDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.Com o aparecimento da Web 2.0, e o consequente desenvolvimento das redes sociais, muitas foram as mudanças que surgiram, não só na forma de utilização, como também nas motivações da população, para navegar, no que são hoje considerados os novos media. Se existem gerações consideradas nativas digitais, tendo toda a sua vida experienciado um acesso fácil e instantâneo à internet e às redes sociais, existem outras que viram o aparecimento e desenvolvimento destas tecnologias desde o seu início, tendo de adaptar as suas vidas a estes novos desafios. Através de um questionário de 25 perguntas, relativas aos usos e gratificações de cada rede social, este trabalho, teve como foco investigar quais as motivações que levam os Baby Boomers, a Geração X, Geração Y e Geração Z, a aceder ao Facebook, o Youtube, o Instagram e o TikTok, bem como as diferenças nesta utilização.ABSTRACT Since the beggining of Web 2.0, and the consequent development of social networks, many changes have emerged along the way, from the way we use this technology to the motivations that lead us to use the new media. If there are generations who are considered digital natives, having experienced all their lives an easy and instant access to the internet and social networks, there are others who have seen the emergence and development of these technologies from the beginning, having to adapt their lives to these new challenges. Through a 25 questions questionnaire, regarding the uses and gratifications of each social network, this study, focused on discovering what motivates Baby Boomers, Generation X, Generation Y and Generation Z, to visit Facebook, Youtube, Instagram and TikTok, and, what are the real differences in this use.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMontargil, FilipeRCIPLCoutinho, Joana Bessone Resendes Pereira2024-01-19T11:46:04Z2023-11-232023-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16922TID:203467361porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T02:16:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:51.081555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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