Relatório da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penetro, Nuno Daniel Dias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10645
Resumo: O presente documento surge no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no ciclo de estudos com objetivo de concluir o grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, efetuado na Escola Secundária de Felgueiras, no ano letivo 2020/2021. O Estágio Pedagógico é assim considerado o fim de uma etapa, tendo o intuito de permitir ao estagiário inserir-se no contexto profissional e assim adquirir experiência, aprender muitas vezes com o erro e conhecer a verdadeira realidade daquilo que é a escola e o ensino. Neste relatório, descrevo um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, apresento aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas e angústias, mas também recursos, estratégias, e soluções utilizadas para resolver os diferentes problemas quer no ensino presencial quer no ensino à distância. O objetivo principal deste documento é demonstrar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas ao longo do ano letivo. Deste modo, este relatório assenta sobre quatro áreas de intervenção, sendo elas: a caracterização dos recursos e das turmas 7ºF e 12ºB; a apresentação e descrição das tarefas do ensino supervisionado; o relato das tarefas desenvolvidas no meio escolar; e por último, a minha reflexão crítica de todo o processo. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre a influência da atividade física na média escolar dos alunos que frequentam o 12º ano. Participaram neste estudo n = 130 alunos, onde respondendo ao questionário BQHPA, foi possível recolher os dados habituais de atividade física da amostra. As informações sobre as notas escolares, foram recolhidas nos dossiers de turma. No tratamento estatístico foi utilizado o t-teste. Os dados foram analisados através do software SPSS para um nível de significância de 5%. As conclusões do estudo indicaram que existem diferenças significativas na prática de atividade física diária e na prática de exercício físico entre os sexos da amostra, destacando-se nestes aspetos o sexo masculino. No que concerne à relação entre atividade física e a média escolar, apesar de não existirem diferenças significativas, em média, os alunos que têm mais atividade física, têm melhores notas. No entanto, parece existir mais dificuldade na obtenção de notas de excelência.
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Através de um processo crítico e consciente, apresento aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas e angústias, mas também recursos, estratégias, e soluções utilizadas para resolver os diferentes problemas quer no ensino presencial quer no ensino à distância. O objetivo principal deste documento é demonstrar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas ao longo do ano letivo. Deste modo, este relatório assenta sobre quatro áreas de intervenção, sendo elas: a caracterização dos recursos e das turmas 7ºF e 12ºB; a apresentação e descrição das tarefas do ensino supervisionado; o relato das tarefas desenvolvidas no meio escolar; e por último, a minha reflexão crítica de todo o processo. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre a influência da atividade física na média escolar dos alunos que frequentam o 12º ano. Participaram neste estudo n = 130 alunos, onde respondendo ao questionário BQHPA, foi possível recolher os dados habituais de atividade física da amostra. As informações sobre as notas escolares, foram recolhidas nos dossiers de turma. No tratamento estatístico foi utilizado o t-teste. Os dados foram analisados através do software SPSS para um nível de significância de 5%. As conclusões do estudo indicaram que existem diferenças significativas na prática de atividade física diária e na prática de exercício físico entre os sexos da amostra, destacando-se nestes aspetos o sexo masculino. No que concerne à relação entre atividade física e a média escolar, apesar de não existirem diferenças significativas, em média, os alunos que têm mais atividade física, têm melhores notas. No entanto, parece existir mais dificuldade na obtenção de notas de excelência.This document is part of the Pedagogical Internship, integrated in the cycle of studies in order to conclude the Master's degree in Physical Education, teaching in Basic and Secondary Education, from the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, carried out at the Secondary School of Felgueiras, in the academic year 2020/2021. The Pedagogical Internship is considered the end of a stage, with the aim of allowing the intern to insert himself in the professional context and gain experience, often learn from mistakes and know the reality of what is school and teaching. This report describes a set of experiences that accompanied me over the course of an academic year as an intern teacher of Physical Education. Through a critical and conscious process, I present those that were my difficulties, doubts and anxieties, but also resources, strategies, and solutions used to solve the different problems in classroom and distance learning. The main purpose of this document is to demonstrate the internship experiences and to analyze the activities carried out throughout the school year. This way, this report is based on four areas of intervention, namely: the characterization of resources and classes 7ºF and 12ºB; the presentation and description of supervised teaching tasks; the report of the tasks developed in the school environment; and finally, my critical reflection of the entire process. For the consolidation of my academic development, this report also includes a study on the influence of physical activity on the school average of students attending the 12th grade. N=130 students participated in this study, where by answering the BQHPA questionnaire, it was possible to collect the usual physical activity data, from the sample. Information on school grades was collected from class files. In the statistical treatment, the t-test were used. The data were analyzed using the SPSS software for a significance level of 5%. The conclusions of this study demonstrate that there are significant differences in the practice of daily physical activity and in the practice of physical exercise between the sexes of the sample, with the male sex standing out in these aspects. Regarding the relationship between physical activity and school average, although there are no significant differences, on average, students who have more physical activity have better grades, however, they seem to have more difficulties in obtaining top grades.2021-08-06T15:04:25Z2021-07-26T00:00:00Z2021-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10645porPenetro, Nuno Daniel Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:31:45Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:43.697350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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