Uso do Twitter pelas equipas de eSports
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/39007 |
Resumo: | O eSports, ou desportos eletrónicos, é o termo que foi atribuído ao setor competitivo do gaming onde jogadores profissionais competem entre si. O aparecimento dos eSports foi acompanhado da criação de equipas de eSports, ou seja, de equipas que, à semelhança dos desportos tradicionais, contratam jogadores para jogarem e as representarem nas diversas competições e eventos. Estas equipas de eSports, para contactarem com os seus fãs e conseguirem criar e manter uma boa relação com eles, acabam muitas vezes por escolher a rede social Twitter para o fazerem, uma vez que permite às equipas, de uma forma rápida, instantânea, chegarem aos seus fãs e receberem feedback. Este estudo tem como objetivo comparar diversas equipas de eSports no Twitter, para perceber e categorizar os diferentes tipos de publicações em que cada uma aposta e ainda compreender como é que os utilizadores do Twitter interagem com estes diferentes tipos de publicações das equipas. Para atingir estes objetivos, adotei um tipo de pesquisa quali-quantitativo, onde analisei as diferentes contas oficiais de Twitter de cada equipa, comparando-as entre si, os conteúdos que colocam nas redes sociais para os seus fãs e ainda como estes reagem a cada tipo de publicações que a sua equipa faz, analisando o engagement que cada tweet gera. As principais conclusões obtidas foram a existência de duas formas distintas de utilizar o Twitter por parte das equipas de eSports: na primeira, apenas publicam o essencial, focando-se principalmente em informações sobre as equipas, enquanto na segunda se preocupam em publicar constantemente e manter uma relação próxima com os seus seguidores, dando por isso bastante enfâse à interação com os fãs. Outra conclusão obtida foi a preferência dos fãs, tendo em conta o engagement, pelas publicações que tinham como objetivo entreter. |
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O eSports, ou desportos eletrónicos, é o termo que foi atribuído ao setor competitivo do gaming onde jogadores profissionais competem entre si. O aparecimento dos eSports foi acompanhado da criação de equipas de eSports, ou seja, de equipas que, à semelhança dos desportos tradicionais, contratam jogadores para jogarem e as representarem nas diversas competições e eventos. Estas equipas de eSports, para contactarem com os seus fãs e conseguirem criar e manter uma boa relação com eles, acabam muitas vezes por escolher a rede social Twitter para o fazerem, uma vez que permite às equipas, de uma forma rápida, instantânea, chegarem aos seus fãs e receberem feedback. Este estudo tem como objetivo comparar diversas equipas de eSports no Twitter, para perceber e categorizar os diferentes tipos de publicações em que cada uma aposta e ainda compreender como é que os utilizadores do Twitter interagem com estes diferentes tipos de publicações das equipas. Para atingir estes objetivos, adotei um tipo de pesquisa quali-quantitativo, onde analisei as diferentes contas oficiais de Twitter de cada equipa, comparando-as entre si, os conteúdos que colocam nas redes sociais para os seus fãs e ainda como estes reagem a cada tipo de publicações que a sua equipa faz, analisando o engagement que cada tweet gera. As principais conclusões obtidas foram a existência de duas formas distintas de utilizar o Twitter por parte das equipas de eSports: na primeira, apenas publicam o essencial, focando-se principalmente em informações sobre as equipas, enquanto na segunda se preocupam em publicar constantemente e manter uma relação próxima com os seus seguidores, dando por isso bastante enfâse à interação com os fãs. Outra conclusão obtida foi a preferência dos fãs, tendo em conta o engagement, pelas publicações que tinham como objetivo entreter. |
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