Os valores como variável explicativa da satisfação e lealdade : a prática de fitness
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/2815 |
Resumo: | Mestrado em Gestão do Desporto |
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Os valores como variável explicativa da satisfação e lealdade : a prática de fitnessConsumoFitnessLealdadeMulherSatisfaçãoValoresMestrado em Gestão do DesportoEste estudo pretende verificar em que medida os valores influenciam a lealdade e a satisfação no consumo de fi tness em ginásios de mul heres. Foram recolhidos 489 questionários em cinco ginásios da marca VivaFit em Lisboa. O questionário foi composto pel o modelo teórico de valores de Schwartz (1992), e os indicadores de satisfação e lealdade a prática de exercício físico de Vilares e Coelho (2005). Através da análi se factorial identificamos que a: benevolência, tradição, conformidade e segurança, são valores mais importantes para aumentar a satisfação com as aulas. No entanto, as regressões lineares indicam, que a conformidade tem impacto reduzido para explicar a satisfação com os serviços. Os valores que mais explicam a lealdade são a conformidade e a autodirecção. A análise sociodemográfica indica que a maioria das sócias pertence ao grupo etário entre os 21 e 40 anos, existindo diferenças mediante as habilitações literárias, proximidade geográfica e tempo de prática de fitness. Concluímos que: os val ores influenciam a lealdade e a satisfação; quanto maior for a satisfação, maior será sua lealdade; a grande maioria das sócias se encontra satisfeitas e leais.ABSTRACT: This research intends to verify in wich measure the values influence the loyalty and satisfaction on fitness consumption in women gymnasium. A total of 489 questionnaires were answered on 5 VivaFit’s gymnasiums in Lisbon. The questionnary was composed by theorics values model of Schwartz (1992), and key indicators of lealty and satisfaction for fisical exercise practice of Vilares e Coelho (2005). Through factorial analyses we identified the benevolence, tradition, conformity and security are the most important values to get satisfaction up in classes. However linear regressions indicate, that the conformity has a reduced impact to explain the satisfaction with services. The values whose explain the loyalty are conformity and self direction. Sociodemographic analisys indicates that most of members belong to age group between 21 and 40 year s, with existed differences by literals habilitations, geographic closeness and fitness time of practice. We have concluded that: the values influence loyalty and satisfaction; the grater the satisfaction is, the biggest will be your loyalty; the most members are satisfied and loyal.Correia, Abel Hermínio LourençoRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, Laurianne Costa de20102011-01-17T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/2815porCarvalho, Laurianne (2010)- Os valores como variável explicativa da satisfação e lealdade : a prática de fitness. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/2815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:21.058794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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