Os valores como variável explicativa da satisfação e lealdade : a prática de fitness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Laurianne Costa de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/2815
Resumo: Mestrado em Gestão do Desporto
id RCAP_63eddf310edd184e0490d2e676a045ee
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/2815
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os valores como variável explicativa da satisfação e lealdade : a prática de fitnessConsumoFitnessLealdadeMulherSatisfaçãoValoresMestrado em Gestão do DesportoEste estudo pretende verificar em que medida os valores influenciam a lealdade e a satisfação no consumo de fi tness em ginásios de mul heres. Foram recolhidos 489 questionários em cinco ginásios da marca VivaFit em Lisboa. O questionário foi composto pel o modelo teórico de valores de Schwartz (1992), e os indicadores de satisfação e lealdade a prática de exercício físico de Vilares e Coelho (2005). Através da análi se factorial identificamos que a: benevolência, tradição, conformidade e segurança, são valores mais importantes para aumentar a satisfação com as aulas. No entanto, as regressões lineares indicam, que a conformidade tem impacto reduzido para explicar a satisfação com os serviços. Os valores que mais explicam a lealdade são a conformidade e a autodirecção. A análise sociodemográfica indica que a maioria das sócias pertence ao grupo etário entre os 21 e 40 anos, existindo diferenças mediante as habilitações literárias, proximidade geográfica e tempo de prática de fitness. Concluímos que: os val ores influenciam a lealdade e a satisfação; quanto maior for a satisfação, maior será sua lealdade; a grande maioria das sócias se encontra satisfeitas e leais.ABSTRACT: This research intends to verify in wich measure the values influence the loyalty and satisfaction on fitness consumption in women gymnasium. A total of 489 questionnaires were answered on 5 VivaFit’s gymnasiums in Lisbon. The questionnary was composed by theorics values model of Schwartz (1992), and key indicators of lealty and satisfaction for fisical exercise practice of Vilares e Coelho (2005). Through factorial analyses we identified the benevolence, tradition, conformity and security are the most important values to get satisfaction up in classes. However linear regressions indicate, that the conformity has a reduced impact to explain the satisfaction with services. The values whose explain the loyalty are conformity and self direction. Sociodemographic analisys indicates that most of members belong to age group between 21 and 40 year s, with existed differences by literals habilitations, geographic closeness and fitness time of practice. We have concluded that: the values influence loyalty and satisfaction; the grater the satisfaction is, the biggest will be your loyalty; the most members are satisfied and loyal.Correia, Abel Hermínio LourençoRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, Laurianne Costa de20102011-01-17T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/2815porCarvalho, Laurianne (2010)- Os valores como variável explicativa da satisfação e lealdade : a prática de fitness. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/2815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:21.058794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os valores como variável explicativa da satisfação e lealdade : a prática de fitness
title Os valores como variável explicativa da satisfação e lealdade : a prática de fitness
spellingShingle Os valores como variável explicativa da satisfação e lealdade : a prática de fitness
Carvalho, Laurianne Costa de
Consumo
Fitness
Lealdade
Mulher
Satisfação
Valores
title_short Os valores como variável explicativa da satisfação e lealdade : a prática de fitness
title_full Os valores como variável explicativa da satisfação e lealdade : a prática de fitness
title_fullStr Os valores como variável explicativa da satisfação e lealdade : a prática de fitness
title_full_unstemmed Os valores como variável explicativa da satisfação e lealdade : a prática de fitness
title_sort Os valores como variável explicativa da satisfação e lealdade : a prática de fitness
author Carvalho, Laurianne Costa de
author_facet Carvalho, Laurianne Costa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Abel Hermínio Lourenço
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Laurianne Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Fitness
Lealdade
Mulher
Satisfação
Valores
topic Consumo
Fitness
Lealdade
Mulher
Satisfação
Valores
description Mestrado em Gestão do Desporto
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-01-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/2815
url http://hdl.handle.net/10400.5/2815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, Laurianne (2010)- Os valores como variável explicativa da satisfação e lealdade : a prática de fitness. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130999949361152