Desenvolvimento de um veículo elétrico em escala reduzida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sérgio Ivo Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25968
Resumo: Esta dissertação tem como principal objetivo o desenvolvimento de um veículo elétrico em escala reduzida com tração integral, através de um motor embutido em cada roda. Foi usado o teorema de Buckingham-pi na obtenção dos parâmetros que permitem uma semelhança dinâmica com veículos de grande escala. O veículo desenvolvido será capaz de se assemelhar à realidade, com o ajuste de vários parâmetros, possibilitando o teste de sistemas de segurança. Realização de testes para validação do modelo e comparação dos resultados com o modelo teórico desenvolvido anteriormente.
id RCAP_63ffbe70d6d35067577a05fe71da6280
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/25968
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de um veículo elétrico em escala reduzidaVeículo eletrico pequena escalaTração integralMotor embutido na rodaSegurança automóvelEsta dissertação tem como principal objetivo o desenvolvimento de um veículo elétrico em escala reduzida com tração integral, através de um motor embutido em cada roda. Foi usado o teorema de Buckingham-pi na obtenção dos parâmetros que permitem uma semelhança dinâmica com veículos de grande escala. O veículo desenvolvido será capaz de se assemelhar à realidade, com o ajuste de vários parâmetros, possibilitando o teste de sistemas de segurança. Realização de testes para validação do modelo e comparação dos resultados com o modelo teórico desenvolvido anteriormente.This dissertation has the purpose of developing a small scale electric vehicle with full wheel drive, through an engine in each wheel. Buckingham-pi theorem was used to obtain parameters that allow a dynamic similarity with a large scale vehicle. The developed vehicle will be similar to real vehicles, with several parameter adjustments, allowing safety system tests. Carry out tests to validate the model and compare the results with the theoretical model previously developed.2019-05-08T13:45:37Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25968TID:202242242porFerreira, Sérgio Ivo Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:50:20Zoai:ria.ua.pt:10773/25968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:06.095857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um veículo elétrico em escala reduzida
title Desenvolvimento de um veículo elétrico em escala reduzida
spellingShingle Desenvolvimento de um veículo elétrico em escala reduzida
Ferreira, Sérgio Ivo Marques
Veículo eletrico pequena escala
Tração integral
Motor embutido na roda
Segurança automóvel
title_short Desenvolvimento de um veículo elétrico em escala reduzida
title_full Desenvolvimento de um veículo elétrico em escala reduzida
title_fullStr Desenvolvimento de um veículo elétrico em escala reduzida
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um veículo elétrico em escala reduzida
title_sort Desenvolvimento de um veículo elétrico em escala reduzida
author Ferreira, Sérgio Ivo Marques
author_facet Ferreira, Sérgio Ivo Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sérgio Ivo Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Veículo eletrico pequena escala
Tração integral
Motor embutido na roda
Segurança automóvel
topic Veículo eletrico pequena escala
Tração integral
Motor embutido na roda
Segurança automóvel
description Esta dissertação tem como principal objetivo o desenvolvimento de um veículo elétrico em escala reduzida com tração integral, através de um motor embutido em cada roda. Foi usado o teorema de Buckingham-pi na obtenção dos parâmetros que permitem uma semelhança dinâmica com veículos de grande escala. O veículo desenvolvido será capaz de se assemelhar à realidade, com o ajuste de vários parâmetros, possibilitando o teste de sistemas de segurança. Realização de testes para validação do modelo e comparação dos resultados com o modelo teórico desenvolvido anteriormente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-05-08T13:45:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/25968
TID:202242242
url http://hdl.handle.net/10773/25968
identifier_str_mv TID:202242242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137644788056064